A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Mesmo com o ‡ fim da Monarquia e o início do período republicano houve muitas continuidades na estrutura econômica, política e social do Brasil. O café

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Mesmo com o ‡ fim da Monarquia e o início do período republicano houve muitas continuidades na estrutura econômica, política e social do Brasil. O café"— Transcrição da apresentação:

1

2 * Mesmo com o ‡ fim da Monarquia e o início do período republicano houve muitas continuidades na estrutura econômica, política e social do Brasil. O café principal produto de exportação; o poder nas mãos da rica aristocracia do Sudeste. A maior parte da população continuou excluída da participação política. Não houve políticas de ingresso do ex-escravo à economia. * Apesar de não encontrarmos grandes rupturas na passagem da Monarquia para a República, o clima era de mudança no Brasil.

3 A TEORIA POSITIVISTA - AUGUST COMTE Defende: o poder político sábios e cientistas; o poder material industriais. poder econômico e social topo da hierarquia das capacidades ricos - dominação burguesa. Estado, portanto, formado pela burguesia, deveria ser o mantenedor e coordenador da sociedade e a ele caberia garantir a unidade social e a ordem.

4 * Bandeira – Ordem e progresso os republicanos defendiam a instituição de uma ditadura nos moldes positivistas; * Defendiam, ainda, a criação de um Estado laico (separação Igreja – Estado).

5 * As sociedades evoluem a partir de competição conflito; entretanto, algumas raças estão mais aptas que outras = dominação branca. Contexto: Imperialismo europeu – século XIX Herbert Spencer Defende: Diferenças raciais Inferioridade dos negros (inteligência e criminalidade )

6 * Os militares brasileiros defendem os dois pensamentos europeus com vistas a dirigir o País. * 1889 (Proclamação da República) liderança militar Deodoro da Fonseca governo provisório Assembleia Constituinte Constituição Ministro da fazenda Rui Barbosa novo plano econômico (Encilhamento) crise econômica.

7 * Características (novidades) Tripartição dos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário); Voto aberto (exceções analfabetos, mendigos, mulheres e soldados). Estado laico; Igualdade social (inclusive imigrantes); Direito à propriedade, segurança, dentre outros; Fim da pena de morte; Liberdade de culto.

8 * Deodoro eleito de forma indireta Vice Floriano Peixoto; * Características de seu governo autoritário e centralista crise política Encilhamento opositores (Oligarquia e Exército); * Criação da Lei da Responsabilidade limitava os poderes do presidente Impeachment. * Deodoro impõe dissolução do Congresso estado de sítio (suspensão dos direitos civis, da liberdade de expressão, da propriedade privada).

9 * Temendo um golpe de Estado pelo presidente Deodoro e a instauração de uma ditadura, a Marinha brasileira promove ameaças de ataques ao Rio de Janeiro. * A oposição de Floriano (vice) e da Marinha forçam a saída de Deodoro. * Floriano assume com o apoio dos cafeicultores autoritarismo Marechal de Ferro

10 * 2ª Rev. da Armada conflito direto entre marinha e governo florianista destituição do presidente e convocação de eleições diretas descontentamento com o autoritarismo e os desmandos do governo revolta sufocada em * Revolução Federalista guerra civil envolvendo 2 partidos sulistas: Federalista Gaspar da Silveira Martins maragatos poder descentralizado combate a Júlio, presidente do Estado. Partido Republicano Rio-Grandense Júlio de Castilhos pica-paus poder centralizado.

11 * Primeiros anos da República fortes contestações (movimentos populares contra o governo) meio urbano (duas revoltas da armada e a federalista) meio rural resultado do inconformismo com a situação social e política vivida pelo povo Guerra de Canudos. ENTENDA O CONFLITO * Antônio Conselheiro reuniu milhares de seguidores fundando o Arraial de Canudos comunidade coletiva (inexistia a propriedade privada) criticavam a cobrança de impostos, o domínio dos latifundiários e os atos dos governantes a comunidade representou uma ameaça ao governo por ser: autossuficiente e alheia às normas e às ordens governamentais.

12 * Analisando o golpe militar de 15 de novembro de 1889 e a promulgação da Constituição de 1891, é possível afirmar que a lógica instituída por esse regime garantiu a existência de um governo defensor dos interesses da maioria da população?

13 * De 1894 a 1930 governo das oligarquias rurais grandes latifundiários detentores do poder econômico e político. * Política dos governadores o governo central se comprometia em apoiar os governadores estaduais e seus aliados em troca, esses governadores deveriam eleger as pessoas ‡ fiéis ao governo, que apoiavam o presidente. * Para o sucesso dessa política: Comissão de Verificação (cinco parlamentares que o‡ oficializavam ou não o resultado das eleições de acordo com o interesse do Estado) e Coronelismo (controle que os latifundiários ou comerciantes ricos exerciam sobre a política de um local).

14

15 * A partir da análise das imagens caracterize a política café com leite e seus métodos utilizados para obtenção de êxito (voto de cabresto e o curral eleitoral).

16 * Em 1906, a crise chegou ao ápice excedente de café (4 milhões de sacas a mais) os governadores de SP, MG, RJ se reúnem firmando o convênio retiram o produto do mercado e estocando-o. IMPORTANTE * Enquanto a política no Brasil se desenvolvia sob crises, insatisfações, revoltas e mudanças no pensamento social com as novas ideias positivistas e darwinistas vindas da Europa, as cidades europeias passavam por profundas mudanças estruturais e culturais.

17 * Período rico nas artes, que teve influência em várias partes do mundo. * Marcado por invenções: estilo de arquitetura, adaptando-se ao novo mundo industrializado; as artes plásticas procuraram tornar mais agradáveis os objetos industrializados; o ferro e o vidro passaram a ser utilizados na construção; O nascimento do cinema (1928).

18 * Entretanto, grande parte do povo ainda estava excluída das novas descobertas, das artes e das regalias que poucos podiam obter. * No Rio, a civilização significou: expulsão dos pobres do centro da cidade para transformar o centro do Rio em uma Paris dos Trópicos, o governo promoveu uma limpeza e, devido às doenças.

19 * Deu-se em razão dos castigos físicos que sofriam os marinheiros; esses castigos incluíam o açoite (chibata), a palmatória, a prisão a ferros e a solitária. * Principalmente os negros trabalhavam em péssimas condições de higiene, o serviço era pesado, os soldos (salários) eram baixos e a alimentação era de má qualidade.

20 * No Sul, grandes modificações desenvolvimento econômico; * Desenvolvimento esse, com a presença estrangeira objetivos: ferrovia e madeira; * Terminada a construção terminou desempregados, que se uniram aos camponeses expulsos de suas terras. * Liderados pelo monge José Maria, contestaram a situação e defenderam o retorno da monarquia.

21 * À medida que a mecanização era introduzida outro problema se apresentava excedente de mão de obra o desemprego desvalorização do trabalho. * Criaram, então, uma resistência através dos sindicatos. É interessante lembrar que havia milhares de estrangeiros com experiência de luta. * Em 1880, houve uma greve dos ferroviários do RJ e de Santos, uma das primeiras manifestações de Anarquismo no Brasil.

22 * Doutrina política, que surgiu no século XIX e defendia que todos os problemas sociais e pessoais eram oriundos das relações de poder. Combateram: instituições onde havia pessoas que mandavam, chefiavam, governavam outras pessoas, ou seja, eram contrárias ao capitalismo, à propriedade privada e ao Estado. Defenderam: que a sociedade deveria ser dirigida por associações democráticas nas quais todos pudessem participar, não necessitando de partidos políticos.

23 * Os primeiros anos da República no Brasil foram marcados por situações conflitantes que evidenciavam a valorização do urbano em um País em que a economia e a política eram centradas no campo; a sociedade apresentava dilemas, dos quais alguns ainda persistem nos dias atuais.


Carregar ppt "* Mesmo com o ‡ fim da Monarquia e o início do período republicano houve muitas continuidades na estrutura econômica, política e social do Brasil. O café"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google