A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA AS FASES DA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930 ) A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) CARACTERIZA-SE PELA PREDOMINÂNCIA DOS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA AS FASES DA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930 ) A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) CARACTERIZA-SE PELA PREDOMINÂNCIA DOS."— Transcrição da apresentação:

1

2 BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA

3 AS FASES DA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930 ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) CARACTERIZA-SE PELA PREDOMINÂNCIA DOS MILITARES REPÚBLICA DOS CORONÉIS ( ) – PERÍODO ONDE NOTA-SE A INFLUÊNCIA POLÍTICA DOS PRODUTORES DE CAFÉ, QUE ASSUMIRAM O PODER COM PRUDENTE DE MORAIS.

4 PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS DA REPÚBLICA DA ESPADA GOVERNO PROVISÓRIO CONSTITUIÇÃO REPUBLICANA PRIMEIRA REVOLTA DA ARMADA SEGUNDA REVOLTA DA ARMADA CRISE DO ENCILHAMENTO RENÚNCIA DE DEODORO REVOLUÇÃO FEDERALISTA

5 A REPÚBLICA DOS CORONÉIS PRINCIPAIS FATOS A SEREM ESTUDADOS A REPÚBLICA DO CAFÉ-COM-LEITE REVOLTAS URBANAS REVOLTAS RURAIS O MOVIMENTO OPERÁRIO O ANARQUISMO INDUSTRIALIZAÇÃO SEMANA DE ARTE MODERNA PARTICIPAÇÃO NA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

6 AS REVOLTAS RURAIS CANUDOS (BAHIA/ ) CONTESTADO (FRONTEIRA ENTRE O PARANÁ E STA. CATARINA /1912 – 1916) CANGAÇO (O BANDITISMO SOCIAL)

7 O CANGAÇO NO NORDESTE AS ORIGENS DO CANGAÇO NO NORDESTE: MISÉRIA, LAÇOS DE COMPADRIO ENTRE FAZENDEIRO E VAQUEIROS QUE SE TORNAM LAÇOS DE PROTEÇÃO MÚTUA

8 REVOLTAS URBANAS A REVOLTA DA VACINA (RIO DE JANEIRO / 1904 ) REVOLTA DA CHIBATA (1910)

9

10 A SEMANA DE ARTE MODERNA

11 A resposta conservadora à ousadia de Anita Malfati não demorou muito. Um pouco antes do Natal de 1917, Monteiro Lobato, num artigo publicado em O Estado de S.Paulo, desancou não só a exposição, como o futurismo, o cubismo, o impressionismo e todos os "ismos" da moda, dizendo-os produtos dos tempos decadentes, de cérebros deformados, afirmando que a única diferença das telas de Anita daquelas feitas nos manicômios, como terapia, é de a dos loucos era "arte sincera".

12 A SOCIEDADE DA REPÚBLICA VELHA A LUTA PELA AUTONOMIA FEMININA: O SURGIMENTO DAS MULHERES OPERÁRIAS COM- TRIBUIU NA LUTA PELA AUTONOMIA FEMININA. ELAS MOSTRAVAM QUE AS MULHERES DAS CIDA- DES PODIAM EXECUTAR OUTROS TRABALHOS ALÉM DAS TRADICIONAIS PROFISSÕES DE PROFESSORA E ENFERMEIRAS. OUTRO FATOR FUNDAMENTAL FOI O SURGIMENTO DO CINEMA NO BRASIL, EM PELOS FILMES, AS MULHE- RES COMEÇARAM A TOMAR CONTATO COM O MUNDO, DESCOBRIRAM UMA MULHER DINÂMICA, REFLEXO DE UMA SOCIEDADE MODERNA E INDUSTRIALIZADA. NA DÉCADA DE 30, FINALMENTE, AS MULHERES CONQUIS- TARAM O DIREITO AO VOTO.

13 OS MOVIMENTOS TENENTISTAS MOVIMENTOS DA CLASSE MÉDIA DO EXÉRCITO COM O OBJETIVO DE PARTICIPAR DO GOVERNO. PRINCIPAIS MOMENTOS; REVOLTA DOS 18 DO FORTE DE COPACABANA REVOLTA TENENTISTA DO RIO GRANDE DO SUL REVOLTA TENENTISTA EM SÃO PAULO COLUNA PRESTES

14 movimento tenentista pregava a moralização da administração pública e o fim da corrupção. Mais tarde, parte dessa oficialidade renovadora foi absorvida pelo Governo Getulista, esquecendo os ideais da juventude.

15 O MOVIMENTO OPERÁRIO NO BRASIL * O OPERARIADO BRASILEIRO ERA DE ORIGEM EUROPÉIA E INSPIRADO PELA DOUTRINA ANARQUISTA. COM A CRISE DE 1929 PRODUZIRAM-SE AS PRIMEIRAS LEIS DE PROTEÇÃO AO TRABALHADOR. EM CONSEQUÊNCIA, O MOVIMENTO COMUNISTA SUBSTITUIU O ANARQUISMO

16 Explorados e sem nenhum direito, os trabalhadores começaram a se organizar. Primeiro, por meio de associações beneficentes; depois, com a criação de seus próprios instrumentos de luta: os sindicatos. No ano de 1917, aconteceu (em São Paulo) a primeira greve da história do país, com a participação de mais de 50 mil trabalhadores. Nos anos seguintes - apesar da violenta repressão - o operário brasileiro continuou lutando por melhores condições de vida e de trabalho. Para as classes dominantes, as reivindicações trabalhistas deviam ser contidas na base da violência. O último presidente da República Velha, Washington Luiz, dizia que a questão operária era um caso de polícia.


Carregar ppt "BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA AS FASES DA REPÚBLICA VELHA (1889 – 1930 ) A REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) CARACTERIZA-SE PELA PREDOMINÂNCIA DOS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google