A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008

2 [ 2 ] O que é ética? A ética define o que deve ser valorizado e o que não deve ser valorizado A ética define o que é certo e o que é errado O que existe: éticas diferentes – só isso

3 [ 3 ] Nós conhecemos o Brasil? Nós realmente conhecemos o Brasil? O Brasil que achamos que ele é versus O que o Brasil realmente é

4 [ 4 ] Nós conhecemos o Brasil? Classe AB: somente 14% do Brasil Classe C: 37% Classe DE: 49% do Brasil – a grande maioria de nosso país Analfabetos: 9% Até 4ª série: 25% De 5ª a 8ª: 23% Ensino médio: 31% Superior ou mais: 12% 57%

5 [ 5 ] Uma pessoa conhece bem o Brasil Roberto Da Matta (ou o Alexis de Tocqueville brasileiro)

6 [ 6 ] O que é original A antropologia de Roberto Da Matta (ou o Alexis de Tocqueville brasileiro) Números, estatísticas, métodos quantitativos... +

7 [ 7 ] Jeitinho (Lívia Barbosa) Você sabe com quem está falando? Hierarquia Espaço público Fatalismo Familismo Punições ilegais (Roberto Kant de Lima) Sexualidade Paternalismo estatal Cor e raça (única exceção no que tange à educação) Alguns temas damattianos O que une todos estes temas é a ética e a educação formal

8 Os resultados Nota metodológica: - A pesquisa representa o Brasil adulto entrevistas - amostra probabilística

9 [ 9 ] Desembargadores empregam parentes Políticos empregam parentes Empresas familiares entram em crise, mas continuam familiares Quem fica rico, acaba melhorando toda a família – vejam-se os jogadores de futebol TODOS TEMOS MUITOS EXEMPLOS DISSO A ética familista

10 [ 10 ] Familista; muito, muito C, D e E

11 [ 11 ] Em algumas coisas a mentalidade é da Idade Média Qual o seu destino? A cigana leu o seu destino? Nada é problema, o destino existe e depende de Deus

12 [ 12 ] Fatalista: o destino nas mãos de Deus C, D e E

13 [ 13 ] O brasileiro é aparentemente liberal Página 154 do livro: beijo gay gera confusão em shopping Sexualidade: na teoria, a prática é outra

14 [ 14 ] Sexualmente conservador

15 [ 15 ] Sexualmente conservador

16 [ 16 ] Treinamento da polícia versus Comportamento real da polícia Sabem por que a diferença? A polícia faz o que a população aprova E o seu treinamento foi elaborado por pessoas com superior completo A ética da violência

17 [ 17 ] Olho por olho, dente por dente

18 [ 18 ] Olho por olho, dente por dente

19 [ 19 ] Os brasileiros têm os governantes que merecem? Muitas vezes a classe AB acha que não tem os governantes que merece Mas AB é minoria Os políticos representam o Brasil

20 [ 20 ] Jeitinho: ante-sala da corrupção

21 [ 21 ] Jeitinho: ante-sala da corrupção C, D e E

22 [ 22 ] Olha o patrimonialismo aí gente

23 [ 23 ] Nem tão cedo serão privatizadas: Petrobras Banco do Brasil Caixa Econômica Federal Saibam por quê A privatização

24 [ 24 ] O Brasil é estatizante

25 [ 25 ] De onde vem o Brasil estatizante C, D e E

26 [ 26 ] Contra o mercado

27 [ 27 ] A classe baixa é anti-liberal

28 [ 28 ] Governador afirma que será enérgico Motivo: havia autoridades no trem bala Polícia afirma que bandidos só atiraram porque não sabiam que havia autoridades no trem E a chegada da seleção brasileira ao Brasil após a conquista da copa de 1994? Vocês se lembram? O trem bala do Rio

29 [ 29 ] Você sabe com quem está falando?

30 [ 30 ] Você sabe com quem está falando?

31 [ 31 ] O preconceito estatístico Dois tipos de preconceito

32 [ 32 ] Preconceito de cor

33 [ 33 ] Preconceito de cor

34 [ 34 ] Preconceito de cor

35 [ 35 ] Preconceito de cor

36 [ 36 ] O preconceito normativo Dois tipos de preconceito

37 [ 37 ] Preconceito de cor

38 [ 38 ] Mas como a cor não pega mulata, mulata quero teu amor

39 [ 39 ] Os mais preconceituosos: os brancos se misturam menos

40 [ 40 ] Os mais preconceituosos: há politicamente correto?

41 [ 41 ] Isso tudo junto... Estatista Hierárquica A favor do jetinho Patrimonialista !? Familista

42 Alguns capítulos à parte: mulheres e homens; gerações; regiões do Brasil

43 [ 43 ] Mulheres e homens A guerra dos sexos

44 [ 44 ] Sexo: as mulheres são mais conservadoras

45 [ 45 ] Os jovens são mais liberais Algumas diferenças entre gerações

46 [ 46 ] Algumas diferenças entre gerações: os jovens são mais liberais

47 [ 47 ] As regiões do Brasil O Nordeste em um extremo: a região mais pré-moderna – mais ou menos 27% da população Brasileira O Sudeste: tem de tudo, uma enorme massa de classe baixa Sul: a região menos atrasada, porém, com apenas 16% da população brasileira – menos atrasada não é um grande elogio

48 [ 48 ] As regiões do Brasil

49 Algumas conclusões

50 [ 50 ] A desigualdade de mentalidade

51 [ 51 ] 190 milhões em ação Família: Força conservadora Religião: Força conservadora Sistema escolar: Também atinge a todos Mercado de trabalho

52 [ 52 ] A escolarização no Brasil e no mundo A Grã-Bretanha em 1876: 19% da população adulta não conseguia assinar o nome Taxa de alfabetização: Londres em 1600: 78% NY em 1700: 84% 1700: -EU continental protest: 40-45% -EU continental católica: 20-30% Holanda em 1800: 70% Castilha em 1800: 15%

53 [ 53 ] Um exemplo histórico: o censo de 1871 na Prússia Was Weber wrong? Sascha O. Becker e Ludger Wossmann

54 [ 54 ] A escolaridade hoje

55 [ 55 ] A escolaridade hoje

56 [ 56 ] Aristóteles, um gênio à frente de seu tempo pobres classe média Escolarização Muda a forma de as pessoas verem o mundo

57 [ 57 ] O Governo Estadual em ação Compreender o outro: São visões de mundo diferentes Não é uma doutrina arraigada Depende da escolaridade (A força da diferença) A mudança: É social É lenta É um novo acordo básico Todos ganhariam Uma população mais educada facilita a ação coletiva

58 Obrigado

59 Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008

60 [ 60 ] Efeito de desejabilidade social (social desirability effect) O respondente quer agradar à sociedade O entrevistador representa a sociedade Então o respondente tende a dar as respostas de acordo com o que ele acha que agrada ao entrevistador Respostas politicamente corretas?

61 [ 61 ] 1) Outros estudos indicam a mesma coisa 2) A metodologia de fazer várias perguntas 3) O resultado quanto ao racismo, aborto, drogas... 4) As perguntas são específicas ao Brasil 5) Existem outras variáveis influenciadas pela escolaridade 6) Evidências comportamentais de massas 7) O efeito da educação 8) Mesmo assim... Porque isto não aconteceu

62 [ 62 ] Outros estudos indicam a mesma coisa Theodore Adorno: personalidade autoritária, escala F; Seymour Martin Lipset, Political Man Gino Germani sobre a Argentina Gabriel Almond e Sidney Verba, Civic Culture Alex Inkeles e David Horton Smith, Becoming Modern Transparência Internacional

63 [ 63 ] Outros estudos indicam a mesma coisa

64 [ 64 ] Outros estudos indicam a mesma coisa

65 [ 65 ] Outros estudos indicam a mesma coisa Transparência Internacional

66 [ 66 ] Várias perguntas que medem o mesmo conceito A pesquisa tem muitas perguntas para poucas conclusões É a maneira mais correta de se fazer pesquisas Há inúmeras perguntas que mensuram o mesmo conceito ou conceitos correlacionados Se em algumas perguntas o respondente agir de acordo com a desejabilidade social É improvável que faça o mesmo em todas as perguntas No caso de A Cabeça do Brasileiro, todas as variações foram na mesma direção

67 [ 67 ] Outros resultados da mesma pesquisa O resultado sobre o preconceito de cor Defender o aborto é politicamente correto? Defender a liberação das drogas é politicamente correto?

68 [ 68 ] Perguntas específicas ao Brasil Você é contra ou a favor de seguir a lei? – Isso não foi perguntado O que é politicamente correto? Afirmar que furar a fila é favor, jeitinho ou corrupção? Afirmar que se deve chamar o patrão por senhor ou por você? Afirmar que o destino está nas mãos de Deus ou que não há destino? Afirmar que as calçadas devem ser ocupadas pelos camelôs ou o inverso disso? O exemplo do pré-teste da pesquisa

69 [ 69 ] A escolariade está correlacionada com várias coisas Quanto maior a escolaridade, maior a renda: Carlos Langoni, Ricardo Paes e Barros, Marcelo Neri e outros Quanto maior a escolaridade, maior a produtividade no trabalho: qualquer escola de administração no Brasil e no mundo Quanto maior a escolaridade, mais conhecimentos específicos a pessoa tem (geografia, história, língua materna, etc.) Por que não haveria então correlação entre escolariade e valores sociais? E ética?

70 [ 70 ] Evidências comportamentais de massas Eu conheço uma pessoa que... Trata-se de estatística! Vote and Equality de Sidney Verba e outros mostra que a participação cívica e política está correlacionada com a escolaridade Grandes movimentos políticos no Brasil: Anistia Diretas já Impeachment E as greves do ABC: Lênin responde

71 [ 71 ] O efeito da educação A educação não teria efeito sobre os valores? Mundo mítico X mundo histórico Soluções mágicas X soluções metódicas Religiosidade X secularismo Visão coletivista X visão individualista

72 [ 72 ] Mesmo assim... Depois de tudo isso, vamos aceitar – mesmo assim – que os respondentes de escolaridade mais alta se comportaram de forma politicamente correta O que isto significa?

73 Obrigado


Carregar ppt "Governo do Estado do Espírito Santo 27 de fevereiro de 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google