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PublicouIago Candido Alterado mais de 9 anos atrás
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Aula Prática 3 14/04/2010 Conversão de Tipos
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Conversão de tipos Definição – Refere-se a processo de converter uma entidade de um tipo para outro. Tipos – Implícita (Coerção) – Explícita (Casting)
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Coerção Realizada automaticamente pelo compilador Segue regras pré-definidas pelo mesmo Deve-se tomar cuidado com tais conversões Exemplos: float a = 5.0f;... double b = a; // Conversão implícita de float // para double
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Coerção (continuação) Exs: int i = 10; int j = 20; float f = 20.0f; int resInt = j / i ; // divisão inteira float resFloat = f / i ; // divisão de ponto flutuante
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Casting O tipo a ser convertido é explicitado pelo programador. Formato : ((Tipo) (variável ou literal)) Ex: double a = 5.0;... float b = (float) a;
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Observações Em geral, conversões de tipos primitivos menos precisos para mais precisos podem acontecer implicitamente. – byte -> short -> int -> long – float -> double – char -> int O inverso deve ser feito de maneira explícita e pode acarretar em perda de precisão!
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Relembrando as boas práticas Código padronizado e uniforme. Comentado. Identado. Nomes significativos para variáveis e tipos.
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Dúvidas?
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Exercícios
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