A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Primeiros passos do período republicano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Primeiros passos do período republicano"— Transcrição da apresentação:

1 República da Espada (1889-94)

2 Primeiros passos do período republicano
*Denomina-se de Primeira República ou República Velha o período que compreende os anos de 1889 a 1930. *Este período ainda é subdividido em duas fases: a primeira denominamos de República da Espada ( ); e a outra é denominada de República do Café ( ). *Após a proclamação da República, toma posse como presidente provisório o Marechal Deodoro da Fonseca.

3 Governo Provisório de Deodoro (1889-91)
*Foi um período muito turbulento e de poucas realizações.

4 Promulgação da segunda Constituição do Brasil (1891)
*Presidencialista *Federalista *Três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) *Senado temporário *Separação de Estado e Igreja *Voto universal para maiores de 21 anos, com exceção das mulheres, analfabetos, praças de pré, mendigos e membros de ordens religiosas; *Eleição direta para presidente, com exceção da primeira.

5 *Deodoro da Fonseca x Prudente de Morais.
*Vence Deodoro para presidente e seu desafeto Floriano para vice-presidente. *Um dos maiores problemas do governo de Deodoro: Encilhamento. *Sem apoio do Congresso, Deodoro resolve fechá-lo. Como consequência, eclode a Revolta da Armada - Almirante Custódio de Melo – e Deodoro resolve abdicar.

6 Governo inconstitucional de Floriano (1891-94)
*Artigo 42, da Constituição de 1891: “(...) se, no caso de vaga, por qualquer causa, da presidência, não houverem decorrido dois anos do período presidencial, proceder-se-á a novas eleições”.

7 *Floriano Peixoto simplesmente ignorou a lei e se declarou o novo presidente do Brasil.
*Surgiram protestos de vários pontos : Manifesto dos 13 Generais; Revolta da Armada e Revolução Federalista. *Revolução Federalista: divergências entre os pica-paus (Júlio de Castilhos – apoiado por Floriano) x maragatos (Silveira Martins – oposição à Floriano). Saldo de guerra - mais de 10 mil mortos. *Em 1894, Floriano anunciou que iria deixar o governo. *Prudente de Morais mais uma vez se candidatou a vaga presidencial. Desta vez ele se elegeu. Inicia-se a república do café.


Carregar ppt "Primeiros passos do período republicano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google