A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cuidando Uns dos Outros Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João 2:12-14 e Mateus 28:18-20. Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cuidando Uns dos Outros Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João 2:12-14 e Mateus 28:18-20. Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Cuidando Uns dos Outros Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João 2:12-14 e Mateus 28: Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João 2:12-14 e Mateus 28:18-20.

4 Na Bíblia há várias metáforas usadas para descrever a Igreja de Jesus: edifício de Deus, noiva de Cristo, lavoura de Deus, Videira e os ramos, mas há uma descrição que não é uma metáfora, que representa aquilo que realmente somos - FAMÍLIA DE DEUS. Na Bíblia há várias metáforas usadas para descrever a Igreja de Jesus: edifício de Deus, noiva de Cristo, lavoura de Deus, Videira e os ramos, mas há uma descrição que não é uma metáfora, que representa aquilo que realmente somos - FAMÍLIA DE DEUS.

5 DISCIPULADO É CRIAÇÃO DE DEUS. DISCIPULADO É CRIAÇÃO DE DEUS. Veremos quatro verdades a respeito do discipulado: Veremos quatro verdades a respeito do discipulado:

6 1ª VERDADE: 1. Discipulado foi concebido por Deus para conduzir cada membro da sua família a maturidade.

7 Deus concebeu a sua Igreja (família), de tal forma que cada novo membro da célula tenha alguém que cuide dele; Deus concebeu a sua Igreja (família), de tal forma que cada novo membro da célula tenha alguém que cuide dele; Que o ajude a crescer espiritualmente; Que o ajude a crescer espiritualmente; Ambos cuidam mutuamente um do outro; Ambos cuidam mutuamente um do outro; Esse cuidado especial se chama Esse cuidado especial se chamaDISCIPULADO Deus concebeu a sua Igreja (família), de tal forma que cada novo membro da célula tenha alguém que cuide dele; Deus concebeu a sua Igreja (família), de tal forma que cada novo membro da célula tenha alguém que cuide dele; Que o ajude a crescer espiritualmente; Que o ajude a crescer espiritualmente; Ambos cuidam mutuamente um do outro; Ambos cuidam mutuamente um do outro; Esse cuidado especial se chama Esse cuidado especial se chamaDISCIPULADO

8 F Efésios 4:11-13 Foi ele quem deu dons às pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da Igreja. 12 Ele fez isso para PREPARAR O POVO DE DEUS PARA O SERVIÇO CRISTÃO, a fim de construir o corpo de Cristo. 20 Desse modo TODOS NÓS chegaremos a ser um só na fé e no conhecimento do Filho de Deus. E assim seremos PESSOAS MADURAS E ALCANÇAREMOS A ALTURA ESPIRITUAL DE CRISTO. BASE BÍBLICA

9 F 1 João 2:12,14a Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados, por causa de Cristo...porque conhecem o Pai. F 1 João 2:14c Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno. F 1 João 2:13a Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. TODOS DEVEM SER CONDUZIDOS A MATURIDADE EM CRISTO. F 1 João 2:12,14a Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados, por causa de Cristo...porque conhecem o Pai. F 1 João 2:14c Escrevo a vocês, jovens, porque são fortes. A mensagem de Deus vive em vocês, e vocês já venceram o Maligno. F 1 João 2:13a Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. TODOS DEVEM SER CONDUZIDOS A MATURIDADE EM CRISTO. NA FAMÍLIA DE DEUS TEMOS:

10 DEFINIÇÃODEFINIÇÃO DISCIPULADOR : Alguém que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do outro. DISCIPULADOR : Alguém que é responsável pelo crescimento e desenvolvimento do outro.

11 F 1 Timóteo 1:2 Escrevo a você, Timóteo, meu VERDADEIRO FILHO NA FÉ. Que a graça, a misericórdia e a paz de Deus, o Pai, e de Cristo Jesus, o nosso Senhor, estejam com você! BASE BÍBLICA

12 F Filipenses 2:22 E vocês sabem muito bem como Timóteo provou o seu valor. Ele e eu, como se fôssemos FILHO E PAI, TEMOS TRABALHADO JUNTOS no serviço do evangelho. F Tito 1:4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum... F Filipenses 2:22 E vocês sabem muito bem como Timóteo provou o seu valor. Ele e eu, como se fôssemos FILHO E PAI, TEMOS TRABALHADO JUNTOS no serviço do evangelho. F Tito 1:4 a Tito, meu verdadeiro filho em nossa fé comum... BASE BÍBLICA

13 2ª VERDADE: 2. Deus deseja que cada membro da sua família se torne corresponsável pelo crescimento de outro membro. 2. Deus deseja que cada membro da sua família se torne corresponsável pelo crescimento de outro membro.

14 DEFINIÇÃODEFINIÇÃO DISCIPULADOR: Alguém com a responsabilidade de dar a proporção apropriada de alimento espiritual para o outro no devido tempo.

15 BASE BÍBLICA F LUCAS 12:42 QUEM É, POIS, O MORDOMO FIEL E PRUDENTE, A QUEM O SENHOR CONFIARÁ OS SEUS CONSERVOS PARA DAR-LHES O SUSTENTO A SEU TEMPO? F LUCAS 12:42 QUEM É, POIS, O MORDOMO FIEL E PRUDENTE, A QUEM O SENHOR CONFIARÁ OS SEUS CONSERVOS PARA DAR-LHES O SUSTENTO A SEU TEMPO?

16 DEFINIÇÃODEFINIÇÃO DISCIPULADOR: Alguém que se compromete em responder por outra pessoa, que é co- responsável pela falta (negligência) do outro.

17 DEFINIÇÃO DE DISCIPULADO BELA IMAGEM!

18 3ª VERDADE: 3. O discipulado verdadeiro exige morte.

19 DESAFIODESAFIO F Lucas 14:26-27 Aquele que quer me seguir não pode ser meu discípulo SE não me amar mais do que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs, e a si mesmo. Quem não CARREGAR A SUA CRUZ (morrer como eu vou morrer – NTLH) e não me seguir não pode ser meu discípulo. F Lucas 14:26-27 Aquele que quer me seguir não pode ser meu discípulo SE não me amar mais do que ao seu pai, à sua mãe, à sua esposa, aos seus filhos, aos seus irmãos, às suas irmãs, e a si mesmo. Quem não CARREGAR A SUA CRUZ (morrer como eu vou morrer – NTLH) e não me seguir não pode ser meu discípulo.

20 DESAFIODESAFIO F Mateus 10:39 Quem se esforçar para conservar a sua vida VAI PERDÊ-LA. E quem perder a sua vida por minha causa vai ACHÁ-LA (NVI). F (NTLH) Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira. F Mateus 10:39 Quem se esforçar para conservar a sua vida VAI PERDÊ-LA. E quem perder a sua vida por minha causa vai ACHÁ-LA (NVI). F (NTLH) Quem procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo, porque é meu seguidor, terá a vida verdadeira.

21 F João 12:24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se um grão de trigo não for lançado na terra e não MORRER, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, DARÁ MUITO TRIGO. F Lucas 14:28-33 Precisamos calcular o preço. 33 Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem. F João 12:24 Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Se um grão de trigo não for lançado na terra e não MORRER, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, DARÁ MUITO TRIGO. F Lucas 14:28-33 Precisamos calcular o preço. 33 Assim nenhum de vocês pode ser meu discípulo se não deixar tudo o que tem.DESAFIODESAFIO

22

23 4ª VERDADE: 4. Jesus nos deu a ordem para fazermos discípulos.

24 F Mateus 28:18-20 Então Jesus chegou perto deles e disse: Deus me deu todo o poder no céu e na terra. 19 Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo 20 e ensinando-os a OBEDECER a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos. BASE BÍBLICA

25 Fazer discípulos é bem diferente do que fazer convertidos ou simpatizantes; Fazer discípulos é bem diferente do que fazer convertidos ou simpatizantes; Fazer discípulos é ensinar o novo convertido a a tudo o que Jesus ordenou ; Fazer discípulos é ensinar o novo convertido a OBEDECER a tudo o que Jesus ordenou ; Você tem obedecido a tudo o que Cristo ordenou? (todos somos modelos); Você tem obedecido a tudo o que Cristo ordenou? (todos somos modelos); Nós não podemos conduzir outros para onde não fomos. Nós não podemos conduzir outros para onde não fomos. Fazer discípulos é bem diferente do que fazer convertidos ou simpatizantes; Fazer discípulos é bem diferente do que fazer convertidos ou simpatizantes; Fazer discípulos é ensinar o novo convertido a a tudo o que Jesus ordenou ; Fazer discípulos é ensinar o novo convertido a OBEDECER a tudo o que Jesus ordenou ; Você tem obedecido a tudo o que Cristo ordenou? (todos somos modelos); Você tem obedecido a tudo o que Cristo ordenou? (todos somos modelos); Nós não podemos conduzir outros para onde não fomos. Nós não podemos conduzir outros para onde não fomos.

26 RELACIONAMENTO DISCIPULADOR/DISCÍPULO Cada um treina, após ter sido treinado por outro! Cada um treina, após ter sido treinado por outro! Ex.: Avô - Pai - filho Professor - aluno (futuro professor) Ex.: Avô - Pai - filho Professor - aluno (futuro professor)

27 DISCIPULADO NA BÍBLIA X JESUS com os doze. X BARNABÉ com Paulo (Um dos 70) X PAULO com TIMÓTEO X 2 Timóteo 2:2 Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros. X JESUS com os doze. X BARNABÉ com Paulo (Um dos 70) X PAULO com TIMÓTEO X 2 Timóteo 2:2 Tome os ensinamentos que você me ouviu dar na presença de muitas testemunhas e entregue-os aos cuidados de homens de confiança, que sejam capazes de ensinar outros.

28 DISCIPULADO NA BÍBLIA F Elias F Eliseu F Escola de profetas de Eliseu F Elias F Eliseu F Escola de profetas de Eliseu F Moisés F Josué e Calebe F Maldade dos filhos de Eli 1 Samuel 2.12,13 e 17. Qual foi o problema?

29 RELACIONAMENTO DISCIPULADOR/DISCÍPULO O RELACIONAMENTO DISCIPULADOR / DISCÍPULO É MUITO EFICIENTE PARA UNIR UM NOVO MEMBRO A UMA PESSOA ESPECIAL QUE O AJUDARÁ CRESCER ESPIRITUALMENTE E A SERVIR NUMA CÉLULA. O RELACIONAMENTO DISCIPULADOR / DISCÍPULO É MUITO EFICIENTE PARA UNIR UM NOVO MEMBRO A UMA PESSOA ESPECIAL QUE O AJUDARÁ CRESCER ESPIRITUALMENTE E A SERVIR NUMA CÉLULA.

30 F CADA NOVO MEMBRO DE SUA CÉLULA PRECISA DE UM DISCIPULADOR. VOCÊ FOI CHAMADO PARA ASSUMIR ESSE MINISTÉRIO! RELACIONAMENTO DISCIPULADOR/DISCÍPULO

31 RELEMBRANDO:RELEMBRANDO: 1. Discipulado foi concebido por Deus para conduzir cada membro da sua família a maturidade. 2. Deus deseja que cada membro da sua família se torne corresponsável pelo crescimento de outro membro. 3. O discipulado verdadeiro exige morte. 4. Jesus nos deu a ordem para fazermos discípulos, não convertidos ou simpatizantes. 1. D iscipulado foi concebido por Deus para conduzir cada membro da sua família a maturidade. 2. D eus deseja que cada membro da sua família se torne corresponsável pelo crescimento de outro membro. 3. O discipulado verdadeiro exige morte. 4. J esus nos deu a ordem para fazermos discípulos, não convertidos ou simpatizantes.

32 CONCLUSÃOCONCLUSÃO 1. O discipulado verdadeiro exige morte, Jesus deixou isso muito claro em Lucas 14:26-27 Aquele que quer me seguir não pode ser meu discípulo SE não me amar... mais que a si mesmo. Quem não CARREGAR A SUA CRUZ e não me seguir não pode ser meu discípulo. Você é um discípulo de Jesus ou faz parte da multidão descompromissada que só busca bênçãos? Ninguém pode ser discípulo de Jesus sem estar comprometido com o seu projeto. 1. O discipulado verdadeiro exige morte, Jesus deixou isso muito claro em Lucas 14:26-27 Aquele que quer me seguir não pode ser meu discípulo SE não me amar... mais que a si mesmo. Quem não CARREGAR A SUA CRUZ e não me seguir não pode ser meu discípulo. Você é um discípulo de Jesus ou faz parte da multidão descompromissada que só busca bênçãos? Ninguém pode ser discípulo de Jesus sem estar comprometido com o seu projeto.

33 CONCLUSÃOCONCLUSÃO 2. Discipulado é o projeto mais fascinante desta vida, envolve pegar um diamante bruto novo convertido e moldá-lo para que reflita a beleza do seu Criador. Lembre-se, você não pode conduzir outros para onde você não foi, portanto, precisamos morrer para nós a fim de que a vida de Cristo seja gerada em nós e nos nossos filhos na fé. Envolva-se nesse projeto de Deus! 2. Discipulado é o projeto mais fascinante desta vida, envolve pegar um diamante bruto novo convertido e moldá-lo para que reflita a beleza do seu Criador. Lembre-se, você não pode conduzir outros para onde você não foi, portanto, precisamos morrer para nós a fim de que a vida de Cristo seja gerada em nós e nos nossos filhos na fé. Envolva-se nesse projeto de Deus!


Carregar ppt "Cuidando Uns dos Outros Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João 2:12-14 e Mateus 28:18-20. Texto Base: 1 Timóteo 1:2; 2 Timóteo 2:2; 1 João."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google