A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citações.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citações."— Transcrição da apresentação:

1 Citações

2 C I T A Ç Ã O: Segundo a ABNT-NBR 10520:2002 CITAÇÕES EM DOCUMENTOS
é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, de um documento (é dar o devido crédito ao autor da idéia)

3 TIPOS DE CITAÇÃO C I T A Ç Ã O D I R E T A
Transcrição TEXTUAL dos conceitos do autor consultado. Transcrição FIEL, ipsis litteris, reprodução EXATA do original, respeitando-se até eventuais incoerências, erros de ortografia e/ou concordância. Poderá ser colocada a expressão [sic] imediatamente após o erro - significa: estava assim mesmo no original

4 TIPOS DE CITAÇÃO C I T A Ç Ã O I N D I R E T A
Transcrição livre do texto do autor consultado Consiste em um resumo de um trecho de determinada obra. Poderá ser necessária quando se tratar de texto muito longo, do qual se quer extrair apenas algumas idéias básicas, fundamentais C I T A Ç Ã O D E C I T A Ç Ã O Transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original É citar um autor que foi citado no documento que se tem em mãos

5 CITAÇÃO DE CITAÇÃO A citação é diretamente da obra consultada.
Ex.: na obra do autor Pereira ele cita o autor Souza. Neste caso, deve-se colocar da seguinte forma: Souza apud Pereira .

6 A citação poderá ser feita:
no corpo do trabalho ou em notas de rodapé É obrigatório apresentar a REFERÊNCIA completa da fonte de qualquer documento citado direta ou indiretamente. No caso de citação de citação referenciar somente o documento consultado.

7 CITAÇÃO PELO SOBRENOME DO AUTOR, INSTITUIÇÃO OU TÍTULO
página obrigatória nas citações diretas e não obrigatória nas indiretas Citar em MAIÚSCULAS quando estiver DENTRO de parênteses (SOBRENOME, data, v. ?, p. ? - ?) (BRAZ, 1997, p. 77) (BRAZ; VIEIRA, 1999, p ) (BRAZ; SOUZA; VIEIRA, 2001, v. 3, p. 10) (ESEFM, 2005, p. 55) (BRAZ et al. 2005, p.36) (BRAZ et al. apud FARIAS , 1999, p. 534) (BRAZ In: VIEIRA, 2005)

8 CITAÇÃO PELO SOBRENOME DO AUTOR, INSTITUIÇÃO OU TÍTULO
página obrigatória nas citações diretas e não obrigatória nas indiretas Citar em MINÚSCULAS quando estiver FORA de parênteses, numa frase A natação segundo Braz (2006) é um dos esportes mais prazerosos, pois é praticado em um meio onde o ser humano se identifica. O treinamento de potência deve ser alvo principal para nadadores velocistas, vindo de acordo com Braz (2006, p.45) que relata que nadadores de 50 metros nado livre devem executar sessões de treinamento visando potência três vezes na semana.

9 INDICAÇÃO DE TRADUÇÃO DA CITAÇÃO PELO AUTOR
Quando a citação original, em outra língua, tiver sido traduzida pelo autor, indicar - tradução nossa - dentro do parêntesis, logo após a página “Natação é ação de auto propulsão e auto sustentação no meio liquido[...]” (PLATONOV , 1992, p. 45, tradução nossa).

10 SUPRESSÕES Supressões deverão ser indicadas por reticências dentro de colchetes, estejam elas no início, no meio ou no fim do parágrafo e/ou frase [...] Segundo Braz (2006, p. 77) relata “[...] a metodologia da natação deve ser dividida em métodos parciais e mistos [...] e depende de fatores sociais”. “[...]o importante nas aulas de natação é o planejamento. [...] É certo que o professor deve conhecer os conceitos antes de iniciar a elaboração do planejamento [...]” (BRAZ, 2006, p. 85).

11 INTERPOLAÇÕES, COMENTÁRIOS, ETC.
Interpolações, comentários próprios, acréscimos, explicações, deverão ser indicados entre colchetes [ ] “ À medida que a criança brinca é muito significativo [ela se diverte] ” (FREIRE, 1997, p. 53).

12 DESTAQUES OU ÊNFASES Ênfases ou destaques deverão ser indicados negrito Na citação, indicar (grifo nosso) entre parêntesis logo após data/página “Quando brinca , a criança coloca em jogo os recursos que adquiriu, bem como vai em busca de outras aquisições de maior nível” (FREIRE, 1999, p.53, grifo nosso). Caso o destaque seja do autor consultado, usa-se a expressão grifo do autor “Talvez a bola seja o mais importante dos objetos utilizados na atividade física incluídas na cultura do povo [...]” (FREIRE, 1997, p.93, grifo do autor)

13 CITAÇÃO DIRETA COM ATÉ DE 3 LINHAS
As citações diretas com até 3 linhas deverão: . ser inseridas na frase, sem recuo, dentro do parágrafo normal . sem diferenciação de tamanho de letra . entre aspas duplas . aspas simples são utilizadas para citação no interior de citação Segundo Freire (1997, p.129) “ na organização pedagógica, se a interferência do professor subtrair ao aluno sua autonomia, impondo-lhe soluções para problemas sugeridos [...]”.

14 CITAÇÃO DIRETA COM MAIS DE 3 LINHAS
As citações diretas com mais de 3 linhas deverão: ter um recuo de 4 cm da margem esquerda - justificado letra menor do que a utilizada no texto sem aspas espaçamento simples Segundo Freire (1997, p.129) “ na organização pedagógica, se a interferência do professor subtrair ao aluno sua autonomia, impondo-lhe soluções para problemas sugeridos [...]”. A teoria geral dos sistemas é uma ciência geral de totalidade, ou que até agora era considerado uma concepção vaga, nebulosa e semimetafísica. Em forma elaborada, ela seria uma disciplina matemática puramente formal em si mesma, mas aplicável às várias ciências empíricas. (CAPRA, 2001, p.53)

15 CITAÇÃO COM DOIS OU TRÊS AUTORES
Entre parênteses Quando for dois ou três autores, os sobrenomes são separados por ponto e virgula, Ex. ( VIEIRA; BRAZ, 2006, p.15). ( VIEIRA; BRAZ; SILVA, 2006)

16 CITAÇÃO COM DOIS OU TRÊS AUTORES
Fora do parênteses, no texto Quando dois autores, os sobrenomes são separados, colocando um “e”. Para Braz e Vieira (2006, p.45) “natação é um esporte que auxilia na qualidade de vida”. Quando três autores, os sobrenomes são separados por vírgula, colocando um “e “ entre o penúltimo e o último Para Braz, Vieira e Silva (2006) o trabalho anaeróbio alático tem duração aproximadamente de 10 segundos, quando a intensidade é máxima

17 CITAÇÃO COM MAIS TRÊS AUTORES
Quando for quatro autores ou mais, cita-se o sobrenome do primeiro autor seguido da expressão ( et al. ). ( BRAZ et al, 1998, p.15). Para Braz et al. (2003) o trabalho anaeróbio alático tem duração aproximadamente de 10 segundos, quando a intensidade é máxima

18 CITAÇÕES – CASOS ESPECIAIS
Quando o autor pertence à parte da obra citada, deve -se colocar o termo ( In ) seguido de dois pontos. Ex.: (VIEIRA In: BRAZ, 2006, p.15). Quando for autor com mais de uma obra, cita-se o sobrenome e datas em ordem cronológica crescente separadas por vírgula. Ex.: Para Braz (2005,2006) a natação é um esporte completo. A natação é um esporte completo. (BRAZ,2005,2006)

19 CITAÇÕES – CASOS ESPECIAIS
COINCIDÊNCIA DE SOBRENOMES diferenciar pelas letras iniciais dos prenomes (BRAZ,S., 2005) (VIEIRA, A., 2004) (BRAZ,D., 2005) (VIEIRA, V., 2004) CITAÇÃO DE DIVERSOS DOCUMENTOS DE UM MESMO AUTOR E DA MESMA DATA diferenciar pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento (BRAZ, 2005a) (VIEIRA, 2004a) (BRAZ, 2005b) (VIEIRA, 2004b)

20 CITAÇÕES – CASOS ESPECIAIS
somente citações indiretas CITAÇÃO INDIRETA DE DOCUMENTOS DIFERENTES DE DATAS IGUAIS OU DIFERENTES DE VÁRIOS AUTORES citar autores separados por ponto e vírgula – colocar em ordem alfabética (BRAZ, 2004; SOUZA, 2004; VIEIRA, 2004) (BRAZ, 2004; SOUZA, 2001; VIEIRA, 1999)

21 CITAÇÕES – CASOS ESPECIAIS
números de páginas Quando o trecho citado está em duas ou mais páginas consecutivas, colocam-se as duas ou mais separadas com hífen. Ex.: (BRAZ,2006, p.15-16). Quando o trecho citado está em duas páginas não consecutivas, estas são separadas pelo ( e ). Ex.: (BRAZ, 2006, p. 15 e 20). Quando a idéia citada está em várias páginas, acrescenta-se depois da primeira página o termo ( e seg ). Ex.: (BRAZ, 2006, p.15 e seg.).

22 CITAÇÕES – CASOS ESPECIAIS
citação de trabalho sem autoria específica Trabalhos que não trazem autoria específica são indicados pelo nome, em letra maiúscula, seguido pelo ano de sua publicação. De acordo com dados fornecidos pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL UBERLANDENSE (2005), a Escola de Educação Física tem 200 alunos matriculados nos cursos de pós-graduação.


Carregar ppt "Citações."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google