A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1. Formação -Ensino Médio Profissionalizante (Proc. de dados) -Superior (Engenharia Eletrônica / Computação) -MBA Gestão Empresarial Financeira -Pós Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1. Formação -Ensino Médio Profissionalizante (Proc. de dados) -Superior (Engenharia Eletrônica / Computação) -MBA Gestão Empresarial Financeira -Pós Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 1. Formação -Ensino Médio Profissionalizante (Proc. de dados) -Superior (Engenharia Eletrônica / Computação) -MBA Gestão Empresarial Financeira -Pós Graduação Engenharia Mecatrônica -Mestrado Engenharia Mecânica Prof. Eduardo Campos

2 -Engenheiro de Projetos Industriais e Infraestrutura de Facilities -Supervisor em Manutenção Industrial Prof. Eduardo Campos 1. Profissão

3 Objetivo do Curso Criar aptidão e capacitação básica a todos os alunos em hardware (Montagem e Manutenção de Computadores). Bibliografia Título: Hardware na Prática – Terceira Edição Autor e Editora: Laércio Vasconcelos ISBN:

4

5 Hard – Duro Ware – Produto Manufaturado - Origem da palavra (Inglesa) - Definição de Computador: Computador é uma máquina eletrônica, ou seja, um conjunto de hardwares, capaz de receber dados e tratá-los de forma aritmética resultando em outros dados os quais chamamos de informação. É o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos - Definição de Hardware

6 - História: O Primeiro computador foi criado em Fevereiro de 1946 por John Presper Eckert e John W. Mauchly, dois cientistas americanos. -O Eniac (Electrical Numerical Integrador and Calculator). Capaz de realizar operações por segundo.

7 -Comparado a computadores atuais, o Eniac não conseguiria atingir a capacidade de uma calculadora de bolso. -Peso: 30 toneladas. -Dimensão: 180m2 -Válvulas: Energia: 200Kw -6 operadoras para controlar chaves manualmente.

8 -Tipos de Computadores - Minicomputadores: Netbooks, Notebooks, Tablets, Smartphones e Celulares.

9 -Tipos de Computadores - Microcomputadores: Conhecidos como Desktops ou Computadores de Mesa

10 -Tipos de Computadores - PCs Indústriais: Computadores Interligados em máquinas indústrias com o objetivo de enviar e gerenciar dados através de comunicação elétrica. Possui sistema operacional semelhante aos sistemas de Microcomputadores e Minicomputadores, é possível instalar softwares adicionais e visuais.

11 -Tipos de Computadores CLPs: Controle Lógico Programável – Também podem ser considerados computadores industriais porém possuem sistemas operacionais definidos por seus respectivos fabricantes. A finalidade é controlar entradas e saídas digitais, o software de gerenciamento é limitado ao equipamento destinado. Possui software visual porém também limitado pelo fabricante. Não é possível instalar softwares adicionais.

12 -Tipos de Computadores Computadores Embarcados: Computadores desenvolvidos para máquinas móveis, por exemplo: Computadores de Bordo encontrados em carros e aviões. Normalmente também possuem sistemas operacionais específicos.

13 -Tipos de Computadores Outros: Computadores desenvolvidos para fins específicos encontrados no dia a dia. Por exemplo: Geladeiras, televisores, coletores e etc...

14 -Tipos de Computadores Pontos em Comum: Todos os computadores são formados por componentes el é tricos e eletrônicos, os quais se comunicam atrav é s de barramentos. Todos possuem sistemas operacionais exclusivos ou não.

15 A diferença entre comprar um PC pronto ou Montar não se deve apenas a valores. Opção de Compra: Um computador comprado, pode oferecer diversos serviços e suporte técnico pós venda, porém dificilmente irá atingir o objetivo específico do usuário final. Devido a custos de produção, um PC comprado pode não oferecer hardwares que possam permitir algum tipo de atualização. Por exemplo: Uma placa de vídeo mais moderna para jogos.

16 Opção de Montar: Um computador montado, pode oferecer maior capacidade de atualização (Upgrade). A desvantagem nesse caso, pode ficar por conta de serviços de assistência técnica, porém, existem empresas especializadas e montagem de micros específicos. O Computador montado, pode atender a expectativa do usuário final perfeitamente, uma vez que o mesmo poderá ser configurado perfeitamente para aplicação final. Por exemplo: Um computador só para jogos ou para uma máquina industrial.

17 - Processadores ou Microprocessadores: Podem ser considerados componentes de maior importância, o objetivo desses componentes é executar instruções que formam programas. Por exemplo: Core 2 Quad, Core 2 Duo e Pic ( Peripherical Interface Controller).

18 - Memória Ram: Tipo de memória. Para que um programa seja executado, ele necessita ser carregado na memória RAM. As memórias são medidas em Megabytes. Por exemplo 1MB equivale a aproximadamente um milhão de bytes. A Memória RAM é utilizada única e exclusivamente quando o programa está sendo executado, após desligar o sistema, ela se apaga.

19 - Disco Rígido: Como a memória RAM, o disco rígido (HD), armazena programas e dados, porém o disco rígido tem uma capacidade muito maior e seus dados não são apagados quando o sistema desliga. Hoje em dia é medido em Giga Bytes, por exemplo: Um HD de 80GB tem aproximadamente 80 bilhões de bytes.

20 - Placa Mãe: É o circuito mais importante de um PC, como o próprio nome sugere, nela ficam localizados a memória Ram, processador, Hard Disk e outros circuitos de extrema importância.

21 - Placas de Vídeo: Responsável por gerar imagens que aparecem na tela do monitor. Quando necessário utilizar imagens com muitos detalhes, será preciso uma placa de vídeo com maior tecnologia.

22 - Placas de Som: Responsável por gerar sons, como as placas de vídeo, também podem ser mais sofisticadas de acordo com a necessidade.

23 - Placas de Rede: Placa através da qual permite computadores trocar informações entre si através de cabo.

24 - Placas de Rede WI-FI: WI-FI é uma marca registrada pela WI-FI alliance, o termo define: Tecnologia de redes sem fios, ou seja, interconexão de dispositivos sem fio.

25 - Dispositivos USB: Universal Serial Bus, padrão criado para ser utilizado na maioria das vezes como Plug and Play. Permite conectar diversos dispositivos ao mesmo tempo e também fornece energia elétrica a eles. Disponíveis em velocidades 1.0; 2.0 e 3.0

26 - Unidade CD/DVD/BLUE RAY : Permite a leitura de discos multimidia, dependendo do modelo, é possível gravar e regravar discos.

27 - Fonte de alimentação: Alimenta todo conjunto de hardware, ou seja PC. É um componente importante, muitas variáveis no hardware devem ser analisadas antes da escolha da fonte.

28 -ADSL Modem: Modem externo conectado através da placa de rede com o objetivo de oferecer conexão de internet. ADSL - Assymmetric Digital Subscriber Line ou seja: Linha Digital Assimétrica para Assinante. -Fax/Modem: Utilizado antigamente para conexões através de linha discada.

29 -Gabinetes: Caixa externa do PC, no gabinete são montados todos os dispositivos como Placa mãe, vídeo, som e etc....

30 -Monitor: Dispositivo de Saída, geralmente são vendidos em tecnologia de LCD (Liquid Cristal Display).

31 - Impressoras: Dispositivo de saída, tem por objetivo obter dados e/ou resultados em papel.

32 - Multifuncionais: Dispositivo de entrada /saída, tem por objetivo obter dados e/ou resultados em papel. Também é possível inserir dados através do Scanner.

33 - Teclado e Mouse: Dispositivo de entrada

34 - Periféricos em Geral:


Carregar ppt "1. Formação -Ensino Médio Profissionalizante (Proc. de dados) -Superior (Engenharia Eletrônica / Computação) -MBA Gestão Empresarial Financeira -Pós Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google