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1 Dioni Carlos Reis Evangelista Graduando em Engenharia Mecânica Bolsista do Projeto: Gestão de Qualidade na DSAA Gestão da Qualidade Total - GQT.

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1 1 Dioni Carlos Reis Evangelista Graduando em Engenharia Mecânica Bolsista do Projeto: Gestão de Qualidade na DSAA Gestão da Qualidade Total - GQT

2 2 Introdução

3 3 História No passado pouca produção com grande qualidade; No passado pouca produção com grande qualidade; Na fabricação em série, quem controla a qualidade? Na fabricação em série, quem controla a qualidade? Aplicação: Pós 2ª guerra: Aplicação: Pós 2ª guerra: Japão destruído; Japão destruído; Dr. Deming palestra na união de cientistas e engenheiros Dr. Deming palestra na união de cientistas e engenheiros

4 4...Mas o que é GQT?

5 5 Conceitos básicos GQT Qualidade intrínseca Qualidade intrínseca Preço baixo: Preço baixo: Bons fornecedores ; Bons fornecedores ; Parceiros, perdas e tempo; Parceiros, perdas e tempo; Pontualidade: Pontualidade: Fornecimento; Fornecimento; Cliente/ Fornecedor; Cliente/ Fornecedor; segurança na utilização: garantia do que se usa segurança na utilização: garantia do que se usa moral da equipe; moral da equipe; Quebra de castelos de poder Quebra de castelos de poder

6 6 II - Mandamentos:

7 7 1.Total satisfação dos clientes Clientes não são receptores passivos; Clientes não são receptores passivos; Clientes são patrões; Clientes são patrões; Relação cliente é o patrão nos processos Relação cliente é o patrão nos processos

8 8 Relação Cliente/fornecedor EX) Numa fábrica de Camisetas, quem costura a manga é fornecedor para o que vai pintá-la e é o patrão daquele que recorta o tecido

9 9 2.Desenvolvimento de Recursos Humanos Domínio sobre o empregado; Domínio sobre o empregado; Funcionário cresça com a empresa; Funcionário cresça com a empresa; Oportunidade, particular, reconhecimento; Oportunidade, particular, reconhecimento; Ferramenta: Ferramenta: conhecer a empresa; conhecer a empresa; investir em educação, treinamento e capacitação investir em educação, treinamento e capacitação

10 10 Conhecimento dos funcionários

11 11 3.Gerência participativa Criar responsabilidades Criar responsabilidades Sinergia:Todo é maior que a soma das partes Gerenciar é liderar para o GQT: Gerenciar é liderar para o GQT: Função do líder: mobilizar esforços, atribuir responsabilidade; Função do líder: mobilizar esforços, atribuir responsabilidade; Delegar competência, motivar, Delegar competência, motivar, Debater, ouvir sugestão, compartilhar os objetivos, informar. Debater, ouvir sugestão, compartilhar os objetivos, informar.

12 12 4.Constância de propósitos Repartir novos propósitos: cultura a ser mudada; Repartir novos propósitos: cultura a ser mudada; Ferramenta: Ferramenta: Transparência; Transparência; Constância. Constância.

13 13 5.Aperfeiçoamento contínuo Avanço tecnológico, renovação; Avanço tecnológico, renovação; Avanço constante; Avanço constante; Criatividade e flexibilidade de atuação; Criatividade e flexibilidade de atuação; Ousadia de propor e assumir novos desafios. Ousadia de propor e assumir novos desafios.

14 14 6.Não aceitação de erros Defeitos zero Defeitos zero Desvios medidos => ações corretivas Desvios medidos => ações corretivas

15 15 III - Organizando para melhorar III - Organizando para melhorar

16 16 Panorama Propício Estabelecer a pratica de qualidade clara e objetiva; Estabelecer a pratica de qualidade clara e objetiva; Metas; Metas; Visão de futuro => Visão ampliada Visão de futuro => Visão ampliada Aonde a organização quer chegar? Aonde a organização quer chegar? Como? Como? Qual o caminho? Qual o caminho? Ex: Visão estrita: vender roupas; Visão ampliada: atuar no mercado de moda. Visão ampliada: atuar no mercado de moda.

17 17 Ciclo PDCA Melhoria continua no processo; Melhoria continua no processo; PDCA => Para os ousados; PDCA => Para os ousados; É capaz de Mudar Não é capaz de Mudar MantémCovardeResponsável MelhoraOusadoIrresponsável

18 18 Gráfico PDCA 1. To plan: planejar 2. To do: fazer 3. To check: verificar 4. To action: agir

19 19 Caráter contínuo Aplicação inicial; Aplicação inicial; Ciclo contínuo; Ciclo contínuo;

20 20 Acompanhamento das Diretrizes

21 21 Gestão 5S Base da GQT; Base da GQT; Pratico; Pratico; Como? Como? Mostrar o que é o 5S; Mostrar o que é o 5S; Coordená-lo para cada setor; Coordená-lo para cada setor; Cronograma; Cronograma; Visitas do instrutor; Visitas do instrutor;

22 22 1º S - SENSO DE UTILIZAÇÃO SEIRI Localização, quantidade, armazenamento, estoque, etc Os registros / controles da área estão organizados e com fácil acesso? 2º S - SENSO DE ARRUMAÇÃO SEITON Identificação dos materiais / ferramentas, embalagens em locais identificados?Todos conhecem a distribuição dos materiais nos meios de armazenagem?As bancadas e locais de trabalho são mantidos em ordem durante a execução dotrabalho? 3º S - SENSO DE LIMPEZA SEISO Os equipamentos estão limpos e organizados? Os uniformes dos funcionários estão limpos e bem conservados?Existem na área cestos destinados a colocação de lixo? Se existem, estão bem identificados?Os armários e as ferramentas / materiais neles contidos / paredes estão limpos?Os sanitários estão limpos? Os equipamentos estão limpos e organizados? Os uniformes dos funcionários estão limpos e bem conservados?Existem na área cestos destinados a colocação de lixo? Se existem, estão bem identificados?Os armários e as ferramentas / materiais neles contidos / paredes estão limpos?Os sanitários estão limpos? 4º S - SENSO DE SAÚDE (SEGURANÇA) SEIKETSU Equipamentos de proteção coletiva do setor são eficientes? Os corredores estão devidamente demarcados, bem como as áreas de extintores, hidrantes e saídas de emergência? Comunicação em caso de acidente ou de ser verificada condição ou ato inseguro? 5º S - SENSO DE PARTICIPAÇÃO (AUTODISCIPLINA) SHITSUKE Todos estão utilizando uniformes? Qual é o envolvimento dos colegas do posto de trabalho com o programa?QUAL A EVOLUÇÃO DA ÁREA EM 5ss DESDE A ÚLTIMA AUDITORIA?Todos estão respeitando os avisos de não fumar,utilizar protetor auricular e proteção respiratória?

23 23 Padronização Atinge qualidade, uniformização; Adequar-se as necessidades e trabalho; Adequar-se as necessidades e trabalho; Previsão de recursos e processos; Previsão de recursos e processos; Melhoria técnica; Melhoria técnica; Menor desperdício; Menor desperdício; Distribuir procedimentos. Distribuir procedimentos.

24 24 Ficha de destribuição de procedimento

25 25 Modelo de procedimento operacional

26 26 Gestão à vista Expor em quadros de aviso; Expor em quadros de aviso; Fornecedor/insumo-produto/cliente; Fornecedor/insumo-produto/cliente; Mapa de flexibilidade (treinamento); Mapa de flexibilidade (treinamento); Organograma; Organograma; Descrição da função. Descrição da função.

27 27 IV - Praticando a qualidade

28 28 5 principais ferramentas a) Brainstorming; b) Diagrama de causa e efeito (espinha de peixe); problema; c) Lista de verificação; d) Gráfico de Pareto; e) Plano de ação.

29 29 a) Brainstorming Levantar idéias; Levantar idéias; Incentivar; Incentivar; Eliminar criticas; Eliminar criticas; Idéias instantâneas. Idéias instantâneas.

30 30 b) Diagrama de causa e efeito (Espinha de peixe) Focar o problema; Focar o problema; Grupos lógicos: maquinas material, método, Medida, meio ambiente, mão de obra; Grupos lógicos: maquinas material, método, Medida, meio ambiente, mão de obra; Causas/ Efeitos Causas/ Efeitos

31 31 Diagrama

32 32 Por que espinha de peixe?

33 33 c) Lista de verificação Ao invés do brainstorm Ao invés do brainstorm Resultado do diagrama de causa – efeito Resultado do diagrama de causa – efeito Formulário claro e fácil Formulário claro e fácil Período de coleta Período de coleta Responsável de ser conhecedor do assunto Responsável de ser conhecedor do assunto

34 34 d) Gráfico de Pareto Visualiza através de um gráfico de barras verticais as categorias de um problema. Visualiza através de um gráfico de barras verticais as categorias de um problema.

35 35Exemplo Causas de paradas constantes de uma linha de revestimento têxtil Causas de paradas constantes de uma linha de revestimento têxtil

36 36 e) Plano de ação Também conhecido como 5W2H Também conhecido como 5W2H

37 37 Também conhecido como 5W2H Também conhecido como 5W2H WhatO que? WhoQuem? WhenQuando? WhereOnde? WhyPor que? HowComo? How muchQuanto custa?

38 38 Círculo de Controle de Qualidade 4-8 pessoas; 4-8 pessoas; 5 ferramentas; 5 ferramentas; Líder; Líder; Reunião quinzenal de no máximo 1 hora; Reunião quinzenal de no máximo 1 hora; Premiação aos grupos: viagens técnicas, troféus, etc; Premiação aos grupos: viagens técnicas, troféus, etc; Trabalho em equipe; Trabalho em equipe; Melhora da qualidade de vida. Melhora da qualidade de vida.

39 39 Ouvindo o cliente Qual opinião do cliente em relação ao produto Qual opinião do cliente em relação ao produto Cliente não é fiel Cliente não é fiel Estatísticas: 76% dos clientes não retornam a uma organização ao mau atendimento Estatísticas: 76% dos clientes não retornam a uma organização ao mau atendimento

40 40 Formas de ouvir Pesquisa de satisfação Pesquisa de satisfação Reunião com clientes Reunião com clientes Canal aberto (SAC) Canal aberto (SAC) Clientes do concorrente Clientes do concorrente

41 41 Modelo de Formulário

42 42 Fornecedor: o parceiro para o sucesso Ganha/ganha Ganha/ganha Compromisso Compromisso Pontualidade Pontualidade Transparência Transparência Eventos do presente e futuro da empresa (pelo menos anual) Eventos do presente e futuro da empresa (pelo menos anual) Opinião dos clientes em reação aos injumos Opinião dos clientes em reação aos injumos

43 43 Credenciamento e avaliação de fornecedores Estoque alto e dinheiro empatado; Estoque alto e dinheiro empatado; Ter cadastro; Ter cadastro; Avaliação pelos fornecedores (trimestral) Avaliação pelos fornecedores (trimestral)

44 44 Avaliando o fornecedor

45 45

46 46 Ouvindo a sociedade Incentivar funcionários à atividades sociais; Incentivar funcionários à atividades sociais; Compromisso com o meio ambiente. Compromisso com o meio ambiente.

47 47 Planos e metas Plano anual - detalhe plano médio e longo prazo Plano anual - detalhe plano médio e longo prazo Plano médio prazo – (3 anos) metas para longo prazo Plano médio prazo – (3 anos) metas para longo prazo Plano longo prazo – (prevê 5 a 10 anos meta) Plano longo prazo – (prevê 5 a 10 anos meta)

48 48 Planejar (plano pelas diretrizes) Meta definida? Meta definida? Meta => objetivo gerencial, valor, prazo. Meta => objetivo gerencial, valor, prazo. Diretriz = meta + medidas Diretriz = meta + medidas Desdobrar diretriz Desdobrar diretriz Controlar a meta: formulário QCAMS (qualidade, custo, atendimento, moral, segurança). Controlar a meta: formulário QCAMS (qualidade, custo, atendimento, moral, segurança). Plano de ação simplificado Plano de ação simplificado

49 49 EX) Plano de ação simplificado

50 50 Ações Corretivas e Preventivas Corretivas: Corretivas: Elimina anomalias (Não-conformidades) não prevista; Elimina anomalias (Não-conformidades) não prevista; Preventivas: Preventivas: Pode ser prevista através dos dados das corretivas Pode ser prevista através dos dados das corretivas

51 51 Relatório de Não-conformidade

52 52 Relatório de Ação Preventiva

53 53 Abrangência da GQT Norma ISO 9000; Norma ISO 9000; Método Seis Sigma; Método Seis Sigma; Prêmio Nacional de Qualidade. Prêmio Nacional de Qualidade.

54 54 Bibliografia VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total – Uma Abordagem Prática. Campinas: Alínea, VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total – Uma Abordagem Prática. Campinas: Alínea,


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