A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biografia de Cândido Portinari. 1903 - Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Cursa apenas o curso primário. 1914.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biografia de Cândido Portinari. 1903 - Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Cursa apenas o curso primário. 1914."— Transcrição da apresentação:

1 Biografia de Cândido Portinari

2 Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Cursa apenas o curso primário Aos onze anos, faz o retrato de Carlos Gomes Vai para o Rio e, na Escola Nacional de Belas-Artes, estuda pintura.

3 Década de 20 - Enquanto estuda pintura, imensa produção de retratos. Produz Baile na Roça, 1ª obra de temática brasileira Prêmio de Viagem ao Estrangeiro, da Exposição Geral de Belas-Artes, com obra em estilo clássico Temporada em Paris.

4 Volta renovado, com mudança na estética das obras, valorizando mais as cores e a idéia da obra. Retrata o povo brasileiro nas suas telas Menção Honrosa em exposição nos EUA, com a tela Café. Esquece o volume (Tridimensão) e aos poucos deixa telas pintadas a óleo e se dedica a murais e afrescos.

5 Painéis no Monumento Rodoviário, na Via Dutra; afrescos do MEC (Rio), temática social, que será o fio condutor de toda a sua obra a partir de então Executa três grandes painéis para o Pavilhão do Brasil na Feira Mundial de Nova York. O Museu de Arte Moderna de Nova York adquire sua tela Morro.

6 Participa de uma mostra de arte no Riverside Museum de NY e o diretor deste organiza mostra individual de Portinari no Instituto de Artes de Detroit e no Museu de NY, sucesso de crítica, venda e público Executa quatro grandes murais na Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso, em Washington, com temas referentes à história latino-americana.

7 Executa oito painéis conhecidos como Série Bíblica, com influência picassiana de Guernica e sob o impacto da Segunda Guerra Mundial.

8 Inicia as obras de decoração do conjunto arquitetônico da Pampulha em Belo Horizonte (MG), com destaque para São Francisco e Via Sacra. O nazi-fascismo e os horrores da guerra reforçam o caráter social e trágico de sua obra. Produz séries : Retirantes (1944) e Meninos de Brodósqui (1946) e outras.

9 Volta a Paris para a primeira exposição na Europa. Recebe do governo francês a medalha Legião de Honra Expõe no Salão Peuser, de Buenos Aires e nos salões da Comissão Nacional de Belas Artes de Montevidéu. No final da década de quarenta deixa de lado a dramaticidade expressiva e a temática social e busca temas históricos através da afirmação do muralismo.

10 Portinari se auto-exila no Uruguai, por motivos políticos, onde pinta o painel A Primeira Missa no Brasil. Dá início à exploração dos temas históricos através da afirmação do muralismo Grande painel Tiradentes, episódios do julgamento e execução do herói brasileiro. Por este trabalho recebeu, em 1950, a Medalha de Ouro do júri do Prêmio Internacional da Paz (Varsóvia).

11 Painel com temática histórica: A Chegada da Família Real Portuguesa à Bahia, e esboços dos painéis Guerra e Paz, de 14m x 10m cada, doados pelo governo brasileiro à sede da ONU Realiza o painel Descobrimento do Brasil. Tem sintomas de intoxicação por tintas.

12 Medalha de Ouro do International Fine Arts Council de Nova York, como o melhor pintor do ano Desenhos da Série D. Quixote. Viaja para Israel, expondo em museus e faz desenhos inspirados no contato com o novo País a Expõe em vários museus internacionais.

13 O pintor tem diversas recaídas da doença que o atacara em a intoxicação pelas tintas - entretanto, lança-se ao trabalho para preparar uma grande exposição, com cerca de 200 obras, a convite da Prefeitura de Milão Tendo produzido cerca de cinco mil obras, Cândido Portinari falece no dia 6 de fevereiro, vítima de intoxicação pelas tintas que utilizava.

14 Estilo de Portinari Pintura Clássica Obra: Retrato de Olegário Mariano

15 Estilo de Portinari Expressionismo: valorização das cores e da idéia das pinturas Obra: Retirantes

16 Estilo de Portinari Valorização da cultura brasileira: tipos humanos Obra: Mestiço

17 Estilo de Portinari Cubismo Obra: Painel 4 Estações

18 Estilo de Portinari Temática social Obra: Retirantes

19 Estilo de Portinari Temática histórica Obra: Primeira missa (Muralismo)

20 O pintor social acredita ser o arauto do povo, o mensageiro de seus sentimentos. É aquele que deseja a paz, a justiça e a liberdade. É aquele que acredita que os homens podem participar dos prazeres do Universo. (Cândido Portinari)


Carregar ppt "Biografia de Cândido Portinari. 1903 - Nasce em Brodósqui, no Estado de São Paulo. Filho de imigrantes italianos. Cursa apenas o curso primário. 1914."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google