A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Velha e Era Vargas no RS. República Velha (1889-1930) República Oligárquica; Política do café-com-leite (SP e MG alternam-se no poder); Política.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Velha e Era Vargas no RS. República Velha (1889-1930) República Oligárquica; Política do café-com-leite (SP e MG alternam-se no poder); Política."— Transcrição da apresentação:

1 República Velha e Era Vargas no RS

2 República Velha ( ) República Oligárquica; Política do café-com-leite (SP e MG alternam-se no poder); Política dos Governadores: Pretendia evitar o choque político entre o Governo Federal e as oligarquias estaduais; Voto facultativo e aberto Fraude eleitoral VOTO A CABRESTO – É uma relação ambivalente, o Governo Federal não se envolvia nas questões locais e, em troca, as oligarquias regionais não questionavam o acordo entre MG e SP.

3 República Velha no RS Um grupo elitista de orientação positivista aproveitou-se da política promovida pelo governo federal para manter-se no poder no RS, durante todo o período da Rep. Velha. O primeiro presidente do estado eleito no período republicano foi Júlio de Castilhos ( ). JÚLIO DE CASTILHOS

4 Júlio de Castilhos ( ) Com a Proclamação da República o grupo monarquista, liderado por Gaspar Silveira Martins, é excluído. Com o nome de Federalistas eles retornam tentando derrubar a nova elite que se forma: Julio, Borges, Assis Brasil, Ramiro Barcelos. Revolução Federalista ( ) JÚLIO DE CASTILHOS

5 Revolução Federalista (1893 – 1895): PRR – Júlio de Castilhos: castilhistas ou pica-paus, defensores de uma república positivista ultra- centralizada.* X PF – Gaspar Silveira Martins: maragatos, defensores de maior autonomia para o poder legislativo e descentralização política. Alguns eram antigos membros do partido liberal durante a monarquia, por isso, eram identificados como partidários da monarquia. Floriano apóia o PRR de Júlio de Castilhos; Revolta também conhecida com Revolução da Degola.

6 REVOLUÇÃO FEDERALISTA JÚLIO DE CASTILHOS GASPAR SILVEIRA MARTINS

7 Borges de Medeiros ( ) Afirmação do PRR no poder. Instalação do projeto modernizador (intervencionista: MARGS, Prédios dos Correios, Prefeitura Municipal, Faculdade de Direito, Faculdade de Agronomia), conservador e autoritário. Valorização da indústria BORGES DE MEDEIROS

8 Borges de Medeiros ( ) O PRR faz uso da força e da fraude para manter-se no poder (Brigada Militar). Consolidação do grupo Castilhista da Faculdade de Direito: Getúlio Vargas e Lindolfo Collor. 1920: início da crise econômica do pós-guerra (Crise das charqueadas, frigoríficos e casas bancárias) Fortalecimento da oposição. Prioridade à agricultura. BORGES DE MEDEIROS

9 Críticos do Borges Com a Crise de 1920 e a candidatura de Borges para o seu quinto mandato, aumenta o coro contra o PRR. Assis Brasil (cunhado de Julio de Castilhos), Honório Lemes (Leão do Caverá) e Ramiro Barcelos (autor do livro Antonio Chimango, sob o pseudônimo de Amaro Juvenal)

10 Revolução de 1923 BORGES DE MEDEIROS ASSIS BRASIL

11 Revolução de 1923 A segunda guerra civil mais violenta travada no RS. Causa: eleição fraudada que empossou Borges de Medeiros para o seu quinto mandato. Paz de Pedras Altas: Borges assume, mas não poderá ser reeleito mais uma vez. Setembrino de Carvalho foi o negociador.

12 Tenentismo ( ) Movimento de baixo oficialato que queria a moralização da política nacional. 18 do Forte: levante contra a posse de Arthur Bernardes (1922). Revolta dos Quartéis (1924): começou em SP e espalhou-se pelo país. Os revoltosos não resistem aos legalistas e fogem para o Paraná.

13 Coluna Prestes ( ) Origem na junção das tropas que se levantaram em Santo Ângelo com as tropas paulistas. Movimento de caráter moralizador.

14 Coluna Prestes ( ) Percorreram mais de Km,e chegou a contar com 1500 homens. Dividiu-se em 1927 Com o fim do governo Arthur Bernardes o movimento moralizador perde o alvo. Um grupo queria mudanças sociais o outro aliou-se as elites regionais. LUIS CARLOS PRESTES

15 Coluna Prestes ( )

16 Getúlio Vargas ( ) Getúlio era ministro de Washington Luís e foi o candidato de consenso a sucessão de Borges no Governo do Estado. Ficou apenas um ano como presidente do estado, pois foi indicado pelas elites regionais para ser o candidato contra os paulistas pela Aliança Liberal.

17 Eleições de 30 Washington Luís quebra a política do café-com-leite. União das elites regionais contra o continuísmo paulista. Getúlio é candidato a presidente e João Pessoa a vice. Eleições fraudadas dão a vitória ao paulista Julio Prestes. Assassinato de João Pessoa é o motivo para o golpe. Revolução de 30 WASHINGTON LUIS

18 Era Vargas ( ) A Revolução de 30 leva Vargas e a oligarquia gaúcha ao poder. Vargas nomeia interventores para os estados, na sua grande maioria tenentes. Gov. Provisório ( ) / Gov. Constitucional ( ) / Estado Novo ( ) GETÚLIO VARGAS

19 AIB Plínio Salgado, líder da Ação Integralista Brasileira (Fascista)

20 Comparação necessária!!!! PLINIO SALGADOALDO REBELO

21 ANL Luis Carlos Prestes, líder da Aliança Nacional Libertadora (Comunista) LUIS CARLOS PRESTES

22 PRL (Partido Republicano Liberal) Partido de cunho progressista, que, por suas características de renovação e propostas de desenvolvimento, atraiu principalmente os jovens gaúchos. Substitui o PRR como o grande partido do RS. Criado pelo interventor e depois governador eleito Flores da Cunha.

23 Dores de cabeça pra Vargas Flores da CunhaOsvaldo Aranha

24 Segunda Guerra Mundial ( ) O Brasil entra na guerra do lado dos aliados contra os regimes totalitários da Alemanha e da Itália. Quando a guerra acaba Vargas se vê em um paradoxo: como manter seu regime totalitário?

25 Fim da Era Vargas 1945: Golpe de forças conservadoras derrubam Getúlio Vargas, afastando as possibilidades de governos populares. Getúlio voltaria eleito em Em 1954 comete suicídio. GETÚLIO VARGAS


Carregar ppt "República Velha e Era Vargas no RS. República Velha (1889-1930) República Oligárquica; Política do café-com-leite (SP e MG alternam-se no poder); Política."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google