A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Drª MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES. Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Drª MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES. Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Drª MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES

2 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, computador é avaliador, calculador.

3 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes Portanto, o ábaco pode ser considerado como um antecessor do computador. Inicialmente, por volta de 500 AC, era utilizado por mercadores babilônicos para cálculos aritméticos. Em 550 AC era usado pelo matemático grego Pitágoras e também já era conhecido na China.

4 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1642 – Calculadora de Pascal 1614 – Logaritmos – John Napier, matemático escocês Régua de Cálculo – William Outhtred

5 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1667/1672 – Calculadora de Leibniz 1667/1672 – Calculadora de Leibniz

6 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1822 – Máquinas de Babbage. O matemático britânico Charles Babbage é considerado o pai da Informática porque criou o primeiro computador mecânico. Ele inventou duas máquinas uma diferencial e outra analítica. A Máquina Analítica envolvia muitos processos dos computadores eletrônicos do passado – usava o cartão perfurado para a entrada de dados.

7 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1848 – Álgebra booleana: base teórica para todo o desenvolvimento posterior da Informática – Computador mecânico de cartões – Hermann Hollerith. Sua empresa torna-se a IBM (International Business Machines), em Teoria da Informação: demonstrou-se que a melhor maneira de processar dados é o sistema binário de contagem.

8 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1943 – Mark I – Projeto da Marinha Americana e IBM. Primeiro computador moderno. Usa cartões perfurados e relês elétricos. Faz em um dia cálculos de 6m.

9 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1945 – ENIAC – Eletronical Numerical Integrator and Computer. Utiliza válvulas eletrônicas e foi solicitada pelo exército americano para cálculos complexos de balística.

10 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1947 – Transistor – substituiu as válvulas, servindo de base para a criação dos circuitos integrados e posteriormente, dos modernos processadores.

11 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1951 – UNIVAC – Universal Automatic Computer. Primeiro computador comercial. Era eletrônico e armazenava dados em fitas magnéticas.

12 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1957 – FORTRAN – John Backus – Primeira linguagem de alto nível para computadores. Depois dela surgem o COBOL, ALGOL, LISP e Pascal – Circuito integrado – utiliza transistores alojado em pequenas cápsulas de material semi-condutor. Circuitos eletrônicos imensos passam a ser compactados em pequenos chips. Os computadores atuais possuem diversos microchips, cada um contendo milhares ou até milhões de transistores. Um microprocessador (o chip principal de um computador) como o Pentium II, da Intel, chega a possuir 7,5 milhões deles. Intel CHIP Processador

13 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1964 – IBM 360 – Terceira geração de computadores. Utiliza o conceito de multitarefa, emulação (competição, rivalidade) de outros computadores e de compatibilidade.

14 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1969 – ARPANET – Quatro universidades americanas interligam seus computadores em rede: Universidade de Califórnia de Los Angeles e Santa Bárbara, Universidade de Utah e Instituto de Pesquisas de Stanford. A partir desta rede nasce a Internet.

15 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1971 – Chip Programável – a Intel desenvolve o primeiro chip programável, o 4004, que abre caminho para os processadores atuais.

16 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1971 – Kembak-1: primeiro computador pessoal, com 256 bytes de memória, sendo anunciado por US$ 750 na revista Scientific American. O mesmo ano marcou o aparecimento do disquete flexível (floppy drive, então com oito polegadas de diâmetro) e do microprocessador Intel 4004.

17 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1975 – Altair: o primeiro computador popular. O kit para montagem custava cerca de 500 dólares e utilizava o processador da Intel.

18 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1976 – Basic: Paul Allen e Bill Gates (EUA) desenvolveram a linguagem Basic, para facilitar a utilização do Altair. O Basic existia desde – Apple: criação da empresa que popularizou os microcomputadores. Apple II

19 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1980 – IBM PC (personal computer): o PC da IBM estabelece o padrão para os atuais computadores pessoais. O chip utilizado é o da Intel e o sistema operacional usado é o MS-DOS, desenvolvido pela Microsoft.

20 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes 1985 – Windows: a Microsoft lança um sistema operacional com interface gráfica que se torna o software mais popular da história da informática – WWW (World Wide Web – teia ou rede de alcance mundial): padrão de comunicação que deixa a Internet mais atraente e intuitiva – Mosaic: soft criado na Europa para navegação na Internet. Serviu de base para a criação dos navegadores Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer – AOL Time Warner: o maior provedor de acesso do mundo, a AOL, assume o controle da maior empresa de comunicação, a Time Warner. Foi a maior operação comercial da história.

21 Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes QUAL É O PRÓXIMO PASSO? No fórum de discussão, apresente e defenda suas idéias.


Carregar ppt "Profª Drª MARIA HELENA BAENA DE MORAES LOPES. Profª Drª Maria Helena Baena de Moraes Lopes O que é um computador Segundo o Dicionário Escolar da Língua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google