A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA (1943-1956) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA (1943-1956) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições."— Transcrição da apresentação:

1 UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER

2 A gestação de IA (1943-1956) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições lógica e conexionista de IA. Começo dos anos 50: Shannon & Turing escreveram programas de xadrez para máquinas von Neumann. Minsky e Edmonds construíram o 1º computador baseado em redes neurais (51), descrença de RN nos anos 70s. Workshop em Dartmouth em 56: pesquisadores de Princeton, IBM, MIT e CMU se reuniram a convite de John McCarthy (LISP), onde surgiu o nome Inteligência Artificial (cunhado por McCarthy).

3 Entusiasmo dos primeiros anos de IA (1952-1969) Newell e Simon desenvolveram o General Problem Solver GPS, programa que foi projetado para imitar protocolos humanos de resolução de problemas (Pensar como humanos). Samuel (1952): programas para jogar damas e negou a idéia de que computadores podiam fazer somente o que era dito para eles. McCarthy (1958) desenvolveu o LISP Robinson (1963) descobriu o método da resolução: um algoritmo completo de provas de teoremas para a Lógica de 1a Ordem: PROLOG estava a caminho. Minsky supervisionou trabalhos com micromundos (o mais famoso foi o mundo dos blocos). Trabalhos de redes neurais começaram a florescer.

4 Uma dose de realidade (1966-1974) Métodos suficientes para demonstrações de um ou dois exemplos simples falhavam terrivelmente quando tentados com uma seleção maior de problemas ou problemas mais difíceis. Primeira dificuldade: pouco ou nenhum conhecimento do assunto que eles tratavam e tinham sucesso através de manipulações sintáticas muito simples – ELIZA (65). Segunda dificuldade: a intratabilidade de muitos problemas que IA estava tentando resolver. Terceira dificuldade: limitações sobre as estruturas básicas usadas para gerar comportamento inteligente.

5 Sistemas Baseados em Conhecimento(1969-1979) Mecanismo de busca de propósito geral. Programa Dendral (69), conhecimento intensivo, grande número de regras específicas. Feigenbaum e outros em Stanford, sistemas especialistas. Processamento de linguagem natural. Lógica e frames.

6 IA se torna comercial (1980-1988) 1º SE de sucesso comercial, R1 (DEC): ajudava a configurar ordens para novos computadores. Em 1981, os japoneses anunciaram a Quinta Geração, um projeto de 10 anos para construção de computadores inteligentes que rodavam Prolog.

7 Retorno das Redes Neurais (1986 - presente) Embora a ciência da computação negligenciou o campo das redes neurais, o trabalho continuou em outros campos, particularmente na Física (82). Algumas desilusões sobre a aplicabilidade de SE.

8 Eventos Recentes (1987 - presente) Aprimorar teorias já existentes do que propor novas, teoremas rigorosos ou evidência experimental forte a intuição, e aplicações do mundo real a problemas de brinquedo. Planejamento. Robótica, visão por computador, aprendizado de máquina e representação do conhecimento.


Carregar ppt "UNIESP – 2009 T.A.I. Prof. EMANUEL WAGNER. A gestação de IA (1943-1956) Modelo de neurônios artificiais (McCulloch&Pitts-43), precursor das tradições."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google