A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CBIS2004 IX Congreso Brasileiro de Informática em Saúde Sistema de Teleradiologia para Diagnóstico de Imagem em Oncologia Pediátrica Thiago T. Lopes, Patrícia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CBIS2004 IX Congreso Brasileiro de Informática em Saúde Sistema de Teleradiologia para Diagnóstico de Imagem em Oncologia Pediátrica Thiago T. Lopes, Patrícia."— Transcrição da apresentação:

1 CBIS2004 IX Congreso Brasileiro de Informática em Saúde Sistema de Teleradiologia para Diagnóstico de Imagem em Oncologia Pediátrica Thiago T. Lopes, Patrícia Trautenmüller, Adilson Y. Hira, Marcelo K. Zuffo Laboratório de Sistemas Integráveis da EPUSP

2 Introdução Desenvolvimento de um RIS distribuído, baseado no padrão DICOM e tecnologias WEB. Integrado a um SIS, o projeto ONCOPEDIATRIA, e disponibilizado por uma Rede Piloto de Telesaúde (ONCONET) e pela INTERNET.

3 Visualização Científica Nome genérico dado às técnicas que utilizam imagens e animações para analisar e interpretar dados científicos. Ideal para interpretação das enormes quantidades de dados gerados pelos Sistemas de Telemedicina.

4 Telemedicina Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a Telemedicina pode ser definida como a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico. Possível pelo uso de tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações.

5 SIS Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS), se referem às várias aplicações de Tecnologia da Informação (TI) no setor de saúde Alguns campos de estudo são: Medicina, Ciências da computação, Estatística, Engenharia biomédica, entre outras. Representação de informações complexas e pouco estruturadas, da integração de informação distribuídas e da Interoperabilidade entre sistemas.

6 Teleradiologia A teleradiologia, um sub serviço da telemedicina, é o serviço no qual a transmissão e manipulação de imagens radiológicas são realizadas.

7 Metodologia Elaboração de uma arquitetura distribuída baseada em componentes e módulos de um RIS. Integração com outras aplicações e serviços pelo uso de padrões como DICOM. Aplicação para um sistema de Oncopediatria, mas não se restringindo a tal. Esta é uma configuração da arquitetura.

8 RIS (Radiology Informatio System) Capacidade de processamento Transferência e compactação Segurança da informação Gerenciamento da Informação

9 RIS RIS (Radiology Informatio System) Organização em camadas de um sistema de teleradiologia

10 PACS (Picture Archiving and Communication System) Kernel de um sistema RIS moderno AquisiçãoArmazenamentoDisponibilizaçãoExibição

11 Building Blocks Componentes independentes e distribuídos. Componentes que seguem padrões que possibilitam sua integração para se formar um PAC. Redução de Custo. Flexibilidade do Sistema.

12 WEB Based Comunicação com o cliente é feita através da web. Uso do protocolo HTTP (Hiper Text Transfer Protocol). Acesso universal por qaulquer ponto com I NTERNET. Acesso universal por qaulquer ponto com I NTERNET.

13 Arquitetura

14 Servidor de Aquisição Uso do padrão DICOM. Intercâmbio entre vários equipamentos e garantindo robutez e eficiência. Informações referentes aos dados de pacientes, oferecendo informação relacionada com o PACS. Alternativa: upload pela WEB. Segurança da Comunicação, pela WEB uso do SSL.

15 Servidor de Armazenamento Uso de dados semi-estruturados do padrão DICOM, auxiliando na estrutura da informação Segurança da Informação e Controle de Acesso.

16 Gerenciamento de Informações Associação com dados textuais do SIS. Através de componentes que garantema persistência com o BD. Disponível pela WEB.

17 Componentes de Acesso Acesso pelo protocolo HTTP. Padrão de conteúdo HTML (Hiper Text Markup Language) ou multimídias aceitas por este padrão, como JPEG.

18 Interface

19 Interface Acesso pelo HTTP. Ferramentas Geométricas, Melhoramento de Imagens e Informãções Textuais. Permite a inserção de informações no SIS, gerenciado pelo RIS. Alternativa: uso de web browser para acesso as informações.

20 Resultados Êxito das funcionalidades demonstradas. Fase de Homologação. Integração interinstitucionais. Melhora, Agilidade e exatidão de diagnósticos.

21 Conclusões Sistema Integrável, arquitetura bem definida. Futuras implementação de Ferramentas, algoritmos e mecanismos.

22 Referências [1] CESGA – Centro de Supercomputação de Galicia, Acesso em 28/04/2004 [1] CESGA – Centro de Supercomputação de Galicia, Acesso em 28/04/2004 [2] Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Acesso em 28/04/2004 [2] Computação Gráfica e Processamento de Imagens, Acesso em 28/04/2004 [3]CARVALHO, M.M.; R.M.C.; I. H. M., Uma Ferramenta Interativa para Visualização e Extração de Medidas em Imagens Médicas, Acesso em 24/04/2004 [3]CARVALHO, M.M.; R.M.C.; I. H. M., Uma Ferramenta Interativa para Visualização e Extração de Medidas em Imagens Médicas, Acesso em 24/04/2004 [4] MARQUES, P. M., Implantação de um Mini-Pacs (Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens) em Hospital Universitário, [5] ACR Standards, ACR Standard for Teleradiology, 1994 (Res.21) Effective 1/1/1999. [6] OMS - Organização Mundial de Saúde, Acesso em 06/05/2004 [6] OMS - Organização Mundial de Saúde, Acesso em 06/05/2004 [7] Raughupathi, W., Health Care Information Systems, Comunications of the ACM, August 1997, v. 40, p [8] DICOM – Digital Imaging and Communications in Medicine, Acesso em 28/04/2004 [8] DICOM – Digital Imaging and Communications in Medicine, Acesso em 28/04/2004

23 Referências [9] MARQUES, P. M. A., C. S. T, J. E. J., A. C. S., Implantação de um Mini-Pacs (Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens) em Hospital Universitário, Acesso em 13/05/2004 [9] MARQUES, P. M. A., C. S. T, J. E. J., A. C. S., Implantação de um Mini-Pacs (Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens) em Hospital Universitário, Acesso em 13/05/2004 [10] Portal Java Acesso em 15/05/2004 [10] Portal Java Acesso em 15/05/2004 [11] BASTOS, V. A., Técnicas de Segmentação de Imagem para Recuperação de Informações Visuais, Acesso em 13/05/2004 [11] BASTOS, V. A., Técnicas de Segmentação de Imagem para Recuperação de Informações Visuais, Acesso em 13/05/2004 [12] Ayres, F.J.. (2001), Segmentation and Estimation of de Histological Composition of de Tumor Mass in CT Images of NeuroBlastoma, dissertação de Mestrado, EPUSP. [13] KAUFAMAN, A.E., Introduction to Volume Visualization, IEEE Computer Society Press, [14] FILHO, K. S. O., Fundamentos de Radiodiagnostico por Imagem, Acesso em 28/04/2004 [14] FILHO, K. S. O., Fundamentos de Radiodiagnostico por Imagem, Acesso em 28/04/2004 [15] Buneman, Peter et al. Adding Structure to Unstructured Data. Proc. ICDT, Janeiro, [16] Basic HTTP as defined in 1992 [16] Basic HTTP as defined in 1992

24 Contatos EPUSP – Escola Politécnica da USP – Engenharia Elétrica – LSI (Laboratório de Sistemas Integráveis) – Núcleo de Telemedicina Avenida Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, nº 380, sl A2-55 – CEP – – São Paulo/SP, Brasil. Telefone: (11)


Carregar ppt "CBIS2004 IX Congreso Brasileiro de Informática em Saúde Sistema de Teleradiologia para Diagnóstico de Imagem em Oncologia Pediátrica Thiago T. Lopes, Patrícia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google