A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DNS Suporte - DI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DNS Suporte - DI."— Transcrição da apresentação:

1 DNS Suporte - DI

2 O que é o DNS ? O DNS (Domain Name System - Servidor de Nomes de Domínios) é um sistema de gerenciamento de nomes hierárquicos e distribuído operando segundo duas definições: Examinar e atualizar seu banco de dados. Resolver nomes de domínios em endereços de rede (IPs).

3 Como funciona ? O servidor DNS traduz nomes para os endereços IP e endereços IP para nomes respectivos, e permitindo a localização de hosts em um domínio determinado. Exemplo: Quando digitamos algum site em nosso browser ( o DNS resolve o nome do site para o IP

4 Qual a motivação do seu uso ?
De uma maneira simples, o DNS permite que consigamos gravar os endereços de uma maneira mais fácil e prática. Imagine se você precisasse gravar o IP de todos os sites que você conhece !

5 Exemplos de Domínios

6 Curiosidades Existem 13 servidores DNS raiz no mundo todo e sem eles a Internet não funcionaria. Destes, dez estão localizados nos Estados Unidos da América, um na Ásia e dois na Europa. Para Aumentar a base instalada destes servidores, foram criadas réplicas localizadas por todo o mundo, inclusive no Brasil desde 2003. O servidor DNS secundário é uma espécie de cópia de segurança do servidor DNS primário. Quando não é possível encontrar um domínio através do servidor primário o sistema tenta resolver o nome através do servidor secundário.

7 O DNS reverso. Em síntese o DNS reverso resolve IP em nome. Essa é uma forma de certificar de que aquele IP aponta realmente para um nome desejado.

8 Como esse serviço é implementado no LabGrad ?
O software que utilizamos para gerenciar o DNS em nosso laboratório é o BIND , que está instalado em nosso servidor (Pahnois) Uma aplicação: Quando utilizamos o serviço de SSH, por exemplo, “ssh grad01”, esse nome é enviado para nosso servidor que por sua vez consulta em sua base de dados qual é o IP correspondente ao nome dado, para que então seja estabelecida a conexão.

9 Note que se você tentar dar um SSH para uma maquina que não tenha seu nome registrado no banco de dados do nosso servidor, o serviço não funcionará.

10 Extra


Carregar ppt "DNS Suporte - DI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google