A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SELENIUM. O que é? É uma ferramenta Open Source de automação de Testes funcionais para sistemas WEB É uma ferramenta Open Source de automação de Testes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SELENIUM. O que é? É uma ferramenta Open Source de automação de Testes funcionais para sistemas WEB É uma ferramenta Open Source de automação de Testes."— Transcrição da apresentação:

1 SELENIUM

2 O que é? É uma ferramenta Open Source de automação de Testes funcionais para sistemas WEB É uma ferramenta Open Source de automação de Testes funcionais para sistemas WEB Foi escrito em JavaScript e DHTML Foi escrito em JavaScript e DHTML Gera testes na forma de tabelas HTML Gera testes na forma de tabelas HTML Simula o usuário real Simula o usuário real

3 Modos do Selenium Selenium Core Selenium Core Os testes são executados a partir do WEB Server que a aplicação estiver sendo executada. Selenium RC Selenium RC Os testes são dirigidos por uma das linguagens de programação suportadas pelo Selenium (Ruby, Python, etc)

4 Selenês É a sintaxe dos comandos do Selenium É a sintaxe dos comandos do Selenium Um teste escrito em Selenês é composto por uma tabela contendo três colunas: Uma para a operação e as outras duas para os argumentos (caso necessário) Um teste escrito em Selenês é composto por uma tabela contendo três colunas: Uma para a operação e as outras duas para os argumentos (caso necessário)

5 Exemplo de Teste Selenês

6 Operações - grupos Actions Actions Representa as operações realizadas pelo usuário durante a utilização da aplicação WEB. A maioria das Actions aceita o sufixo AndWait que informa ao Selenium que a ação gerou uma requisição ao servidor e o teste precisa esperar que a página seja carregada. Exemplo: clicar em um determinado link; selecionar uma determinada opção.

7 Operações - grupos Accessors Accessors Executa uma asserção (compara o estado ou propriedade de um objeto da página contra um valor esperado) e armazena o resultado numa variável Assertions Assertions Mesma função que os Accessors, porém não guardam o resultado numa variável.

8 Selenium IDE É um ambiente gráfico integrado ao Firefox capaz de gravar e reproduzir os testes do Selenium. É um ambiente gráfico integrado ao Firefox capaz de gravar e reproduzir os testes do Selenium. Empacota internamente por default o Selenium Core Empacota internamente por default o Selenium Core Pode ser baixado na url: Pode ser baixado na url:http://selenium-ide.openqa.org/download.jsp

9 Selenium IDE

10 Quando aberto, adiciona novos menus de contexto no Firefox. Logo, durante a navegação o usuário pode selecionar qualquer objeto da página e adicionar uma operação ou asserção de acordo com o contexto do objeto selecionado Quando aberto, adiciona novos menus de contexto no Firefox. Logo, durante a navegação o usuário pode selecionar qualquer objeto da página e adicionar uma operação ou asserção de acordo com o contexto do objeto selecionado

11 Selenium IDE

12 PRÁTICA PRÁTICA


Carregar ppt "SELENIUM. O que é? É uma ferramenta Open Source de automação de Testes funcionais para sistemas WEB É uma ferramenta Open Source de automação de Testes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google