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Inteligência Artificial
Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Informática Inteligência Artificial, período 2007/1 Programa de Pós-Graduação em Informática Danuza Prado de Faria Alckmin
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Inteligência Artificial
Em 1950 Turing escreveu “Computing Machinery and Intelligency”. Oficialmente a IA nasceu em 1956 com uma conferência de verão em Dartmouth College, NH, USA. Teste de Turing que na versão original é chamado de Jogo de Imitação ( "Imitation Game").
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Inteligência Artificial
“Inteligência Artificial (IA) é a área da ciência da computação orientada ao entendimento, construção e validação de sistemas inteligentes, isto é, que exibem, de alguma forma, características associadas ao que chamamos inteligência”. (Rich & Knight, 1994) “IA é um ramo da Ciência da Computação cujo objetivo é desenvolver sistemas computacionais que exibam características que nós associamos com inteligência no comportamento humano”. (Shank, 1991)
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Inteligência Artificial
Computação Convencional Informar ao computador como resolver um problema baseado em algoritmos. Computação em IA É dado ao computador conhecimento sobre um determinado domínio + capacidade de inferência. O programa determina o procedimento específico para atingir a solução.
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Inteligência Artificial
Fundamentos da IA Filosofia Matemática Economia Neurociência Psicologia Engenharia de Computadores Teoria de controle e cibernética Lingüística
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Linhas de Pesquisa Conexionista
Visa à modelagem da inteligência humana através da simulação dos componentes do cérebro, isto é, de seus neurônios, e de suas interligações. ex.: redes neurais
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Linhas de Pesquisa Simbólica
Segue a tradição lógica, manipulação simbólica de um grande número de fatos especializados sobre um domínio restrito. ex.: sistemas especialistas, representação de conhecimento, visão computacional, robótica, controle inteligente, linguagem natural e interfaces inteligentes.
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Linhas de Pesquisa Evolucionista
Baseada na observação de mecanismos evolutivos encontrados na natureza (auto-organização e o comportamento adaptativo) ex.: algoritmos genéticos, autômatos celulares. Triângulo de Sierpinski.
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Objetivos IA Desenvolver sistemas para realizar tarefas que ainda:
são melhor realizadas por seres humanos que por máquinas, ou não possuem solução satisfatória pela computação convencional. Reproduzir o comportamento inteligente Entender entidades inteligentes
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Aplicações Pesquisa operacional: busca e otimização, heurísticas em geral Jogos: xadrez, damas, etc. Processamento de linguagem natural: tradução automática, verificadores ortográficos e sintáticos, interfaces para BDs, reconhecimento da fala, etc.
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Aplicações Sistemas tutores: modelagem do aluno, escolha de estratégias pedagógicas, etc. Percepção: visão, tato, audição, olfato, paladar... Robótica (software e hardware): manipulação, navegação, etc.
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Aplicações Sistemas especialistas: atividades que exigem conhecimento especializado e não formalizado Tarefas: diagnóstico, previsão, monitoramento, análise, planejamento, projeto, etc. Áreas: medicina, finanças, engenharia, química, indústria, arquitetura, arte, computação,... Computação: bancos de dados dedutivos, interfaces adaptativas, mineração de dados (Data Mining), programação automática, etc.
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Bibliografia Russel, Stuart J. Inteligência Artificial: tradução da segunda edição/Stuart Russell, Peter Norvig; tradução de PubliCare Consultoria. Rio de janeiro: Elsevier, ª Reimpressão.
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