A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações."— Transcrição da apresentação:

1 História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações com fins militares. Esta rede não tinha pontos principais e assim, se algum destes pontos fosse destruído por uma bomba nuclear, os outros pontos ficavam intactos com possibilidade de transferir a informação.

2 2º Além deste interesse militar, as grandes universidades americanas começaram a interessar-se também por esta enorme potencialidade para a pesquisa científica (ARPANET). A rede foi um sucesso! 3º E cada vez mais entidades e, posteriormente, pessoas individuais se ligaram à Internet para muitos fins diferentes (militares, científicos, comerciais etc.)

3 Diferença entre rede de computadores, internet e Internet
Quando vários computadores são ligados entre si, forma-se uma rede de computadores. A ligação entre diferentes redes de computadores constitui uma internet (com minúscula) ou intranet. A Internet (com maiúscula) é a maior rede de computadores ligados a nível planetário.

4 Computadores clientes e servidores
Os vários computadores ligados através de uma rede podem desempenhar funções diferentes: Servidor e clientes Servidor (server) possuí grande capacidade de armazenamento/processamento e está permanentemente ligado à Internet. É um servidor quando fornece “serviços”, como a partilha de espaço nos discos, a utilização de aplicações, o acesso a ficheiros de documentos, etc. Clientes (clients) É um cliente quando obtém e solicita os “serviços” do servidor.

5 Características da Internet
1º A rede não deve possuir comandos centralizados; 2º Todos os computadores participantes na rede apresentam um estatuto idêntico, isto é, cada nó na rede pode ser origem, destino e ponto de passagem de informação; 3º As mensagens são divididas em “pacotes” de informação e o endereço de origem e destino deve ser colocado em cada um desses pacotes.

6 O que é necessário para aceder à Internet
Um Modem; Um linha telefónica (analógica ou digital) ou ligações através de cabo (fibra óptica) ou sem fios (wireless); Uma conta de acesso a um fornecedor de serviços de Internet (ISP). - Um browser (programa para aceder à Word Wide Web, como são o Internet Explorer, o Mozilla Firefox)

7 Aceder à Internet ou à World Wide Web
Ver: Pag. 83

8 A World Wide Web (também é designada por WWW ou Web)
É uma rede virtual dentro da Internet e é constituída por servidores de documentos em HTML (linguagem código que o browser descodifica) e também pelos computadores que podem aceder a eles. O utilizador pode aceder a páginas (através do protocolo http), as quais contém diferentes informações como textos, fotos, desenhos e gráficos, vídeos e som. A estrutura dos documentos na web é de pontos ligados por links (hiperligações).

9 Os protocolos são o conjunto de regras que determinam a comunicação de dados entre dois ou mais computadores. Os TCP/IP são os dois protocolos principais da Internet. Mas existem outros, como o HTTP e o FTP, SMTP, etc. A organização dos protocolos é por camadas, a qual é responsável pela a arquitectura da rede. HTTP FTP SMTP TCP IP Mais próximo do utilizador Serviços Transporte Mais próximo da máquina Rede

10 TCP/IP O IP (Internet protocol) permite que os dados sejam encaminhados nas redes, o que implica que todos os computadores possuam um endereço IP; O TCP (transmission control protocol) permite controlar o transporte, agrupando os pacotes de informação pela ordem correcta no destino.

11 FTP (file transfer protocol)
É o protocolo que permite o upload e o download de ficheiros na Internet. O processo de download consiste em descarregar ficheiros da Internet desde um computador remoto (servidor) para um computador local (cliente). O processo upload, permite a transferência de ficheiros do computador pessoal local (cliente) para o computador remoto (servidor).

12 HTTP (hypertext transport protocol)
é o protocolo que permite a transferência da informação das páginas da web.

13 Protocolo SMTP Permite que dois computadores comuniquem através de correio electrónico (e-mail).

14 protocolo://rede.domínio.subdomínio.sufixo
Todos os endereços na Internet (URL) começam com: Organização de um endereço na Internet (também conhecido por URL - Uniform Resource Locator ) é o seguinte: protocolo://rede.domínio.subdomínio.sufixo Ver: Pag. 86


Carregar ppt "História da Internet 1º A Internet foi idealizada na década de 60 nos Estados Unidos. O objectivo inicial, era o enorme potencial de partilha de informações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google