A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS
Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira Buschinelli (colaborador/ co-orientador); Armando Albertazzi Gonçalves Júnior (orientador) MOTIVAÇÃO: De forma a garantir a segurança e o funcionamento adequado dos dutos de transporte e distribuição de P&G, é necessário que estes sejam constantemente inspecionados. RESULTADOS OBTIDOS: Com a pesquisa e o desenvolvimento já realizados obteve-se um melhoramento do protótipo e do software já existentes. Do ponto de vista de hardware, uma nova câmera, mais modera e eficiente, foi adquirida. A qualidade das imagens obtidas e a rapidez com que essas foram obtidas melhoraram . Do ponto de vista de software, diversos métodos foram adicionados melhorando a performance do programa, deixando mais rápido e robusto. O processo de calibração para achar a melhor circunferência melhorou, apresentando erro quase nulo em relação ao modelo estudado. Além disso, a velocidade com que as imagens obtidas são processadas e armazenadas melhorou consideravelmente. De um modo geral, as melhorias obtidas foram bastante relevantes do ponto de vista tempo/custo, uma vez que softwares mais robustos economizam espaço, memória e tempo de processamento computacional. Para isso, geralmente são utilizadas sofisticadas ferramentas de inspeção, conhecidas como pigs. Dentre os princípios de medição utilizados, o pig óptico ainda é pouco conhecido, mas possui vantagens como alta velocidade, alta resolução e pequena incerteza de medição. Fig.1 Ilustração do Optopig no duto OBJETIVOS DO TRABALHO: O objetivo principal do trabalho é o aprimoramento de um sistema óptico por triangulação laser capaz de medir o perfil interno de dutos, tendo como metas: Diâmetro do duto: 6 ” (152,4 mm); Faixa de medição radial: (150,0 ± 20,0) mm; Incerteza radial: ± 0,2 mm; Capaz de identificar defeitos de 3x3 mm; Resolução axial: 1 a 2 mm; Velocidade de medição: 10 secções por segundo. Fig.2 Protótipo do Optopig Fig.4 Software Optopig APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO: A análise da geometria interna de dutos é de suma importância, uma vez que defeitos nos mesmos podem gerar grandes prejuízos e acidentes que podem custar vidas. Esse sistema destina-se a análise de dutos limpos/secos, como, por exemplo, tubos trocadores de calor e dutos de gás natural. CONCLUSÕES: O novo protótipo e software desenvolvidos se mostraram mais eficientes e robustos quando comparados com o antigo modelo. A partir da comparação dos resultados obtidos com outros sistemas de inspeção de dutos existentes, pôde-se verificar que o desempenho do protótipo desenvolvido juntamente com o software aprimorado é bastante compatível com a aplicação almejada. Estuda-se ainda, implementações adicionais como a introdução de um odômetro e dispositivos de armazenamento e suprimento de energia incorporados ao sistema que percorrerá o interior dos dutos, visando uma maior interoperabilidade e robustez do sistema. Fig.3 Inserindo Pig no duto AGRADECIMENTOS:


Carregar ppt "APRIMORAMENTO DE UM SISTEMA ÓPTICO POR TRIANGULAÇÃO CÔNICA PARA INSPEÇÃO DO PERFIL INTERNO DE DUTOS Marcelo Khouri Silva (bolsista); Pedro de Deus Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google