A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Módulo I Formação Bíblica

4 GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC

5 ISAAC  Anjos anunciaram o nascimento de Isaac. Os anjos, a caminho de Sodoma. foram visitar Abrão para informar-lhe que "por este tempo da vida Sara terá um filho" (Gn 18.10). Sara riu-se ao ouvir isto. Disse o Senhor a Abraão: “Por que se riu Sara?” (Gn 18.13). E Sara negou dizendo: “Nãome ri", porquanto temia (Gn 18.15). Deus cumpre a Sua promessa a Sara. Ao cumprir-se o tempo determinado Deus visitou Sara e ela deu à luz um filho. Ele recebeu o nome de Isaac e foi circuncidado ao oitavo dia (Gn ). Foi grande a alegria no lar de Abraão. Havia-se confirmado o fato de que Deus ouve as orações e cumpre as suas promessas. Sara disse: "Deus me tem feito riso. Todo aquele que ouvir se rirá comigo" (Gn 21.6). Sara estava então com a idade de noventa anos. Abrão despede Agar e Ismael. Quando Isaac foi desmamado, Abrão deu um grande banquete e viu que Ismael zombava. Prevendo que teria problemas decorrentes da permanência de Ismael em sua casa. Sara disse a Abrão para deitar fora Agar juntamente com seu filho Ismael, porque o filho da escrava não herdaria com Isaac (Gn 21,10). Deus disse a Abraão que ouvisse a voz de Sara, e Abrão despediu Agar e seu filho Ismael. Agar deixou de ser escrava de Sara, e habitou com seu filho Ismael no deserto de Para. (Gn 21,20-21).

6 Origem e Significado do Nome
“Sara engravidou e deu um filho a Abraão em sua velhice, na época fixada por Deus em sua promessa.” (Gn 21:2) Abraão estava com 100 anos e Sara com 90 quando Isaac nasceu. Eram passados 24 anos desde que Abraão havia respondido positivamente ao chamado de Deus. Foi o próprio Deus quem escolheu o nome de Isaac (que significa ele riu) em alusão aos risos de incredulidade de Abraão (Gn 17:17), de Sara (Gn 18:12-15), e de alegria pelo nascimento do filho (Gn 21:5-7). O nome "Isaac" significa "ele ri" ou "ele riu". Estudiosos já debateram sobre quem esta rindo. A linhagem de Isaac é interessante. Sara não só era a esposa de Abraão, como também sua meia irmã (Gênesis 20:12). Este fato isolado pode ter interferido na concepção de um filho anos antes. Por causa de seu parentesco, Isaac pertencia aos dois lados da família de Terah (pai de Abraão).

7 Sua vida e história A Aliança
Embora Abraão tenha tido um filho com a serva Agar (Ismael), encontramos em Gn 22:15-16 uma alusão a um único filho, assim como, também, o autor do livro de Hebreus se refere a Isaac como o filho unigênito, que significa único filho gerado por seus pais (Hb 11:17). É interessante notar, ainda, que a vida de Isaac se situa no meio da história de dois patriarcas mais famosos: Abraão tem 287 referências na Bíblia, Jacó tem 365 e Isaac tem 131. Embora não tenha sido tão proeminente quanto seu pai e seu filho na narrativa de Gênesis, Isaac foi fundamental no desenvolvimento da nação de Israel e no cumprimento da aliança de Deus com Abraão e seus descendentes. A Aliança Abraão saiu da sua terra e rumou para um lugar desconhecido em obediência ao chamado de Deus e confiando em suas promessas. No capítulo 17 de Gênesis vemos Deus expandindo o tema da aliança, quando afirma o papel de Isaac: “a minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, filho que Sara lhe dará no ano que vem, por esta época” (17:21). O supremo ato de fé e obediência de Abraão está no possível sacrifício de Isaac, relatado no capítulo 22.

8 As Promessas Em Isaac, os quatro elementos da promessa feita a Abraão, registradas em Gn 12:1-3, começam a se cumprir: Terra – ele permanece em Canaã após a morte de seu pai aprofundando ali as raízes familiares em obediência a Deus; Descendentes – continua a linhagem através de Jacó, após o qual a multiplicação de descendentes acelerou; Relacionamento especial com Deus – foi temente a Deus e por ele grandemente abençoado; Bênção às nações – durante o tempo que Isaac morou em Gerar, já aparecem pequenos sinais de bênção para as nações.

9 O Servo Isaac Piedade e Paciência – “Certa tarde, saiu ao campo para meditar” (Gn 24,63). Ele estava meditando quando a caravana que trazia Rebeca se aproximou. Sua paciência é indicada pela disposição de esperar 40 longos anos até o tempo de Deus para o seu casamento com Rebeca. Vida de Oração – uma característica que se repete na história dos patriarcas é a dificuldade das esposas engravidarem. Sara, Rebeca e Raquel tiveram que esperar muitos anos para ter filhos. Isaac orou a Deus por sua esposa, e Deus respondeu a sua oração. Esaú e Jacó nasceram depois de uma espera de 20 anos (Gn 25, 19-28). Obediência e Fé – houve fome na terra (Gn 26) e Isaac deve ter tido a tentação de ir para o Egito a fim de fugir da escassez de alimento como o fez seu pai Abraão (Gn 12:10). Mas Deus lhe apareceu e disse: “Permaneça nesta terra mais um pouco, e eu estarei com você e o abençoarei” (Gn 26:3). Isaac obedeceu e Deus o abençoou de tal maneira que seus vizinhos filisteus tiveram inveja dele. Depois de passar algum tempo em Gerara, Isaac mudou-se para Bersabéia e novamente Deus lhe apareceu confirmando as promessas feitas (Gn 26:24): “Eu sou o Deus de seu pai Abraão. Não tema, porque estou com você; eu o abençoarei e multiplicarei os seus descendentes por amor ao meu servo Abraão”.

10 O Servo Isaac Fraqueza e Egoísmo – ele fingiu que Rebeca era sua irmã quando foi morar em Gerara, porque sendo ela muito bonita, ele temeu por sua vida (Gn 26:7). Agindo assim, ele deixou Rebeca completamente desprotegida em relação ao assédio de outros homens. É marcante a semelhança de sua conduta com seu pai Abraão, que agiu duas vezes assim em relação a Sara: no Egito (Gn 12:10-20), e em Gerar (Gn 20:1-18). Novamente, Deus usou o rei filisteu Abimelec (“pagão de moral elevada”) para repreender Isaac por mentir movido pelo medo (Gn 10:8-11).

11

12

13 O Deus de Isaac É o Deus dos que aprendem a confiar nEle e em suas promessas, porque Ele é bom, porque é o Senhor da história e não mente. É o Deus daqueles que aprendem a esperar pacientemente pelo Senhor, e se  recusam a trilhar o caminho enganoso e vão das soluções manipuladas e dos  resultados instantâneos. É o Deus dos que começam a usufruir das promessas de Deus nesta terra, mas que esperam usufruir infinitamente mais na pátria celestial.


Carregar ppt "Módulo I Formação Bíblica GÊNESIS Cap. 21 OS Patriarcas ISAAC."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google