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SMIL 1.0 Gaspare Giuliano Bruno. Historico Dec 1995: Towards a Real-Time Multimedia Web, 4th WWW conference, Boston Nov 1997: Primeiro Draft SMIL 1.0.

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1 SMIL 1.0 Gaspare Giuliano Bruno

2 Historico Dec 1995: Towards a Real-Time Multimedia Web, 4th WWW conference, Boston Nov 1997: Primeiro Draft SMIL 1.0 Abr 1998 : W3C Recomendation SMIL 1.0 Jul 1998: Beta G2 da Real suporta SMIL 1.0 Nov 1999: Draft SMIL 2.0 (Boston) Jan 2000: Apple Quicktime 4.1 (SMIL 1) e Internet Explorer 5.5 (XHTML+TIME 2)

3 Historico Outubro 2000: Adobe suporta SMIL (Adobe GOLive 5.0) Junho 2001: Grins, primeiro player SMIL 2.0 Agosto 2001: Internet Explorer 6.0 Suporta SMIL 2.0 (XHTML+SMIL) Agosto 2001: Draft XHTML+SMIL Agosto 2001: W3C Recomendation SMIL 2.0 Setembro 2001: RealOne Plataform Beta, Suporte completo a SMIL 2.0

4 Exemplos The Doctor's Trial at Nuremberg Finance2000: Mutual Funds in the Global MarketplaceFinance2000: Mutual Funds in the Global Marketplace

5 Estrutura Head: Informações Não Temporais (Layout, MetaDados, etc...) Body: Informações Temporais (Seqüência de mídias, paralelismo, etc..)

6 Meta Dados Incluso dentro do Head Possui informações sobre a apresentação em geral (Autor, Versão, etc...)

7 Layout Define o posicionamento das mídias na apresentação. Composto por: –root-layout: Define o molde da apresentação (tamanho, comprimento, cor de fundo, etc...)root-layout –region:region –Define uma área dentro da raiz. –Possui um identificador (ID) para se relacionar com as medias. –Pode conter informações de sobreposição (z-index)

8 Layout

9 Layout Parâmetro fit fit é usado para determinar a ação a ser executada caso o tamanho da mídia seja diferente do tamanho da região informada. Segue os seguintes padrões:

10 Mídias Definidas sempre dentro do campo Body Precisam de uma região de layout (a não ser que sejam medias seqüenciais ou seja mídia de áudio) Pode ser: –audio –video –img –text –textstream

11 Midias

12 Sincronismo O sincronismo de medias se da com o uso dos elementos, para mídias em paralelo, e para mídias em seqüência. É obrigatório informar a região de layout onde a mídia ira ser executada

13 Sincronismo

14 Clipping Clipping é a técnica de cortar uma media em fatias de tempo Composta por clip-begin clip-end tempos: 15s, 0.5s, 2:01, 1m, 1h, etc...

15 Clipping

16 Inline Timing Consiste em definir o momento em que uma midia entra, quanto tempo ela toca, e o momento em que ela sai Comporto por dur, begin, end Importante para mídias não temporais (text, img) Pode usar referencia a outras mídias: id(vid), id(vid)(4s)

17 Inline Timing

18 Fill Usado para determinar a ação a ser executada caso uma mídia, após executada normalmente, não atinja o final do tempo de apresentação. Pode conter os valores remove e freeze EX:

19 EndSync O parâmetro endsync permite o controle de um bloco paralelo do smil. Com ele, é possível informar qual é a mídia mestre de um bloco de mídias em execução paralela. A mídia mestre informa quando o bloco irá terminar.

20 Endsync Seus valores são: –first: a primeira mídia a terminar sua execução encerra todo o bloco. –last: o bloco é executado até a última mídia terminar. –id(mídia): o bloco é executado até que a mídia informada termine.

21 EndSync EX:

22 Paramentros de Teste Utilizado para selecionar um determinado conteúdo de acordo com o ambiente em execução. São empregados utilizando o elemento

23 Parâmetros de Teste system-bitrate –Executado apenas se a taxa de transmissão (bitrate) estiver igual ou maior que o valor informado. –EX:......

24 Parâmetros de Teste system-language Executado se o código do pais informado for igual ao definido no sistema operacional (ou player) EX:

25 Parâmetros de Teste system-screen-size - system-screen-depth –Executados apenas em ambientes com as características de resolução e cores informadas. –EX

26 Links A representação de um link pode ser para outro objetos qualquer (html, smil, etc...) É possível o posicionamento automático dentro de outra mídia SMIL utilizando o caracter #. EX: O posicionamento é então feito para o inicio da media com este id:

27 Links Elemento Associa um link a uma media. Sempre que o usuário clicar na região onde a media esta sendo apresentado, o link é executado. EX:

28 Links Elemento Associa um link a partes de uma região da media ou links temporais (validos por um período de tempo). As coordenadas podem ser relativas (em porcentagem) ou absolutas. Para links temporais, são validos os parâmetros begin e end O elemento também aceita identificadores (id). Neste caso, ele passa a agir como um destino.

29 Links

30 Links Apresentação A: Apresentação B:

31 SMIL 1.0 FIM... Fonte:


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