A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBM-PC1 Microcomputador pessoal Origem do IBM-PC Apresentação em 12 Agosto de 1981 pela IBM. Definição para computador pessoal: Um computador para ser.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBM-PC1 Microcomputador pessoal Origem do IBM-PC Apresentação em 12 Agosto de 1981 pela IBM. Definição para computador pessoal: Um computador para ser."— Transcrição da apresentação:

1 IBM-PC1 Microcomputador pessoal Origem do IBM-PC Apresentação em 12 Agosto de 1981 pela IBM. Definição para computador pessoal: Um computador para ser usado por uma pessoa e não compartilhado.

2 IBM-PC2 Caracterísitcas Microcomputador XT (baseado no 8088) barramento de dados de 8 bits; barramento de endereços de 20 bits; memória segmentada. 1M máximo de memória diretamente endereçável.

3 IBM-PC3 Microcomputador AT (baseado no 80286) barramento de dados de 16 bits; barramento de endereços de 24 bits; memória segmentada. 16M máxima memória diretamente endereçavel.

4 IBM-PC4 MCA - Arquitetura microcanal (baseado em e 80486) barramento de dados de 32 bits; barramento de endereços de 32 bits; memória não segmentada. 4G máxima memória diretamente endereçável.

5 IBM-PC5 Modos de operação O Modo real de um microprocessador foi projetado para duplicar a operação do 8086 mantendo a compatibilidade com os circuitos integrados anteriores. (modo real = 8086) O modo protegido foi projetado para tirar vantagem das melhorias nas capacidade de manipulação de memória do circuito integrado

6 IBM-PC6 Permitindo aos programas executando no OS/2 utilizarem 16 M de memória real e 1 G de memória virtual com segmentos de 64 K. (modo protegido = 80286) Modo virtual permite o microprocessador dividir a memória em várias máquinas virtuais cada uma agindo como um 8086, portanto, permitindo vários programas executando simultaneamente (multitasking). (modo virtual = e superiores)

7 IBM-PC7 Gabinetes O XT padrão (8088) O AT melhorado (80286) Maior que o gabinete XT. Mini (80386) (AT ou torre) Torre (80486) (Gabinete AT mais comum)

8 IBM-PC8 Periféricos De entrada: teclado: unidade semelhante a uma máquina de escrever que envia para a unidade de sistema códigos individuais para cada tecla pressionada; lightpen: semelhante a uma caneta é utilizada para desenhar ou receber informação da tela do computador; mouse: um dispositivo usado para posicionar o cursor na tela ou localizar as coordenadas x,y;

9 IBM-PC9 Periféricos de entrada (cont.) disco flexível: dispositivo que utiliza discos magnéticos removíveis para armazenamento secundário de informações; disco rígido: dispositivo que, normalmente, utiliza discos magnéticos fixos para armazenamento secundário de informações; disco ótico: dispositivo de armazenamento secundário que utiliza a técnicas a laser para recuperar a informação (worm); modem: um dispositivo usado para enviar e receber informação do computador através de linhas telefônicas (*).

10 IBM-PC10 Periféricos de saída monitor de vídeo: usado para exibir as saídas do computador; disco flexível; disco rígido; disco ótico; modem impressora: um dispositivo utilizado para produzir cópias impressas.

11 IBM-PC11

12 IBM-PC12 Software para o sistema IBM-PC Software do Sistema Operacional inclui: BIOS - o programa de bootstrap que reside na ROM do sistema; DOS - o sistema que permite a utilização dos recursos do computador; Microsoft Windows - o sistema que gerencia os recursos do computador utilizando recursos gráficos e apontamento com o mouse; LINUX - sistema operacional livre, multi- usuário que apresenta facilidades gráficas.

13 IBM-PC13 Basic Input/Output System (BIOS) A BIOS é um software presente no micro computador, responsável por: 1) testar o microcomputador; 2) carga inicial do sistema operacional; 3) integração com outros programas; 4) possui um interpretador BASIC para os IBM´s.

14 IBM-PC14 Disk Operating System (DOS) Os objetivos primários do DOS inclui: 1) realizar as operações de entrada e saída; 2) comandos para operação; 3) programas utilitários; 4) controlar os dispositivos; 5) interface entre o computador e o usuário.

15 IBM-PC15 Microsoft Windows Windows é uma evolução a partir do DOS e OS/2. É um sistema operacional que: 1) apresenta habilidade para a utilização do mouse para a seleção de funções; 2) realiza as operações de entrada e saída; 3) apresenta comandos para a operação diária; 4) inclui programas utilitários diversos; 5) controla os dispositivos eletrônicos; 6) apresenta uma interface entre o computador e o usuário.

16 IBM-PC16 Software de programação Programando o IBM-PC Linguagens de baixo nível dependentes da máquina: Linguagem de máquina; Assembler: é um programa que permite que o programador escreva programas usando mnemônicos, os quais são convertidos para linguagem de máquina, antes de serem executados pelo computador.

17 IBM-PC17 Linguagens de alto-nível independentes de máquina BASIC - Beginner´s All-Purpose Symbolic Instruction Code MS-VB

18 IBM-PC18 Linguagens de alto-nível (cont.) C PASCAL Fortran : FORmula TRANslator COBOL : Common Oriented Business Object Language C & C++ CPL became BCPL or B Pascal : projetada pelo cientista da computação suiço Nicklaus Wirth

19 IBM-PC19 Linguagens de alto-nível ALGOL : ALGOrithmic Language, desenvolvida na França, 1958 FORTRAN : foi a primeira linguagem científica desenvolvida como uma linguagem estruturada para cientistas, engenheiros e matemáticos em Linguagens científicas são linguagens tipo fórmulas algébricas, especialmente projetadas para acomodar processos matemáticos tais como manipulação de matriz, cálculos com grande precisão, processamento iterativo, expressão e resolução de equações matemáticas etc...

20 IBM-PC20 Linguagens de alto-nível (cont.) COBOL : foi o resultado do esforço de Grace Murray Hopper na Conference on Data Systems & Languages (CODASYL), a qual criou COBOL em 1959 para tornar-se a linguagem comercial padrão, a qual poderias ser utilizada em qualquer computador.

21 IBM-PC21 Software de aplicação São programas escritos, previamente projetados para auxiliar usuários não- programadores a utilizar o computador fornecendo menus amigáveis (user-friendly) e comandos para obter seu produto final.

22 IBM-PC22 Software aplicação (cont.) Entre os diversos tipos de software aplicação tem-se: processadores de texto; planilhas eletrônicas; gerenciadores de arquivos; Aplicações especiais a) CAD/CAM b) Redes c) Computação gráfica; d) comunicação; e) utilitários e add-on´s

23 IBM-PC23 A PLACA DO SISTEMA

24 IBM-PC24 Computadores baseados em barramento

25 IBM-PC25 Subsistema do microprocessador O microprocessador Coprocessador Seção de acesso direto a memória (DMA) Subsistema ROM Subsistema DRAM Subsistema do Timer Subsistema de Entrada e saída

26 IBM-PC26 Discos flexíveis Tipos Densidades Formatação Teoria de operação Tempo de acesso a disco Técnicas de gravação

27 IBM-PC27 Discos rígidos Tipo de drives de disco rígido Tipos de cabeças Placa de interface

28 IBM-PC28 Discos óticos Tipos Métodos de gravação CD versus DVD O LASER Tecnologias de discos óticos

29 IBM-PC29 Comunicação de dados Comunicação de dados é a troca de informações entre computadores e outros dispositivos, incluindo: circuitos integrados; placas de PC; outros computadores; periféricos; circuitos e controladores.

30 IBM-PC30 Categorias de comunicação de dados Local: Os computadores e os dispositivos estão diretamente conectados; Remota: o computador e os dispositivos estão conectados indiretamente (Através de telefone, satélite etc) Estas categorias de comunicação de dados incluem: padrões de interconecção paralela e padrões de interconecção serial.

31 IBM-PC31 Comunicação de dados Padrões de interconexão paralela: IEEE-488 Padrão de barramento de instrumentação; IBM-PC Padrão de barramento; Padrão centronics de conexão de impressora.

32 IBM-PC32 Comunicação de dados Padrões de interconexão serial: loop de corrente; RS-232-C; RS-241; xmodem; ymodem e zmodem.

33 IBM-PC33 Canal de comunicação de dados Quanto a capacidade do canal de comunicação temos: Simplex Half-duplex Full-duplex

34 IBM-PC34 Comunicação de dados Taxas de transmissão de dados BPS - bits por segundo; Baud rate - dados e sincronismo por segundo. Comunicação serial de dados Assíncrona e Síncrona.

35 IBM-PC35 Redes de computadores Uma rede de computadores é a interconexão de vários computadores com o objetivo de compartilhar informação e/ou recursos. Tipos básico de redes de computadores: LAN MAN WAN

36 IBM-PC36 LAN - Local Area Network Uma rede local conecta computadores geograficamente próximos como em um edifício, ou em um campus, através de um meio de comunicação comum. Um servidor de arquivos é simplesmente um microcomputador dedicado, cuja função é servir os membros de uma rede.

37 IBM-PC37 MAN - Metropolitan Area Network Redes metropolitanas são capazes de comunicação de dados a alta-velocidade e inteconectar computadores que estão dentro de uma mesma área metropolitana (10 a 80 quilometros).

38 IBM-PC38 WAN - Wide Area Network As WAN´s conectam computadores que se encontram em diferentes cidades, estados ou mesmo diferentes países (além de 80 quilometros).

39 IBM-PC39 Topologias de Redes A topologia descreve como os computadores estão conectados para tocar informação. Existem 3 tipos mais comuns de interconexão: Topologia em barramento; Topologia estrela; Topologia anel.


Carregar ppt "IBM-PC1 Microcomputador pessoal Origem do IBM-PC Apresentação em 12 Agosto de 1981 pela IBM. Definição para computador pessoal: Um computador para ser."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google