A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistemas Operacionais de Rede – Compartilhamento de Recursos em Redes Windows Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistemas Operacionais de Rede – Compartilhamento de Recursos em Redes Windows Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática."— Transcrição da apresentação:

1 Sistemas Operacionais de Rede – Compartilhamento de Recursos em Redes Windows Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática

2 Compartilhamento de Recursos em Redes Windows Common Internet File System(CIFS) Nome criado pela Microsoft esconde a rede e permite compartilhamento de discos e impressoras remotas como se fossem locais (com autenticação de usuários) A partir do Windows 2000 começou a ser usado em lugar do SMB(Server Message Block) que funciona de forma independente do netbios. Entretanto, o netbios ainda é importante para a navegação no ambiente de rede.

3 CIFS Para ter acesso aos serviços, um cliente na rede Windows precisa identificar o nome do servidor e os nomes no domínio daquele servidor Determinado o nome, é preciso resolver esse nome em um endereço de transporte (DNS ou NetBIOS)

4 CIFS Servidor e clientes trocam mensagens a fim de acessarem recursos neste servidor Isso era feito através das Server Message Blocks (SMB). Hoje em dia, Windows 2000/XP/Vista/Seven utilizam o CIFS.

5 História NetBIOS: sistema de redes simples para construção de LANs pequenas. Era um grupo de programas armazenados em RAM que fornecia interface entre programas e hardware de rede. Endereçamento de 16 bytes para identificar as estações e aplicativos de rede.

6 NetBIOS - evolução Nesta estrutura foi implementado o conceito de nome de serviço, o que possibilita que uma máquina conecte- se à rede reservando um nome para sua utilização. Não há um servidor central para tratar os nomes definidos e qualquer máquina pode utilizar quantos nomes desejar, desde que ele não esteja em uso. A interface NetBIOS pode ser implementada em diferentes arquiteturas de rede. Uma implementação que funciona relativamente próxima ao hardware chama-se NETBEUI, sendo muitas vezes referenciada como NetBIOS.

7 NetBIOS - evolução Microsoft incorpora ao DOS a capacidade de redirecionar operações de entrada e saída de disco para a interface NetBIOS permite compartilhamento de disco na LAN ! Este protocolo de compartilhamento de arquivos foi finalmente chamado de SMB, que mais tarde se tornou o CIFS.

8 Corresponde a camada de sessão do modelo ISO/OSI Atua como uma interface para aplicativo de rede Permite que o aplicativo estabeleça uma sessão com outro dispositivo e deixa que o protocolo de rede (transação e redirecionamento) passe a solicitação de um lado para outro. (NetBEUI) ! Não manipula o dado. NetBIOS

9 Nome de máquina (nome NetBios) Toda a máquina em uma rede NetBEUI é identificada por um nome, este nome deve ser único na rede e permite que outras máquinas acessem os recursos disponibilizados ou que sejam enviadas mensagens para a máquina. O tipo de serviço é associado com o nome da máquina e registrado em servidores de nomes conforme a configuração da máquina.

10 Resolução de Nomes Broadcast usado pelo NetBIOS original: um cliente que procura por uma máquina m1 anuncia na rede onde você está? e espera que a máquina de nome m1 responda. Isso gera tráfego de broadcast, mas é aceitável para uma LAN.

11 Resolução de Nomes NBNS (NetBIOS Name Service): WINS As máquinas deixam seus nomes e endereços IPs em um servidor (daí, servidor WINS) para que os outros vejam. O servidor WINS mantém isso em um Banco. Quando um cliente quer falar com outro, este manda o nome do destino para o servidor que retorna o seu número. Permite que este mecanismo funcione não apenas em redes locais

12 Resolução de Nomes

13

14 Browsing Eleição para escolher quem será o Local Master Browser (LMB) Retêm um nome NetBIOS especial (além do seu nome usual) Mantém a lista de serviço que aparece na sua janela Computadores próximos a mim na rede local

15 Grupos de Trabalho O grupo de trabalho organiza a estrutura de máquinas da rede em forma de árvore, facilitando sua pesquisa e localização. A segurança no acesso a arquivos e diretórios na configuração de grupo de trabalho é controlada pela própria máquina, normalmente usando segurança a nível de compartilhamento.

16 Compartilhamento Um compartilhamento é um recurso da máquina local que é disponibilizado para acesso via rede, que poderá ser mapeada por outra máquina. O compartilhamento pode ser um diretório, arquivo, impressora. Além de permitir o acesso do usuário, o compartilhamento pode ser protegido por senha, e ter controle de acesso de leitura/gravação, monitoração de acessos, diretórios ocultos, autenticação e outras formas para restringir e garantir segurança na disponibilidade dos dados.

17 Mapeamento Mapear significa acessar um diretório, arquivo, impressora compartilhado por alguma máquina da rede para ser acessada pela máquina local. Para mapear algum recurso de rede, é necessário que ele seja compartilhado na outra máquina. Em redes Windows, fazemos o compartilhamento de pastas ou impressoras através do comando: Botão direito sobre pasta que deseja compartilhar Compartilhamento. Os arquivos desta pasta ou a impressora poderão ser acessados por outros usuários da rede.

18 Compartilhamento de Pastas

19 Compartilhamento Uma vez selecionada a pasta ou impressora que se deseja compartilhar, será escolhido o nome que será dado à pasta compartilhada e se o usuário poderá apenas ler os arquivos compartilhados ou se ele poderá também modificá-los.

20 Compartilhamento Em redes Windows, os clientes têm acesso à rede através do ícone Meus locais de rede, ou Ambiente de rede. São mostrados ícones que representam os servidores. No exemplo ao lado, clicamos no ícone que representa o servidor Secretaria e podemos então ver as impressoras e pastas compartilhadas. Os ícones das pastas e impressoras compartilhadas têm na sua parte inferior, um pequeno cabo de rede quando acessados em outras máquinas.

21 Compartilhamento Já na máquina onde ocorre o compartilhamento, geralmente as pastas compartilhadas são representadas por uma mão segurando-as.

22 Compartilhamento de impressoras Quando um computador compartilha sua impressora ele é um servidor de impressão. Os demais computadores da rede enxergarão a impressora compartilhada na própria pasta de impressoras A impressora compartilhada aparece para o usuário que a acessa da mesma forma que a pasta compartilhada, ou seja, com um cabo de rede abaixo dela. O computador deste exemplo tem uma impressora local (HP psc 1310), vista na sua pasta de impressoras. Nesta pasta vemos também as impressoras de rede. No caso, temos uma impressora HP psc 1310 e outra HP LaserJet 1020, conectada no servidor SECRETARIA.

23 Adicionando impressora compartilhada na rede Se você quer ter acesso a uma impressora da rede, mas não sabe em qual computador ela se encontra, é possível encontrá-la usando a opção Adicionar uma Impressora. Após isso, pode-se clicar em procurar uma Impressora de rede conectada à outro computador. Pode-se clicar em Procurar uma Impressora, para que a impressora compartilhada seja buscada nos grupos da sua sub-rede, Conectar-se à impressora, para buscar uma impressora compartilhada através do nome do servidor ou Conectar-se à uma impressora na Internet, no caso da impressora estar disponível em algum servidor na Internet.

24 Tendo encontrado a impressora, na primeira vez que ela for acessada, será necessário entrar com um login e senha válidos na máquina onde está instalada a impressora. Feito isto, será instalado na máquina que acessa a impressora o driver para que seja possível utilizar a impressora remotamente. Após isto, se a máquina onde se encontra a impressora e a impressora estiverem ligadas, será possível acessá-las através do compartilhamento estabelecido. Adicionando impressora compartilhada na rede


Carregar ppt "Sistemas Operacionais de Rede – Compartilhamento de Recursos em Redes Windows Campus - Cachoeiro Curso Técnico de Informática."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google