A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dnsmasq Já que está instalado, por que não usar?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dnsmasq Já que está instalado, por que não usar?."— Transcrição da apresentação:

1 Dnsmasq Já que está instalado, por que não usar?

2 Sobre: O dnsmasq é um servidor DHCP com um forwarder DNS integrado, ou seja, ele apenas encaminha as consultas DNS para outro servidor, e efetua um cache do resultado para acelerar futuras consultas. Embora essa característica não vá ser abordada aqui, vale ressaltar que o dnsmasq também suporta o protocolo TFTP, podendo atuar por exemplo como servidor TFTP para redes LTSP ou para a atualização e boot de equipamentos que suportem esse protocolo.

3 Características técnicas: Vem instalado com o sistema. Caso o CentOS não tenha instalado, utilize o comando yum install dnsmasq DHCP simples e DNS para cache de domínios. Não utiliza recursos da máquina. Fácil e simples de configurar. Com a instalação do NetworkManager, o sistema instala o dnsmasq junto.

4 Finalizando... Resolvi fazer tutorial do dnsmasq por que sempre que tinha instalado o NetworkManager, o dnsmasq no CentOS é instalado. Como já vem instalado e é um serviço que se não configurar ele não funciona, então configurei e coloquei o DNS e DHCP funcionando com dnsmasq. No conceito prático, vamos ver mais a parte da configuração a partir de arquivo conf.

5 Páginas de referências: Arquivo de postagens sobre Linux - Como usar o Dnsmasq para criar um cache de DNS local http://linux.davidsonpaulo.com/2012/08/como-usar-o- dnsmasq-para-criar-um-cache-de-dns-local.html mesmo dia. http://linux.davidsonpaulo.com/2012/08/como-usar-o- dnsmasq-para-criar-um-cache-de-dns-local.html Dnsmasq - Um servidor DHCP/DNS para pequenas e médias redes http://pragasdigitais.blogspot.com.br/2009/04/dnsmas q-um-servidor-dhcpdns-para.html mesmo dia. http://pragasdigitais.blogspot.com.br/2009/04/dnsmas q-um-servidor-dhcpdns-para.html Integração de DNS com DHCP (dnsmasq) http://www.mundotibrasil.com.br/integracao-de-dns- com-dhcp-dnsmasq Acesso em 26/08/2013 - 14:24 http://www.mundotibrasil.com.br/integracao-de-dns- com-dhcp-dnsmasq

6 Finalizando... Vamos ao conceito prático?


Carregar ppt "Dnsmasq Já que está instalado, por que não usar?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google