A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia Grupo de Trabalho Sustentabilidade nos Transportes Outubro/ 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia Grupo de Trabalho Sustentabilidade nos Transportes Outubro/ 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia Grupo de Trabalho Sustentabilidade nos Transportes Outubro/ 2010

2 Situação atual

3

4 Gráfico 4. – Contribuição dos Setores Sócio-Econômicos nas Emissões do Uso de Energia pelo Município de São Paulo, em 2003 (%)

5 Tabela 1 - Emissões do Município de São Paulo, por gás e em GWP GEEFonteGg CH 2 eq % Emissóes de Metano Resíduos Sólidos 3696,0023,48 Esgotos e Efluentes 7,400,05 Emissões Fugitivasver nota Agropecuário 0,780,00 Subtotal3.704,1823,54 Emissões de Dióxido de Carbono Geração Elétrica 1.326,528,43 Indústria 745,634,74 Transporte Rodoviário7.648,8448,60 gasolina393825,02 GNV249,951,59 Diesel3460,8921,99 Transporte Aeroviário 964,106,13 Residencial 988,536,28 Comercial 264,221,68 Uso não Energ. 44,850,29 Agropecuário 2,840,02 Uso do Solo 51,380,33 Subtotal12.034,0676,46 Total Geral15.738,24100,00 Nota: a Comgás informou não haver perdas de gás natural na distribuição deste energético e, portanto, as emissões fugitivas em São Paulo são consideradas nulas. Fonte: SVMA - jul/2005

6 MODO VIAGENS (x 1.000)% % % % % Coletivo , , , , ,5 Individual , , , , ,5 Bicicleta 710,31080,41620,53040,8 A pé , , , ,1 TOTAL , , , ,0 Fonte: Metrô-Pesquisas OD 1967/1977/1987/1997 e 2007 Pesquisa Origem/Destino

7

8

9

10

11 Propostas para os sistemas de alta e média capacidade de transporte público

12 Suzano Grajaú Rio Grande da Serra Francisco Morato Mauá Guaianazes Luz Brás 8 Paraíso São Mateus Jabaquara Capão Redondo Santo André Alto do Ipiranga Tucuruvi Paulista Palmeiras Barra Funda Lapa Corinthians-Itaquera EL São Caetano Tamanduateí Vila Sônia Pinheiros Jurubatuba Santo Amaro P.Altino V.Madalena Itapevi Adolfo Pinheiro REDE METROFERROVIÁRIA Cidade Tiradentes Jundiaí Amador Bueno Osasco Butantã 17 Morumbi Vila Prudente

13 T.V. Olímpia T.Á.Espraiada T.S.Amaro T. Guarapiranga T.J.Ângela T. Capelinha T. C Limpo T.C.Redondo T. C.Limpo 6,0 km 4,0 km 5,0 km 11,0 km 5,5 km 2,5 km T. João Dias T. Vila Sônia Linha 1 Monotrilho Linha 2 Monotrilho Linha 3 Monotrilho Linha 4 Monotrilho Linha 5 Monotrilho Estação Monotrilho Terminais Projetados Terminais Existentes Pátios de Manobra Linha 9 CPTM Linha 5 Metrô Linha 4 Metrô Linha 2 Metrô REDE PROPOSTA PELA SPTRANS

14 Propostas e recomendações ao Comitê

15 Alternativas Energéticas ao Diesel de Petróleo e Ganhos Ambientais com a Renovação de Frota (SPTrans) Melhorias para o Transporte não motorizado: –Prioridade para intervenções no espaço público com foco nos pedestres e ciclistas. –Viabilizar a integração da bicicleta com os outros modais de transporte –Garantir a implantação do Plano Cicloviário da SMT – 58 Km até 2012 –Expansão dos bicicletários e paracíclos junto a equipamentos de transporte público e edifícios públicos. –Estudo de Caso: articulação entre os projetos de transporte cicloviário previstos na região Oeste: - Ciclovia da Marginal do Rio Pinheiros – 2ª etapa em implantação - Ciclovia da Avenida Eliseu de Almeida – Em projeto - Ampliação da Ciclofaixa de Lazer até o Parque Villa Lobos – Em estudo

16 Melhorias operacionais na gestão do sistema de transporte público - Racionalização do sistema de transporte coletivo (ônibus) - Identificar novas intervenções viárias ou operacionais nos gargalos dos corredores de ônibus Quantificar o uso de energia e redução das emissões de GEE nos projetos da SMT: - Requalificação da política de estacionamento no bairro de Moema - Intervenções viárias nos corredores de ônibus com gargalos. Exemplo: ampliação da parada Faria Lima do corredor Rebouças

17 Redução dos deslocamentos individuais motorizados - Priorização do transporte coletivo e do transporte não motorizado - Parceria com iniciativa privada para estimular as empresas a desenvolverem programas de Mitigação e Inventário de GEE, através de isenção de Impostos (previstos na Lei de Mudanças climáticas do município de SP). Incentivo ao deslocamento alternativo sustentável - Programas que visam informar o cidadão sobre meios alternativos, uso de bicicleta... - Incentivar o varejo, empresa e comércio a desenvolverem bicicletários e incentivarem seus clientes a utilizarem esse meio - Desenvolvimento de planos de Mobilidade em toda a Prefeitura. - Criação de um site que integre todos os sistemas de transportes


Carregar ppt "Comitê Municipal de Mudanças do Clima e Ecoeconomia Grupo de Trabalho Sustentabilidade nos Transportes Outubro/ 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google