A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Servidor HTTP (Apache). Introdução Atualmente quase 70% dos servidores web do mundo rodam o Apache, a maior parte deles sobre o Linux. O Apache é um dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Servidor HTTP (Apache). Introdução Atualmente quase 70% dos servidores web do mundo rodam o Apache, a maior parte deles sobre o Linux. O Apache é um dos."— Transcrição da apresentação:

1 Servidor HTTP (Apache)

2 Introdução Atualmente quase 70% dos servidores web do mundo rodam o Apache, a maior parte deles sobre o Linux. O Apache é um dos servidores web mais antigos, seguro e com inúmeros módulos, que adicionam suporte aos mais variados recursos.

3 O Apache permite hospedar vários sites no mesmo servidor, recurso que chamamos de virtual hosts. Apenas os sites mais acessados são capazes de saturar os recursos de um servidor dedicado de configuração razoável. Por isso, hospedar vários sites no mesmo servidor é uma forma de economizar recursos e trabalho. Ao hospedar vários sites, passamos a ter dois novos problemas: precisamos oferecer alguma forma segura de acesso aos arquivos, para que os responsáveis possam atualizar suas páginas sem alterar arquivos dos vizinhos, e precisamos de um sistema de quotas, para que cada um tenha sua fatia justa de espaço em disco.

4 Instalação Abra um terminal no linux e digite: apt-get install apache2 Irá solicitar a instalação de alguns pacotes de dependência, então confirme. Após a instalação, abra seu navegador web e faça um teste, digite:

5 Estrutura de pastas e arquivos do Apache Acesse a estrutura do apache em /etc/apache2 e liste o conteúdo para ver a estrutura que foi instalada: -> sites-available e sites-enabled: contém a configuração dos sites hospedados; -> mods-available e mods-enabled: armazenam a configuração dos módulos; -> ports.conf: onde vai a configuração das portas TCP que o servidor vai escutar; -> apache2.conf: que armazena configurações diversas relacionadas ao funcionamento do servidor ; -> conf.d: que armazena arquivos com configurações adicionais.

6 O Apache é capaz de hospedar simultaneamente vários sites, cada um representado por um arquivo de configuração diferente. Imagine o caso de uma empresa de hosting que mantém um servidor com pequenos sites. Quando cada cliente registra seu site e assina o plano de hospedagem, você cria um novo arquivo dentro da pasta "sites- available" com as configurações necessárias e um link para ele na pasta "sites-enabled".

7 Vamos ao que interessa: Quando o Apache é instalado, é criado por padrão o arquivo "/etc/apache2/sites- available/default", que contém a configuração de um site "raiz", que usa como diretório de páginas a pasta "/var/www". Se o seu servidor web vai hospedar um único site, então essa configuração é suficiente. Mas, caso você queira hospedar vários sites no mesmo servidor, é necessário criar uma pasta e um arquivo de configuração para cada site adicional.

8 Configuração e teste Acesse o diretório /var/www e edite o arquivo index.html. Neste arquivo você terá acesso a página inicial que foi exibida no teste pelo browser. Modifique o arquivo e faça um novo teste no browser. Obs.: sempre que efetuar alguma modificação no servidor é necessário recarregar a configuração: /etc/init.d/apache2 force-reload Note que este comando não substitui o comando restart: /etc/init.d/apache2 restart

9 Vamos hospedar uma nova página: Vale lembrar que necessitamos de um servidor DNS, mantido por você (vamos configurar em outra aula), é configurado para responder pelos domínios criados, em ambos os casos dando o IP do seu servidor web. Na configuração do apache, crie o arquivo "/etc/apache2/sites-available/teste".

10 Copie o arquivo default do sites-available para teste, em seguida edite o arquivo teste e faça as devidas configurações para seu novo domínio. Agora acesse o diretório /var/www, e crie um diretório com o nome teste (mkdir teste). Acesse este diretório criado e crie um arquivo index.html

11 A pasta sites-available armazena a configuração de todos os sites hospedados no servidor, mas apenas os sites que estiverem presentes na pasta "sites-enabled" é que ficam disponíveis. Quando é necessário suspender temporariamente um site por falta de pagamento, você simplesmente remove o link na pasta "sites-enabled", sem precisar mexer na configuração.

12 Para isto use os comandos "a2ensite" e "a2dissite", que fazem isso para você. Para ativar e desativar um site configurado no arquivo "/etc/apache2/sites-available/teste", por exemplo, os comandos seriam: a2ensite teste (ativa) a2dissite teste (desativa)

13 Solicitação DNS teste.com.br? Seu servidor HTTP (Apache) Qualquer pessoa conectado a internet

14 Teste final Se tivessemos um servidor DNS operando, quando digitar seria requisitado para Fapesp (que responde peloswww.teste.com.br domínios.br) passar a requisição para seu servidor DNS, que responde com o endereço do seu servidor web. Como não temos o servidor DNS, vamos testar via /teste, onde será exibida sua página index.html.

15 Referência s-linux/instalando-apache.html s-linux/instalando-apache.html


Carregar ppt "Servidor HTTP (Apache). Introdução Atualmente quase 70% dos servidores web do mundo rodam o Apache, a maior parte deles sobre o Linux. O Apache é um dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google