A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 9 - Camada de aplicação. FTP – FILE TRANSFER PROTOCOL Permite a transferência de arquivos entre um computador local e um servidor remoto, sendo bastante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 9 - Camada de aplicação. FTP – FILE TRANSFER PROTOCOL Permite a transferência de arquivos entre um computador local e um servidor remoto, sendo bastante."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 9 - Camada de aplicação

2 FTP – FILE TRANSFER PROTOCOL Permite a transferência de arquivos entre um computador local e um servidor remoto, sendo bastante utilizado para download e upload de arquivos de sites na internet. Sua implementação é baseada na arquitetura cliente-servidor. É necessário a existência de um servidor FTP no computador remoto e de um cliente no computador local.

3 O protocolo FTP permite a navegação em uma parte da estrutura de diretórios do servidor remoto para a localização do arquivo desejado. Para que estabeleça a conexão é solicitada a digitação de um nome de usuário e uma senha que serão utilizados para validação. Porta TCP = 21

4 TELNET O protocolo TELNET permite acesso tipo terminal a um computador remoto. Os clientes TELNET para PC muitas vezes são chamados de emuladores de terminal. A função do terminal é enviar para o servidor os dados introduzidos pelo usuário via teclado e exibir as informações geradas pelo servidor na tela do usuário. Sua conexão permite interagir com o servidor como se estivesse utilizando o próprio servidor. No processo de conexão é solicitado nome de usuário e senha para autenticação do terminal. Atualmente, muitos dispositivos de rede (roteadores, switchs, etc) podem ser acessados e configurados via TELNET. Porta TCP = 23

5 SSH – Secure Shell Um protocolo de rede que permite a conexão com outro computador na rede, de forma a executar comandos de uma unidade remota. Possui as mesmas funcionalidades do TELNET, com a vantagem da conexão entre o cliente e o servidor ser criptografada. Porta 22

6 HTTP - Hypertext Transfer Protocol É um protocolo de comunicação utilizado para sistemas de informação de hipermídia distribuídos e colaborativos. Seu uso para a obtenção de recursos interligados levou ao estabelecimento da World Wide Web. Porta 80

7 DNS - DOMAIN NAME SERVER O DNS tem como objetivo especificar um host numa rede TCP/IP utilizando um nome amigável ao invés de um end. IP. Utiliza porta 53. FUNCIONAMENTO: A idéia básica do DNS é cadastrar os hosts ( e seus end. IP) em um determinado computador (servidor DNS), ao qual são feitas solicitações de resolução de nomes, onde o resultado dessa solicitação é fornecida ao cliente.

8 Estrutura Hierárquica

9 SERVIDORES DNS PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO: Por uma questão de contingência, todo domínio deve possuir um servidor DNS primário e ao menos um servidor DNS secundário. Tanto DNS primário quanto secundário podem resolver nomes, de modo que mesmo um deles estando inativo o sistema continua operando. Principais vantagens: redundância, distribuição de carga

10 Solicitação DNS:

11 DHCP - Dynamic Host Configuration Protocol Permite que todos os micros da rede recebam suas configurações de rede automaticamente a partir de um servidor central, sem que você precise ficar configurando os endereços manualmente em cada um. O protocolo DHCP trabalha de uma forma bastante interessante. Inicialmente, a estação não sabe quem é, não possui um endereço IP e não sabe sequer qual é o endereço do servidor DHCP da rede. Ela manda, então, um pacote de broadcast endereçado ao IP " ", que é transmitido pelo switch para todos os micros da rede. O servidor DHCP recebe este pacote e responde com um pacote endereçado ao endereço IP " ", que também é transmitido para todas as estações.

12 SMTP, POP e IMAP SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) - um padrão internacional utilizado para transferência de correspondências eletrônicas ( ) entre computadores. POP (Post Office Protocol) - um dos protocolos utilizados por leitores de (Eudora, Netscape, Outlook, etc) para buscar mensagens no servidor de . As mensagens são transferidas do servidor para o computador local quando o usuário se conecta ao servidor. Após buscar as mensagens a conexão pode ser desfeita, procedendo-se à leitura das mensagens sem precisar estar conectado ao servidor. Este protocolo é particularmente indicado no caso de se utilizar conexões de acesso discado (via linha telefônica convencional onde se paga impulsos em função do tempo de conexão).

13 IMAP (Internet Message Access Protocol) - outro protocolo padrão utilizado por leitores de para ter acesso às mensagens que chegam ao servidor de . Diferentemente do POP, utilizando IMAP a conexão entre o computador local e o servidor de deve estar sempre ativa pois há uma constante interação entre eles. As mensagens são mantidas do servidor de , mas acessadas como se estivessem localmente. Esta opção é útil para pessoas que lêem seus s de diferentes computadores.


Carregar ppt "Aula 9 - Camada de aplicação. FTP – FILE TRANSFER PROTOCOL Permite a transferência de arquivos entre um computador local e um servidor remoto, sendo bastante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google