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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características

2 Onde podem ser encontrados?
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características O que são artrópodes? Para que servem? Onde podem ser encontrados? As respostas para essas perguntas veremos agora...

3 Características gerais dos artrópodes
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Características gerais dos artrópodes Artrópodes são seres vivos: invertebrados; possuem patas articuladas; possuem o corpo geralmente dividido em: cabeça, tórax e abdome; em alguns deles, pode haver a fusão da cabeça com o tórax, o corpo sendo dividido em cefalotórax e abdome.1

4 Características gerais dos artrópodes
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Características gerais dos artrópodes possuem um esqueleto externo (exoesqueleto) constituído de quitina; são os mais numerosos em variedade de espécies; podem ser terrestres ou aquáticos; são divididos em 5 grupos: insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes; apresentam sistema digestório completo.1

5 CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os Insetos vivem, principalmente, em ambientes terrestres; mas outros vivem em ambientes aquáticos; têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome; possuem um par de antenas; a maioria possui asas;2

6 Os Insetos Estruturas:
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os Insetos Estruturas: Cabeça: antenas (função tátil e olfatória), olhos (orientações de voo ou a localização de presas, quando existentes) e peças bucais (servem para lamber, mastigar ou sugar, dependendo da espécie). Tórax: asas (um ou dois pares, servindo para aumentar a adaptação, bem como a fuga de predadores). Abdome: órgão reprodutor e aberturas dos órgãos respiratórios. 2

7 Aspecto externo da abelha
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo da abelha Imagem: WikipedianProlific / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Nevit Dilmen / Centers For Desease Control and Prevention CDC / Domínio Público Cabeça Tórax Abdome

8 Exemplos de Insetos Formiga Borboleta Abelha Gafanhoto
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Exemplos de Insetos Imagem: Jkadavoor / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Imagem: Steve Jurvetson / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Borboleta Formiga Imagem: John Severns = Severnjc / Domínio Público Imagem: José Reynaldo da Fonseca / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Abelha Gafanhoto

9 Como os insetos se desenvolvem
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Como os insetos se desenvolvem Alguns insetos depositam seus ovos no solo, em determinadas partes de plantas, ou no corpo de outros animais. Desenvolvimento Direto Desenvolvimento dos Insetos Metamorfose Incompleta Metamorfose Completa

10 Desenvolvimento Direto
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Desenvolvimento Direto Os insetos já saem do ovo com a forma do animal adulto, só que de tamanho menor. Não sofrendo metamorfose.3 Imagem: SEE-PE. adulto Ovo Desenvolvimento em estágios Ovo adulto

11 Metamorfose incompleta
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Metamorfose incompleta Ovo Ninfa Do ovo sai a ninfa, um inseto jovem com forma semelhante à do inseto adulto, ainda pequeno e sem asas, passando por diversas mudanças até chegar à fase adulta.3 Imagem: SEE-PE Adulto Desenvolvimento em estágios Ovo ninfa adulto

12 Metamorfose completa Ovo larva pupa adulto
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Metamorfose completa Do ovo sai uma larva com aspecto de um pequeno verme, depois essa larva transforma-se em pupa, ficando imóvel e encerrado num casulo para depois sair do seu interior.3 Imagem: Bugboy52.40 / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Desenvolvimento em estágios Ovo larva pupa adulto

13 Os insetos e o ser humano
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os insetos e o ser humano Há dois tipos de aspectos nessa relação:2 Aspectos positivos Aspectos negativos Algumas espécies têm papel fundamental na polinização de flores. Muitas espécies atacam plantas cultivadas na agricultura. De certas abelhas, o ser humano obtém mel. Alguns insetos transmitem doenças. Ex.: fêmeas (Anopheles) hematófagas transmissoras da malária. A larva do bicho-da-seda produz fios de seda utilizados na produção de tecidos. Há insetos que causam prejuízos domésticos, como traças e os cupins.

14 CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os crustáceos vivem, principalmente, nos oceanos; alguns vivem em água doce e em ambientes terrestres; muitas espécies servem de alimentos na culinária humana; possuem número variado de patas e dois pares de antenas; algumas espécies são filtradoras e outras carnívoras; têm o corpo dividido em cefalotórax e abdome. No cefalotórax encontram-se os olhos, as antenas, a boca e alguns pares de patas. No abdome, encontram-se outros pares de patas.4

15 Aspecto externo do camarão
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo do camarão Antenas Cefalotórax Abdome Imagem: Andrew C / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Patas abdominais Patas torácicas

16 Exemplos de Crustáceos
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Exemplos de Crustáceos Imagem: George Chernilevsky / Domínio Público Imagem: Stevenj / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Caranguejo Lagosta Imagem: Planetinverts / Domínio Público Imagem: Esculapio / Domínio Público Camarão Siri

17 pedipalpos (manipular o alimento);
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os aracnídeos Principais grupos: aranhas, escorpiões, carrapatos e ácaros. Aranhas: predadores de animais diversos. - corpo dividido em cefalotórax e abdome. - apresentam 4 pares de patas e não possuem antenas. - estruturas: quelíceras (inocular veneno na presa); pedipalpos (manipular o alimento); glândulas fiandeiras (confecção de teias).5

18 Aspecto externo da aranha
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo da aranha Olhos Pedipalpo Cefalotórax Abdome Quelíceras Imagem: Rainer Altenkamp, Berlin / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported Fiandeiras Patas Imagem: Johnny Automatic / Creative Commons Public Domain Dedication

19 Exemplos de Aracnídeos
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Exemplos de Aracnídeos Imagem: Kilarin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Imagem: Ester Inbar / The use of this image is free for any purpose Aranha Escorpião Imagem: Photo by Eric Erbe; digital colorization by Chris Pooley. Edited by Fir0002 / Domínio Público Imagem: Alfried H. / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Genérica Carrapato Ácaro

20 Os aracnídeos Escorpiões: predadores de animais diversos.
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os aracnídeos Escorpiões: predadores de animais diversos. - Corpo dividido em: cefalotórax e abdome. - Apresentam 4 pares de patas e não possuem antenas. - Estruturas: quelíceras (triturar o alimento); pedipalpos (prender uma presa); aguilhão (inocular veneno).6

21 Aspecto externo do escorpião
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo do escorpião Imagem: Pasixxxx / Domínio Público 1 = cefalotórax; 2 = abdome; 3 = cauda; 4 = pedipalpos 5 = pernas; 6 = quelíceras; 7 = pinças ou quelas; 8 = garra móvel; 9 = garra fixa; 10 = aguilhão; 11 = ânus.

22 Os aracnídeos Carrapatos e ácaros.
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os aracnídeos Carrapatos e ácaros. - Corpo “inteiriço”: cefalotórax fundido com abdome. - Apresentam 4 pares de patas e não possuem antenas. - Os carrapatos alimentam-se do sangue que sugam de outros animais. - Os ácaros são bem pequenos, muitas vezes microscópicos, e têm vida livre.7

23 Carrapatos e ácaros Ácaro Carrapato CIÊNCIAS, 7° Ano
Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Carrapatos e ácaros Imagem: André Karwath / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 2.5 Genérica Imagem: Alan R Walker / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Ácaro Carrapato

24 Os quilópodes e diplópodes
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os quilópodes e diplópodes Quilópodes: seres com hábitos noturnos. - Corpo dividido em: cabeça e tronco longo. - Possuem na cabeça: 1 par de antenas longas - 1 par de olhos. - Possuem um par de forcípulas – estruturas que inoculam veneno. - Possuem 1 par de patas em cada anel. - São terrestres, carnívoros, de movimentos rápidos.5 Ex.: centopeias ou lacraias.

25 Aspecto externo de um quilópode (centopeia)
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo de um quilópode (centopeia) Tronco Pernas Imagem: Katka Nemčoková / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported Antenas Órgão inoculador de veneno Cabeça Imagem: Noel Feans / Creative Commons Atribuição 2.0 Genérica

26 Os quilópodes e diplópodes
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Os quilópodes e diplópodes Diplópodes. -Corpo dividido em: cabeça, um pequeno tórax e um abdome. -Possuem na cabeça: 1 par de antenas curtas. -Possuem no tronco: 2 pares de patas em cada anel. -São terrestres, herbívoros, de movimentos lentos. -Vivem em locais úmidos e sombreados.8 Ex.: piolho-de-cobra ou embuás.

27 Aspecto externo de um diplópode (piolho-de-cobra)
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Aspecto externo de um diplópode (piolho-de-cobra) Tórax Cabeça Abdome Imagem: Bubba73 (Jud McCranie) / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

28 Comparações entre os artrópodes
CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Comparações entre os artrópodes Divisão do corpo Patas Antenas Asas Insetos Cabeça, tórax e abdome Três pares Um par A maioria possui Crustáceos Cefalotórax e abdome Número variado Dois pares Não possui Aracnídeos Quatro pares Quilópodes Cabeça e tronco longo Um par em cada anel Um par longo Diplópodes Cabeça, tórax pequeno e abdome Dois pares em cada anel Um par curto

29 Acesse os links abaixo:
CIÊNCIAS DA NATUREZA, 7º Ano Características dos componentes do reino Monera Acesse os links abaixo: (vídeo que retrata diferentes tipos de artrópodes / com fundo musical) (documentário sobre moscas que ajudam a polícia científica, abelhas que ajudam a descobrir explosivos, escaravelhos que salvaram a Austrália das moscas, aranhas e formigas antipragas, ácaros jardineiros antiácaros, moscas polinizadoras, abelhas para Marte, e os robôs inspirados em insetos.)

30 CIÊNCIAS, 7° Ano Compreensão das diferenças entre os artrópodes, crustáceos, insetos, aracnídeos, quilópodes e diplódes, reconhecendo suas características Referências BARROS, Carlos; PAULINO, Wilson Roberto. Ciências: os seres vivos. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2009.

31 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
(a) Mary Hilpertshauser / domínio público    22/06/2012 7b (b) WikipedianProlific / GNU Livre Licença de Documentação 8a (a) Jkadavoor- Creative Commons Attribution 3.0 license. 21/06/2012 8b (b) Steve Jurvetson /  Creative Commons Attribution 2.0 Generic. 8c (c) John Severns = Severnjc / Domínio Público 22/06/2012 8d (d) José Reynaldo da Fonseca / GNU Free Documentation License. 10 SEE-PE Acervo SEE-PE. 11 12 Bugboy / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license 14 Andrew c / Creative Commons Licença 3.0

32 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
(a) George Chernilevsky- domínio público  22/06/2012 15b (b) Steven G. Johnson-Creative Commons Attribution 3.0 15c (c) Planetinverts / Domínio Público 22/06/2012 15d (d) Stemonitis- Domínio Público 17a (a) Johnny automatic / Creative Commons Public Domain Dedication 17b (b) Rainer Altenkamp / Creative Commons - Version 1.2 18a (a) Kilarin / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 18b (b) Ester Inbar  / Acervo do Fotógrafo 18c (c) Alfried H./ Creative Commons 2.0 Generic 18d (d) Eric Erbe / Domínio Público 20 Pasixxxx / Domínio Público

33 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
(a) André Karwath aka Aka / Creative Commons 2.5 Generic  22/06/2012 22b (b) Alan R Walker / Creative Commons 3.0 Unported 24a Katka Nemčoková / Creative Commons 3.0 Unported 22/06/2012 24b Noel Feans/ Creative Commons 2.0 Unported 26 Bubba73 (Jud McCranie) / Creative Commons 3.0 Unported


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