A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República do Café III Aula 19.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República do Café III Aula 19."— Transcrição da apresentação:

1 República do Café III Aula 19

2 Hermes da Fonseca (1910 – 1914) Revolta da Chibata – RJ
Marinheiros se revoltam contra os maus tratos – castigos físicos Líder: João Cândido

3 Contestado Revolta ocorrida numa região de disputa entre PR e SC
Miséria, messianismo religioso e luta pela terra José Maria Luta contra os fazendeiros

4 O Cangaço

5

6 Venceslau Brás ( ) Imigrantes europeus Conde Matarazzo

7 Greve de 1917 Operários (1932) Tarsila do Amaral Grevistas

8 Epitácio Pessoa (1919 – 1922) Execução de obras públicas ( contra a seca e ferrovias ) Criação da UFRJ Lei de repressão ao anarquismo (preocupado com o movimento operário)

9 1922 – Fundadores do PCB De pé da esquerda: Manoel Cendon, Joaquim Barbosa, Astrojildo Pereira, João da Costa Pimenta, Luis Peres e José Elias da Silva; sentados, da esquerda para a direita: Hermogênio Silva, Abílio de Nequete e Cristiano Cordeiro

10 Semana de Arte Moderna 1922 Teatro Municipal de São Paulo
Operários (Tarsila do Amaral 1933) Teatro Municipal de São Paulo

11 1922 Episódio dos 18 do Forte de Copacabana – Marco inicial do movimento tenentista no Brasil - Tentativa de impedir a posse do presidente Artur Bernardes 05/07/1922

12 22/07/1924 Rebelião Paulista (1924):
Tenentes tomam o poder de São Paulo, liderados por Isidoro Dias Lopes, por 22 dias, até a reorganização das tropas federais. Fogem para o Paraná onde se encontram com outro grupo de tenentes vindos do RS, liderados por Luís Carlos Prestes.

13 Coluna Prestes + ou mil km

14 O fim da República Velha: Governo Washington Luís 1926-1930
Manifestações de diversos setores abalam o poder do governo. Movimento operário. Movimento tenentista. A Revolução de 30: Crise de 29 abala poder econômico dos cafeicultores. Governo não tem como valorizar artificialmente o café. Rompimento do pacto do café-com-leite: era a vez de MG indicar o candidato, porém, SP indica o paulista Júlio Prestes para a sucessão do presidente Washington Luís.

15 MG + RS + PB formam a ALIANÇA LIBERAL com os candidatos Getúlio Vargas (RS) e João Pessoa (PB) para presidente e vice, respectivamente. Aliança liberal recebe apoio de alguns tenentes e classe média urbana, além de várias outras oligarquias dissidentes. Júlio Prestes vence eleição fraudulenta. Protestos contra o resultado das urnas tomam conta do país.

16 João Pessoa é assassinado na PB.
Agitação popular aumenta. Exército resolve depor o então presidente Washington Luís antes mesmo da posse de Júlio Prestes e entregar a presidência ao comandante em chefe da revolta, Getúlio Vargas.


Carregar ppt "República do Café III Aula 19."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google