A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mineralogia. Mineral É um elemento ou composto químico, resultantes de processos inorgânicos, de composição química e estrutural definida, encontrados.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mineralogia. Mineral É um elemento ou composto químico, resultantes de processos inorgânicos, de composição química e estrutural definida, encontrados."— Transcrição da apresentação:

1 Mineralogia

2 Mineral É um elemento ou composto químico, resultantes de processos inorgânicos, de composição química e estrutural definida, encontrados naturalmente na crosta da Terra. Ex. diamante, quartzo e feldspato

3 Rocha É um agregado natural formado de um ou mais minerais característicos. As rochas são classificadas segunda a sua origem em três tipos: ígnea ou magmática, metamórfica e sedimentar. Ex. granito, gnaisse, basalto e arenito.

4 Gema Empregado para todos os minerais ornamentais

5 Minério Agregado de um ou mais minerais de interesse econômico ($), normalmente associado à ganga (sem valor econômico). A partir de um minério pode-se extrair, com proveito econômico, um ou mais metais ou substâncias úteis. Ex. itabirito (hematita e quartzo) obtém-se o ferro.

6 Crosta Toda Terra Oxigênio46,3 %29,5% Silício28,2%15,2% Alumínio8,2%1,1% Ferro5,6%34,6% Cálcio4,1%1,1% Sódio2,4%0,6% Potássio2,1%0,1% Magnésio 2,3%12,7% Titânio0,5%0,1% Níqueltraço2,4% Todos outrostraço2,7% Abundância dos Elementos (%)

7 Estrutura atômica da Halita Cl Na

8 Halita (Cúbico) e Quartzo (Hexagonal)

9 Grafite Estrutura atômica Forma do cristal

10 Sistemas Cristalinos Refere-se à forma na qual os átomos dos elementos químicos estão agrupados. Cada sistema cristalino é caracterizado por um certo número de elementos de simetria. Sistema cúbico: formado por um cubo. Os três eixos cristalográficos são iguais e perpendiculares entre si, de comprimentos iguais. Sistema hexagonal: formado por um prisma reto de base hexagonal regular. Os eixos cristalográficos são quatro: 3 horizontais iguais cortando-se em ângulos de 120o, e um quarto de comprimento diferente e perpendicular ao plano dos outros três. Sistema tetragonal: prisma reto de base quadrada. Os eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares; os dois horizontais são de comprimento igual, mas o eixo vertical é mais curto ou mais longo do que os outros dois. Sistema ortorrômbico: prisma reto de base retangular ou losangular. Os eixos cristalográficos são perpendiculares entre si e de comprimento diferente. Sistema monoclínico: prisma oblíquo de base retangular ou losangular. Os eixos cristalográficos são 3 desiguais, dois dos quais estão inclinados entre si formando um ângulo oblíquo, sendo o terceiro perpendicular ao plano dos outros dois. Sistema triclínico: prisma oblíquo de base paralelogrâmica. Três eixos cristalográficos desiguais, formando ângulos oblíquos.

11 Sistemas cristalinos

12 Polimorfismo do Carbono

13 Classificação baseada no radical Sulfetos: combinações de vários metais com o S. Sulfossais: os minerais compostos de Pb, Cu ou Ag em combinação com S, Sb, As ou Bi. Óxidos: um metal em combinação com o oxigênio. Hidróxidos: óxidos minerais contendo água ou hidroxila (OH - ) Halóides: cloretos, fluoretos, brometos e iodetos Carbonatos: minerais com o radical CO 3- Nitratos: contém o radical NO 3- Boratos: contém o radical BO 3- Fosfatos: contém o radical PO 4- Sulfatos:contém o radical SO 4- Tungstato: contém o radical WO 4- Silicatos: contém vários elementos, dos quais os mais comuns são o Na, K, Ca, Mg, Al e Fe em combinação com Si e O Elementos nativos: encontram-se como minerais sob forma não combinada no estado nativo: Ag, Pt, Hg;

14 Feldspato Mica Quartzo Olivina Silicatos Piroxênio

15 Minerais Halita Spinel Gipsita Hematita Calcita Pirita Galena

16 Óxidos Hematita Magnetita Corindum

17 Galena Gipsita Pirita Sulfetos e Sulfatos

18 Carbonatos Calcita Dolomita

19 Propriedades dos Minerais Propriedades Físicas Propriedades Ópticas Propriedades Químicas

20 Propriedades Físicas Hábito (forma externa): acicular, laminar, colunar, fibroso, botroidal, tabular, micáceo etc Clivagem/fratura (tipo de quebramento): em 1, 2 ou 3 direções; perfeita, boa ou fraca / conchoidal, irregular etc Dureza: é a resistência que um mineral oferece ao ser riscado com outro mineral ou com um objeto qualquer. A dureza de um mineral pode ser avaliada de acordo com a Escala de Dureza de Mohs (relativa). Tenacidade: é a resistência que o mineral oferece à deformação. Termos utilizados para descrever a tenacida dos minerais - quebradiço, maleável, dúctil, flexível etc. Densidade (relação massa/volume) g/cm 3

21 Propriedades Físicas Hábito - é a forma externa do mineral. Os planos de um cristal são expressões externas exatas da organização interna dos átomos. Tipos de hábito: acicular, laminar, colunar, fibroso, botroidal, tabular, micáceo etc

22 Asbestos

23 Clivagem é a tendência de um mineral se quebrar ao longo de planos preferenciais. Clivagem perfeita ou boa (2 ou 3 direções), moderada, irregular etc. Tais planos são controlados pela estrutura cristalina e pelas ligações químicas. Ex. micas uma direção.

24 Clivagem da Mica

25 Clivagem romboédrica da calcita

26 Dureza Resistência (relativa) que um mineral oferece ao ser riscado com outro mineral ou com um objeto qualquer. Esta associada à estrutura cristalina e ao arranjo dos átomos (ligações). A dureza de um mineral é uma propriedade importante e pode ser avaliada de acordo com a Escala de Dureza de Mohs (relativa)

27 Tenacidade resistência que o mineral oferece à deformação. Termos utilizados para descrever a tenacidade dos minerais: quebradiço, maleável, dúctil, flexível etc. Magnetismo é a propriedade de alguns minerais de serem atraídos pelo imã. Ex. magnetita e pirrotita. Densidade ou peso específico é o peso de um mineral comparado com o peso do mesmo volume de água (adimensional). Minerais com átomos agrupados densamente apresentam densidades mais elevadas. Quartzo D = 2,65, calcita D =2,75, magnetita D = 5,2.

28 Propriedades Ópticas Cor - comprimento de onda luminosa refletida ou transmitida Opaco, transparente e translúcido; Pleocroísmo; Iridescência, opalescência etc. Traço - cor do pó ao riscar a porcelana Brilho (intensidade da reflexão da luz) vítreo, resinoso, sedoso, adamantino, metálico etc.

29 Hematita Risco


Carregar ppt "Mineralogia. Mineral É um elemento ou composto químico, resultantes de processos inorgânicos, de composição química e estrutural definida, encontrados."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google