A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Getúlio Vargas. Brasil – década de 1920 1ª Guerra Mundial: desestabiliza a venda de café brasileiro; Desenvolvem-se fábricas; Aumenta a população urbana;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Getúlio Vargas. Brasil – década de 1920 1ª Guerra Mundial: desestabiliza a venda de café brasileiro; Desenvolvem-se fábricas; Aumenta a população urbana;"— Transcrição da apresentação:

1 Getúlio Vargas

2 Brasil – década de ª Guerra Mundial: desestabiliza a venda de café brasileiro; Desenvolvem-se fábricas; Aumenta a população urbana; Aumenta a insatisfação em relação ao governo; Mas por que há essa insatisfação em relação ao governo? As classes urbanas começam a ficar descontentes com um governo agrário que não dá conta de resolver os problemas provocados pelo contexto mundial. Agora imagine o que aconteceria, caso houvesse uma outra crise, como uma queda da bolsa de valores...

3 O Tenentismo Movimento político-militar que pretendia conquistar o poder e fazer reformas na sociedade, moralizando a política; Limites: tinham restrições quanto a participação do povo. Revolta do Forte de Copacabana ou Os 18 do Forte (05 de julho 1922); Revolta de 1924 – São Paulo (05 de julho de 1924); Coluna Prestes (de 1924 a 1926); LEMBRE-SE! Em 1922 também houve a Semana de Arte Moderna, que pretendia abrasileirar o Brasil, nas palavras de Mário de Andrade.

4 A ERA VARGAS Quebra da bolsa de Valores de Nova York: desestabiliza a economia e a política cafeeira do Brasil. As lideranças de MG e SP se desentendem na indicação à presidência: Júlio Prestes (SP) e Antônio C. R. de Andrade (MG); A oposição aproveita, surge a Aliança Liberal (RS, PB e MG) que indica Getúlio Vargas e João Pessoa; Todos os oposicionistas apoiaram a aliança (oposicionistas, tenentes, comunistas, classe média, etc) Júlio Prestes vence as eleições, com a força do coronelismo;

5 A.C.R. de Andrade: Façamos a revolução, antes que o povo a faça! A.C.R. de Andrade: Façamos a revolução, antes que o povo a faça! João Pessoa é assassinado! Diante da tragédia e da comoção pública, oposição usa o fato como bandeira de revolta! A luta armada tomou RS, MG, PB e PE; Os militares no RJ depuseram Washington Luís em 24 de outubro de 1930.

6 Governo Provisório ( ) Suspende a Constituição de 1891; Suspende a Constituição de 1891; Fecha o Congresso Nacional e assembléias; Fecha o Congresso Nacional e assembléias; Indica interventores para os governos estaduais; Indica interventores para os governos estaduais; Por quê? Por quê? Diminuir o poder do coronelismo... Diminuir o poder do coronelismo...

7 Revolta de São Paulo (1932) SP quer voltar ao poder e está descontente com o Interventor escolhido; Exigiam convocação de Assembléia Constituinte; Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo morreram em manifestação contra o governo, surgia a sigla MMDC; São derrotados em 3 meses, mas Vargas confirma a elaboração de nova Constituição.

8 Constituição de 1934 Voto: Secreto, estendido às mulheres; mas continuavam sem direito: analfabetos, mendigos, militares, etc. Voto: Secreto, estendido às mulheres; mas continuavam sem direito: analfabetos, mendigos, militares, etc. Direitos Trabalhistas: salário mínimo, 8 horas de jornada de trabalho, proibição do trabalho para menores de 14 anos, férias anuais, indenização na demissão sem justa causa, etc. Direitos Trabalhistas: salário mínimo, 8 horas de jornada de trabalho, proibição do trabalho para menores de 14 anos, férias anuais, indenização na demissão sem justa causa, etc. Nacionalismo econômico: proteção das riquezas naturais, capazes de auxiliar no crescimento do país; Nacionalismo econômico: proteção das riquezas naturais, capazes de auxiliar no crescimento do país; Definiu que após a promulgação, o 1º presidente seria escolhido de forma indireta. Assim, Vargas saiu vitorioso. Definiu que após a promulgação, o 1º presidente seria escolhido de forma indireta. Assim, Vargas saiu vitorioso.

9 Governo Constitucional de Vargas Intentona Comunista (1935); Intentona Comunista (1935); Em 1937 começava a campanha eleitoral para a eleição à presidência em 1938; Em 1937 começava a campanha eleitoral para a eleição à presidência em 1938; O Plano Cohen é anunciado nos jornais e rádios, para trazer o pânico ao povo e Getúlio surge como o salvador do país; O Plano Cohen é anunciado nos jornais e rádios, para trazer o pânico ao povo e Getúlio surge como o salvador do país; Persegue seus opositores, censura a imprensa e fecha o congresso; Persegue seus opositores, censura a imprensa e fecha o congresso; Outorga a Constituição polaca; Outorga a Constituição polaca;

10 A CONSTITUIÇÃO DE 1937 Justificada pela ameaça comunista e pela busca da paz social; Justificada pela ameaça comunista e pela busca da paz social; Manteve alguns direitos sociais, como igualdade jurídica e a inviolabilidade do lar; Manteve alguns direitos sociais, como igualdade jurídica e a inviolabilidade do lar; O aumento do poder do executivo restringiu profundamente o direito de expressão e reunião; O aumento do poder do executivo restringiu profundamente o direito de expressão e reunião;

11 Economia e trabalho Investimentos nas indústrias de base, como a metalurgia e a siderurgia; Investimentos nas indústrias de base, como a metalurgia e a siderurgia; Os direitos dos sindicatos foram cancelados e ficaram subordinados ao governo; Os direitos dos sindicatos foram cancelados e ficaram subordinados ao governo; Os direitos sociais são controlados pelo Estado, criando uma cidadania regulada; Os direitos sociais são controlados pelo Estado, criando uma cidadania regulada; Em 1943 foi criada a CLT; Em 1943 foi criada a CLT; Modernização da máquina burocrática estatal. Modernização da máquina burocrática estatal.

12 Cultura Surge a sociedade de consumo e de massa ; Surge a sociedade de consumo e de massa ; O rádio transforma-se em um forte instrumento de entretenimento e propaganda do governo, através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda); O rádio transforma-se em um forte instrumento de entretenimento e propaganda do governo, através do DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda); O cinema de Hollywood ganha força, modelando comportamentos. O cinema de Hollywood ganha força, modelando comportamentos.

13 NACIONALISMO Criou uma massa popular nacional, voltada ao trabalho e a ordem; Criou uma massa popular nacional, voltada ao trabalho e a ordem; Ênfase no resgate à símbolos da cultura popular; Ênfase no resgate à símbolos da cultura popular; Grandes espetáculos eram organizados pelo DIP para mobilizar as massas e garantir a identificação nacional com o regime; Grandes espetáculos eram organizados pelo DIP para mobilizar as massas e garantir a identificação nacional com o regime; As escolas de samba surgem para mobilizar as populações pobres e exaltar a nação. O samba torna-se um símbolo nacional; As escolas de samba surgem para mobilizar as populações pobres e exaltar a nação. O samba torna-se um símbolo nacional; Durante o apoio aos EUA, o Brasil proíbe a língua alemã, italiana e japonesa. Durante o apoio aos EUA, o Brasil proíbe a língua alemã, italiana e japonesa.

14 Populismo: Populismo: sindicatos controlados pelo governo; sindicatos controlados pelo governo; escolas ensinam a educação nacionalista, para engrandecer os atos do seu governo; escolas ensinam a educação nacionalista, para engrandecer os atos do seu governo; Em 1939 Vargas cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda): Em 1939 Vargas cria o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda): controla os meios de comunicação, proibindo qualquer crítica à figura do presidente. controla os meios de comunicação, proibindo qualquer crítica à figura do presidente. Indústrias de base: Companhia Vale do Rio Doce e Companhia Siderúrgica Nacional; Indústrias de base: Companhia Vale do Rio Doce e Companhia Siderúrgica Nacional; Política Trabalhista: Criação da CLT (fica conhecido como pai dos pobres.) Política Trabalhista: Criação da CLT (fica conhecido como pai dos pobres.)

15 Resistência popular A malandragem configurou-se como uma alternativa ao discurso oficial, uma forma de impor sua própria cultura; A malandragem configurou-se como uma alternativa ao discurso oficial, uma forma de impor sua própria cultura; A resistência era garantida com as músicas, as charges, os cartoons, ou seja, o humor. A resistência era garantida com as músicas, as charges, os cartoons, ou seja, o humor.

16 A pausa do governo Vargas A vitória da democracia na 2ª GM contrastava com o governo ditatorial de Vargas; O governo então, fixa um prazo para eleições; Permite o pluripartidarismo: União Democrática Nacional; Partido Social Democrático, Partido Trabalhista Brasileiro, Partido Social Progressista e permite a legalização do Partido Comunista Brasileiro. Nas eleições, Gaspar Dutra (PTB-PSD) contava com o apoio de Vargas. Mas ao mesmo tempo, Vargas apoiava o queremismo

17 E era isso...


Carregar ppt "Getúlio Vargas. Brasil – década de 1920 1ª Guerra Mundial: desestabiliza a venda de café brasileiro; Desenvolvem-se fábricas; Aumenta a população urbana;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google