A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processamento Analítico On-line (OLAP) Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processamento Analítico On-line (OLAP) Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila."— Transcrição da apresentação:

1 Processamento Analítico On-line (OLAP) Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila

2 Agenda 1. Introdução ao OLAP 1. Introdução ao OLAP 2. Diferenças entre OLTP e OLAP 2. Diferenças entre OLTP e OLAP 3. Aplicações OLAP 3. Aplicações OLAP 4. Operações OLAP 4. Operações OLAP 5. Cubo Multidimensional de Dados 5. Cubo Multidimensional de Dados 6. Ferramentas OLAP 6. Ferramentas OLAP 7. OLAP Mondrian 7. OLAP Mondrian

3 Introdução ao OLAP Definição: OLAP, ou On-line Analytical Processing, é a capacidade para manipular e analisar um grande volume de dados sob múltiplas perspectivas.

4 Diferenças entre OLTP e OLAP OLTP: As aplicações de banco de dados devem controlar os processos dentro de um ambiente operacional Grande volume de pequenas transações Consultas são pré-concebidas (ambiente estático) OLAP: Proporciona uma maneira eficaz de se realizar consultas estratégicas para o processo de tomada de decisões Não controla o processo Pequeno volume de grandes transações Consultas ad-hoc (ambiente dinâmico)

5 Aplicações OLAP São usadas pelos gestores em qualquer nível da organização. Classifica-se em: MOLAP: são ferramentas que disparam suas requisições diretamente ao servidor de banco de dados multidimensional. ROLAP: utiliza a tecnologia de banco de dados relacionais para armazenar seus dados, bem como suas consultas são também processadas pelo gerenciador do banco de dados relacional. HOLAP: são ferramentas híbridas - combinação de ROLAP e MOLAP - aproveitando o melhor de ambas as categorias: a escalabilidade de ROLAP e o alto desempenho do MOLAP.

6 Aplicações OLAP DOLAP: são ferramentas que emitem uma consulta para o servidor e recebe as informações de volta para ser analisada na estação. WOLAP: são ferramentas que emitem uma consulta via um navegador web (browser) para o servidor, que, por sua vez, retorna o cubo processado de volta para a análise do usuário.

7 Operações OLAP Quanto à perspectiva de visualização de um cubo, as operações OLAP são classificadas em: Roll-up: Os dados são resumidos com generalização cada vez maior. Drill-down/up: Níveis cada vez maiores de detalhes são revelados. Drill-through: A mudança da análise de informações contida em uma dimensão para outra. Drill across: o usuário pode pular um nível intermediário dentro de uma mesma dimensão. Giro: A tabulação cruzada é realizada. Isto é, realiza a rotação do cubo, mudando a hierarquia (orientação) dimensional para outra.

8 Operações OLAP Slice and dice: A operação slice é caracterizada pela projeção de determinado membro (atributo) de uma dimensão. A operação dice corresponde à seleção específica de membros de duas ou mais dimensões. Ordenação: Os dados são ordenados por valor ordinal. Seleção: Os dados estão disponíveis por valor ou intervalo. Atributos derivados: Atributos são calculados por operações sobre valores armazenados e derivados.

9 Cubo Multidimensional de Dados Na análise multidimensional os dados são modelados em uma estrutura conhecida como cubo de dados que permite observar vários assuntos (dimensões) para uma medida de interesse (fato). As visões materializadas agregadas a partir de uma tabela de fatos podem ser identificadas exclusivamente pelo nível de agregação para cada dimensão. Assim, o usuário pode utilizar as ferramentas OLAP para navegar entre diferentes granularidades (detalhamento) de um cubo de dados.

10 Cubo Multidimensional de Dados Cada dimensão pode possuir diferentes níveis de consolidação e a sua hierarquia pode ser explodida. Figura 1: Cubo multidimensional de dados com a hierarquia da dimensão Região explodida.

11 Ferramentas OLAP Mondrian OLAP Oracle Discoverer Microsoft SQL Server Analysis Services

12 OLAP Mondrian Características: Projeto open source desenvolvida pela Pentaho Aplica as tradicionais operações OLAP em esquemas XML Utiliza a tecnologia MDX para processar as consultas na base dados Não possui um visualizador dos dados multidimensionais, podendo ser integrado com o JPivot. Utiliza a tecnologia JDBC, oferecendo total flexibilidade para a escolha do SGBD

13 OLAP Mondrian Arquitetura:

14 OLAP Mondrian Open OLAP Navigator Permite modificar as estruturas das pesquisas OLAP, adicionando ou removendo dimensões e métricas nas consultas Show MDX Editor Permite modicar as estruturas do cubo, da mesma forma explicitada acima, porém com o editor MDX Editor. Config OLAP Table Permite configurar hieraquias nas pesquisas gerada pelo cubo. Clicando em ao lado de uma das métricas, obtemos uma classicação ascendente ou descendente das linhas.

15 OLAP Mondrian Show Parent Members Permite exibir os nomes das dimensões hierarquicamente superiores, em relação a cada linha expandida. Show Properties Permite tornarmos visíveis as propriedades das dimensões expandidas. Hide Spans Permite completar as linhas da tabela, mostrando todas as hierarquias relacionadas a cada item expandido.

16 OLAP Mondrian Supress Empty Rows / Columns Ocultar os espaços em branco (linhas ou colunas). Swap Axes Inverte os eixos da tabela, ou seja, troca linhas por colunas e vice-versa. Drill Member Quando expandimos uma dimensão, todos os outros membros do nível são expandidos automaticamente.

17 OLAP Mondrian Drill Position Expande apenas a dimensão desejada, ao clicar na mesma. Drill Replace Mostra apenas os níveis mais baixos, e não toda a hierarquia da tabela. Drill Through Permite avaliar todas as propriedades de alguma medida. Para isto basta clicar no botão da medida desejada. Show Chart Gera um gráfico relacionando as medidas da tabela com as dimensões.


Carregar ppt "Processamento Analítico On-line (OLAP) Sistemas de Informação Prof. Me. Everton C. Tetila."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google