A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C URSO EFA DE TÉCNICO DE I NFORMÁTICA E S ISTEMAS Ano letivo 2012-2013 Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C - 2012.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C URSO EFA DE TÉCNICO DE I NFORMÁTICA E S ISTEMAS Ano letivo 2012-2013 Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C - 2012."— Transcrição da apresentação:

1 C URSO EFA DE TÉCNICO DE I NFORMÁTICA E S ISTEMAS Ano letivo Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C / 2013 Módulo 788- Administração de Servidores Web

2 Os computadores que contém informação no sistema e que estão disponíveis para serem acedidos por outros computadores são chamados servidores web ou web servers. S ERVIDORES WEB OU WEB SERVERS

3 Para aceder aos servidores da web e abrirmos páginas web, precisamos de um programa cliente de web, neste caso, um web browser. W EB BROWSER

4 P ARA QUE SERVE UM SERVIDOR WEB ? Um servidor Web serve essencialmente para albergar sítios de Internet. Um servidor web pode suportar diferentes tecnologias/linguagens de programação: php; asp.net; CGI, HTML; python, etc… Um servidor Web pode correr em vários Sistemas Operativos: Linux, Windows, Unix..

5 RESUMO… Para que a World Wide Web possa funcionar é necessária a existência de dois tipos de programas: Um programa cliente, que é utilizado para aceder aos sítios Web. Exemplos: Internet Explorer e Mozilla Firefox. Um programa servidor, que envia ao utilizador as páginas/dados por este solicitados. Exemplos: Apache e Internet Information Services.

6 Do lado do computador que acede ao sistema, este começa por enviar um pedido de um documento HTML a um servidor, através do envio para a rede de um endereço URL. O pedido é canalizado pela Internet, até ao servidor indicado no endereço. O servidor ao receber o pedido, procura a página indicada (no caso de esta não ser indicada, é aberta a página principal ou home page do servidor). ACESSO ÀS PÁGINAS WEB ATRAVÉS DE UM BROWSER

7 Em seguida, a página correspondente à resposta é enviada para a Internet e daí, conduzida até ao computador que fez o pedido. Por fim, o browser apresenta a página recebida. ACESSO ÀS PÁGINAS WEB ATRAVÉS DE UM BROWSER

8 A LGUNS EXEMPLOS DE SERVIDORES WEB Outras empresas: XAMPP, WAMPServer (Windows), LAMP (Linux), etc… Apache HTTP Server – Apache Software Foundation Internet Information Services (IIS) –Microsoft Sun Java System Web Server – SunMicrosystems Zeus Web Server – Zeus Technology NCSA httpd – NCSA Xitami – iMatix Corporation OmniHTTPd – Omnicron

9

10 F UNCIONALIDADES Embora os diversos Servidores Web que existem no mercado sejam diferentes em alguns detalhes, partilham as características básicas. Todos os programas servidores Web funcionam segundo o princípio da recepção de pedidos HTTP de uma rede (Internet ou Intranet), e do fornecimento de uma resposta HTTP.

11 FUNCIONALIDADES A origem do conteúdo fornecido pelos servidores Web aos clientes/browsers pode ser: Estático – quando é proveniente de um ficheiro de texto existente em disco (normalmente com a extensão.htm ou.html). Dinâmico – quando é gerado por um programa ou script que é invocado pelo servidor Web (por exemplo páginas PHP, ASP.NET, JSP, …)

12 S ERVIDOR APACHE O Apache é o servidor web mais conhecido e utilizado que pode ser obtido gratuitamente em

13 XAMPP Xampp é um sw livre (pacote), que permite criar um servidor virtual no seu computador para testar os seus sites antes de os publicar online. O Xampp consiste principalmente na base de dados MySQL, o servidor web Apache, PHP e Perl. O programa está sob a licença GNU e atua como um servidor web livre, fácil de usar e capaz de interpretar páginas web dinâmicas. XAMPP atualmente suporta o Microsoft Windows, Linux, Solaris, e MacOS X.

14 IIS IIS (Internet Information System) é o servidor web da Microsoft. O IIS é o segundo Servidor Web mais usado, a seguir ao sobejamente conhecido Apache. O nome do servidor web IIS foi traduzido para Português como Serviços de Informação Internet , sendo que a usar o acrónimo em Português seria SII, no entanto, usa-se o Inglês que é o mais generalizado.

15 Para instalar o IIS basta ir ao Painel de Controlo, Programas, clicar em Activar ou desactivar Funcionalidades do Windows (necessita de privilégios administrativos), depois na lista que aparece navegar até Serviços World Wide Web e seleccionar na checkbox, por defeito são marcados os componentes básicos ao funcionamento do IIS que na maioria dos casos é o suficiente, no entanto devem também seleccionar a Consola de Gestão Web que está em Ferramentas de Gestão Web de forma a ter uma interface gráfica para mexer nas configurações do IIS.

16 WAMPSERVER O WAMP (que significa Windows, Apache, MySQL, PHP5) é um pacote de programas que instala automaticamente o Apache, PHP5, MySQL Database, PHPmyadmin e SQLitemanager.


Carregar ppt "C URSO EFA DE TÉCNICO DE I NFORMÁTICA E S ISTEMAS Ano letivo 2012-2013 Docente: Ana Batista EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS Curso EFA – Sec. Turma C - 2012."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google