A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REPÚBLICA VELHA (1889-1930). O Movimento republicano se dividia entre: Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REPÚBLICA VELHA (1889-1930). O Movimento republicano se dividia entre: Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado."— Transcrição da apresentação:

1 REPÚBLICA VELHA ( )

2 O Movimento republicano se dividia entre: Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado. Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado. Os Cafeicultores, desejavam uma República Liberal, um governo mínimo e economia livre. Os Cafeicultores, desejavam uma República Liberal, um governo mínimo e economia livre. A Classe Média, chamados de radicais, defendiam a democracia popular. A Classe Média, chamados de radicais, defendiam a democracia popular.

3 A República Velha se divide em: República da Espada ( ), onde o poder ficou nas mãos de dois presidentes militares. República da Espada ( ), onde o poder ficou nas mãos de dois presidentes militares. Neste período foi aprovada a primeira Constituição republicana (1891).Esta determinava: Neste período foi aprovada a primeira Constituição republicana (1891).Esta determinava: Federalismo- os Estados e municípios passaram a ter autonomia. Federalismo- os Estados e municípios passaram a ter autonomia.

4 O voto seria limitado aos homens, maiores de 21 anos, alfabetizados e não militares. O voto seria limitado aos homens, maiores de 21 anos, alfabetizados e não militares. A igualdade perante a Lei. A igualdade perante a Lei. A separação da Igreja em relação ao Estado. A separação da Igreja em relação ao Estado. O voto seria aberto. O voto seria aberto. Haveria eleições para os cargos executivos. Haveria eleições para os cargos executivos.

5

6 República Oligárquica, república dos Coroneis, República do café com leite ( ).Características: República Oligárquica, república dos Coroneis, República do café com leite ( ).Características: -Domínio político dos fazendeiros. -Política dos Governadores. -Voto do cabresto. -Fraudes eleitorais. -Nepotismo.

7 A criação do imaginário republicano:

8 Uma economia agrícola de exportação

9 MOVIMENTOS SOCIAS DA REPÚBLICA VELHA: A Guerra de Canudos: A Guerra de Canudos: - Local: Sertão nordestino. - Período: Líder: Beato Antonio Conselheiro. - Motivos: Religiosidade e abandono. - Comunidade de Belo Monte ou Canudos. - Desejavam o seu fim: Igreja Católica, Coroneis e Governo.

10 -A imprensa caracterizava o movimento como formado por fanáticos religiosos, marginais, assassinos e monarquistas. -Várias expedições militares foram realizadas até a destruição de Canudos. -O livro, Os Sertões, de Euclides da Cunha narra o massacre de Canudos.

11 O Contestado Local: Fronteira de SC e PR ( Região do Contestado). Local: Fronteira de SC e PR ( Região do Contestado). Líder: Beato José Maria. Líder: Beato José Maria. Motivo: Expulsão dos colonos de suas terras, para a construção de uma ferrovia. Motivo: Expulsão dos colonos de suas terras, para a construção de uma ferrovia. Resultado: Tropas do Governo destruiram o movimento (1911). Resultado: Tropas do Governo destruiram o movimento (1911).

12 O Cangaço Bandos armados que utilizavam a violência como forma de sobrevivência. Bandos armados que utilizavam a violência como forma de sobrevivência. Local: Nordeste brasileiro. Local: Nordeste brasileiro. O Bando mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. O Bando mais conhecido foi o de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. O Cangaço desapareceu, após muita repressão policial, em O Cangaço desapareceu, após muita repressão policial, em 1930.

13 A Revolta da Vacina : Rio de Janeiro (1904). : Rio de Janeiro (1904). Contexto: Processo de urbanização e modernização da cidade do RJ. Contexto: Processo de urbanização e modernização da cidade do RJ. Personagens: Oswaldo Cruz, Pereira Passos e o Povo do Rio de Janeiro. Personagens: Oswaldo Cruz, Pereira Passos e o Povo do Rio de Janeiro. Motivo: A obrigatoriedade da Vacina contra a varíola. Motivo: A obrigatoriedade da Vacina contra a varíola. Local Após muitos conflitos a Revolta chegou ao fim com a forte repressão das forças militares. Local Após muitos conflitos a Revolta chegou ao fim com a forte repressão das forças militares.

14 A Revolta da Chibata Local: Rio de janeiro (1910) Local: Rio de janeiro (1910) Motivo: Os marinheiros exigiam o fim dos castigos corporais (Chibatada), melhores condições de vida e trabalho. Motivo: Os marinheiros exigiam o fim dos castigos corporais (Chibatada), melhores condições de vida e trabalho. Líder: João Cândido ( O Almirante Negro) Líder: João Cândido ( O Almirante Negro) A revolta: após tomarem os navios, ameaçaram bombardear a cidade do RJ. A revolta: após tomarem os navios, ameaçaram bombardear a cidade do RJ. Resultado: O governo atendeu as reivindicações, mas puniu severamente os participantes. Resultado: O governo atendeu as reivindicações, mas puniu severamente os participantes.

15 O Tenentismo Reivindicações: Fim do poder oligárquico, da corrupção, do analfabetismo, diminuição dos gastos do Governo, proteção às riquezas nacionais e industrialização. Reivindicações: Fim do poder oligárquico, da corrupção, do analfabetismo, diminuição dos gastos do Governo, proteção às riquezas nacionais e industrialização. Mobilização dos Tenentes brasileiros na década de 20 do século 20. Mobilização dos Tenentes brasileiros na década de 20 do século 20. Principais mobilizações: A Coluna Prestes e a revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana. Principais mobilizações: A Coluna Prestes e a revolta dos Dezoito do Forte de Copacabana.

16 O Movimento Operário Brasileiro na década de 20. Motivo: Falta de uma legislação trabalhista, péssimas condições de trabalho, os baixos salários e exploração do trabalho infantil. Motivo: Falta de uma legislação trabalhista, péssimas condições de trabalho, os baixos salários e exploração do trabalho infantil. Ideologias: Anarquismo ( defendiam o fim da burguesia e do Estado, dos partidos políticos e da exploração capitalista).Socialismo, diferenciava-se do anarquismo, pois defendiam o Estado, partidos políticos e eleições. Ideologias: Anarquismo ( defendiam o fim da burguesia e do Estado, dos partidos políticos e da exploração capitalista).Socialismo, diferenciava-se do anarquismo, pois defendiam o Estado, partidos políticos e eleições. Atuação: realizaram greves, foi criado o PCB, mobilizaram a classe operária na defesa de seus direitos. Atuação: realizaram greves, foi criado o PCB, mobilizaram a classe operária na defesa de seus direitos. Patrões e Governo uniram-se na repressão ao movimento. Patrões e Governo uniram-se na repressão ao movimento.


Carregar ppt "REPÚBLICA VELHA (1889-1930). O Movimento republicano se dividia entre: Os Militares, que defendiam uma república militar, com governo forte e centralizado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google