A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA"— Transcrição da apresentação:

1 AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA
TENENTISMO AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA

2 O TENENTISMO O tenentismo foi o movimento político-militar que, pela lutar armada, pretendia conquistar o poder e fazer reformas na primeira república. Era liderado por jovens oficiais das forças armadas principalmente tenentes. Os tenentes queriam a moralização da administração publica e o fim da corrupção eleitoral,reivindicando o voto secreto e uma justiça eleitoral confiável, defendiam a economia nacional contra a exploração das empresa e do capital estrangeiro e desejavam uma reforma na educação publica para que o ensino fosse gratuito e obrigatório para todos os brasileiros.

3 O TENENTISMO A maioria das propostas do tenentismo contava com a simpatia de grande parte das classes medias urbanas, dos produtores rurais que não pertenciam ao grupo que estava no poder e de alguns empresários da industria.                

4 A REVOLTA DO FORTE DE COPACABANA (1922)
A PRIMERA REVOLTA TENENTISTA INICIOU-SE EM 5 DE JULHO DE FOI A REVOLTA DO FORTE DE COPACANA,QUE CONTAVA COM APROXIMADAMENTE 300 HOMENS.LIDERADOS PELOS TENENTES, OS HOMENS DO FORTE REVOLTARAM-SE E DECIDIRAM IMPEDIR A POSSE DO PRESIDENTE ARTUR BERNARDES.

5 A REVOLTA DO FORTE DE COPACABANA (1922)
Tropas fieis ao governo imediatamente cercaram o forte de Copacabana, isolando os rebeldes .Não havia condições para resistir.Entretanto,dezessete tenentes e um civil saíram para as ruas num combate corpo-a-corpo com as tropas do governo. Dessa luta suicida,só dois escaparam com vida, os tenentes EDUARDO GOMES e SIQUERA CAMPOS. O episodio ficou conhecido como OS DEZOITO DO FORTE.

6 REVOLTAS DE 1924 Depois de dois anos houve novas rebeliões em São Paulo e Rio Grande do Sul. Após ocupar a capital as tropas abandonaram Suas posição frente a ofensiva do governo numerosa e bem armada ,os rebeldes fizeram Coluna Paulista,seguiu para o Sul do Pais, para encontrar outra coluna militar liderada por Luis Carlos Prestes

7 A Coluna Prestes Coluna prestes foi quando duas forças tenentistas unidas decidiram percorrer o interior do pais procurando apoio popular para novas revoltas contra o governo. Esse nome foi dado porque duas foram lideradas por prestes a coluna prestes percorreu a 24 mil quilômetros,em 12 estados brasileiros.

8 A MARCHA DA COLUNA PRESTES
Sendo perseguidos pelo governo,a coluna prestes conseguia escapar mesmo perseguidos pelo governo,a coluna prestes conseguia escapar . Mesmo perseguidos eles permaneceram na coluna prestes e ingressar na Bolívia para desfazer a tropa . Eles não conseguiram ameaçar seriamente o governo,mas também não foi derrotado por ele. Isso conclui que a republica era inatacável. A MARCHA DA COLUNA PRESTES


Carregar ppt "AS REVOLTAS DA PRIMEIRA REPÚBLICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google