Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Linguagens de Programação
Universidade do Vale do Rio dos Sinos Linguagens de Programação por Jorge Luis Victória Barbosa < Página da Disciplina > <Endereço do Professor >
2
Eu Vocês Graduado em Informática (UCPel, 1990)
Graduado em Engenharia Elétrica (UCPel, 1991) Pós-graduado (especialização) em Engenharia de Software (UCPel, 1998) Pós-graduado (mestrado) em Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo e Distribuído (UFRGS, 1993) Doutorado em Linguagens de Programação e Sistemas Distribuídos (UFRGS, 2002) Vocês Arquitetura de Microprocessadores (65094) Paradigmas de Programação (60023) Estruturas Avançadas de Dados (65098) Linguagens em que programam?
3
Conteúdo Apresentação da disciplina Aspectos Preliminares
Evolução das Linguagens Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos Tipos de Dados, Expressões e Atribuição Subprogramas Implementando Subprogramas Encadeamentos Estáticos e Displays Orientação a Objetos Concorrência Exceções Linguagens Declarativas e Multiparadigma
4
Metodologia – Leitura e Debate
Sala de Aula Fora da Sala de Aula
5
Metodologia – Leitura e Debate
Sala de Aula Fora da Sala de Aula Definição do texto Revisão e Debate Leitura
6
Metodologia – Leitura e Debate
Sala de Aula Fora da Sala de Aula Definição do texto Revisão e Debate Duas aulas Leitura
7
Conteúdo Apresentação da disciplina Aspectos Preliminares
Evolução das Linguagens Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos Tipos de Dados, Expressões e Atribuição Subprogramas Implementando Subprogramas Encadeamentos Estáticos e Displays Orientação a Objetos Concorrência Exceções Linguagens Declarativas e Multiparadigma
8
Conteúdo Sebesta Apresentação da disciplina Aspectos Preliminares
Evolução das Linguagens Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos Tipos de Dados, Expressões e Atribuição Subprogramas Implementando Subprogramas Encadeamentos Estáticos e Displays Orientação a Objetos Concorrência Exceções Linguagens Declarativas e Multiparadigma Sebesta (páginas )
9
Conteúdo Sebesta Apresentação da disciplina Aspectos Preliminares
Evolução das Linguagens Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos Tipos de Dados, Expressões e Atribuição Subprogramas Implementando Subprogramas Encadeamentos Estáticos e Displays Orientação a Objetos Concorrência Exceções Linguagens Declarativas e Multiparadigma Sebesta (páginas ) OBRIGATÓRIO
10
Metodologia – Trabalhos
11
Metodologia – Trabalhos Metodologia – Trabalhos
Implementação Montadores Direcionado para GA
12
Metodologia – Trabalhos Metodologia – Trabalhos
Implementação Montadores Direcionado para GA Trabalho 2 Estudo e Resumo Site na Web Direcionado para GB
13
Metodologia – Trabalhos Metodologia – Trabalhos
Implementação Montadores Direcionado para GA Trabalho 2 Estudo e Resumo Site na Web Direcionado para GB Trabalho 3 Congresso Simulado de Linguagens de Programação (CONSIPRO)
14
Metodologia – Trabalhos
Implementação Montadores Direcionado para GA Trabalho 2 Estudo e Resumo Site na Web Direcionado para GB Trabalho 3 Congresso Simulado de Linguagens de Programação (CONSIPRO) <Grupos> Máximo dois membros
15
Composição dos Graus Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Prova = 4.0 T2 = 3.0
CONSIPRO = 3.0 Grau B
16
Composição dos Graus Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Prova = 4.0 T2 = 3.0
Avaliação Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Avaliação Prova = 4.0 T2 = 3.0 CONSIPRO = 3.0 Grau B
17
Composição dos Graus Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Grau A = 7.0
Grau B = 4.0 Grau C Prova = 4.0 T2 = 3.0 CONSIPRO = 3.0 Grau B
18
Composição dos Graus Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Grau A = 7.0
Grau B = 4.0 Grau C Prova = 4.0 T2 = 3.0 CONSIPRO = 3.0 Grau B
19
Composição dos Graus Prova = 7.0 T1 = 3.0 Grau A Grau A = 7.0
Grau B = 4.0 Grau C Prova = 4.0 T2 = 3.0 CONSIPRO = 3.0 Grau B
20
Definição do T1 – Montadores
21
Definição do T1 – Montadores
Regras Grupos contendo no máximo dois membros Plataforma de implementação escolhida pelo grupo
22
Definição do T1 – Montadores
Regras Grupos contendo no máximo dois membros Plataforma de implementação escolhida pelo grupo Conteúdo Construção de montadores Simulador de Arquitetura de Computador NIBA
23
Definição do T1 – Montadores
Regras Grupos contendo no máximo dois membros Plataforma de implementação escolhida pelo grupo Conteúdo Construção de montadores Simulador de Arquitetura de Computador NIBA Resultado Montador para Arquitetura NIBA
24
Definição do T1 – Montadores
Regras Grupos contendo no máximo dois membros Plataforma de implementação escolhida pelo grupo Conteúdo Construção de montadores Simulador de Arquitetura de Computador NIBA Resultado Montador para Arquitetura NIBA Material Descrição de montadores Simulador NIBA Tanenbaum (xerox) Página da disciplina
25
Trabalho T1 – Visão Geral
26
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina)
27
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina) Arquitetura de Computador
28
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral LABEL OPERAÇÃO OPERANDOS COMENTÁRIOS calc: MOV EAX,I ;inicio ADD EAX,J ;Soma ADD EAX,K ;Soma MOV N,EAX ;Resultado ... I: DD J: DD K: DD N: DD Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina) Arquitetura de Computador
29
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral LABEL OPERAÇÃO OPERANDOS COMENTÁRIOS calc: MOV EAX,I ;inicio ADD EAX,J ;Soma ADD EAX,K ;Soma MOV N,EAX ;Resultado ... I: DD J: DD K: DD N: DD Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina) Arquitetura de Computador
30
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral LABEL OPERAÇÃO OPERANDOS COMENTÁRIOS calc: MOV EAX,I ;inicio ADD EAX,J ;Soma ADD EAX,K ;Soma MOV N,EAX ;Resultado ... I: DD J: DD K: DD N: DD Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina) Arquitetura de Computador
31
(Linguagem de Máquina)
Trabalho T1 – Visão Geral Arquivo Fonte (assembly) Montador Arquivo Objeto (Linguagem de Máquina) Arquitetura de Computador
32
Trabalho T1 – Visão Geral
Arquivo Fonte (Assembly NIBA) Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Arquitetura do NIBA
33
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Arquitetura do NIBA
34
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Arquitetura do NIBA
35
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. 2) Especificar o Assembly; Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Arquitetura do NIBA
36
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. 2) Especificar o Assembly; 3) Criar o montador. Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Arquitetura do NIBA
37
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. 2) Especificar o Assembly; 3) Criar o montador. Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) Funcionamento Arquitetura do NIBA C:> montador fonte.asm
38
Trabalho T1 – Visão Geral
Passos Arquivo Fonte (Assembly NIBA) 1) Estudar o Ahmes: - Arquitetura; - Arquivo Objeto. 2) Especificar o Assembly; 3) Criar o montador. Montador Arquivo Objeto (Linguagem NIBA) MATERIAL Funcionamento Arquitetura do NIBA Montadores: Tanenbaum Ahmes: Página da disciplina
39
Bibliografia SEBESTA, Robert W. Conceitos de Linguagens de Programação. Bookman, 1999. TANENBAUM, Andrew S. Organização Estruturada de Computadores. Prentice Hall, Capítulo 7 – O Nível de Linguagem de Montagem.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.