A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O caule é uma parte da planta que tem como função básica a sustentação das partes aéreas, como folhas e flores, e a condução da seiva. O CAULE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O caule é uma parte da planta que tem como função básica a sustentação das partes aéreas, como folhas e flores, e a condução da seiva. O CAULE."— Transcrição da apresentação:

1 O caule é uma parte da planta que tem como função básica a sustentação das partes aéreas, como folhas e flores, e a condução da seiva. O CAULE

2 Sua estrutura é constituída por nó (ponto de inserção das folhas), entrenó (região entre dois nós), gemas (região de células meristemáticas que darão origem a folhas e flores). gemas nó entrenó

3 Quanto a sua consistência os caules apresentam-se como herbáceos, onde as células são ricas em celuloses, formando estruturas de caules tenros, suculentos e carnosos sem muita resistência; ou são caules lenhosos onde predomina o tecido de sustentação, cujas células são ricas em lignina, sendo rígidos ou flexíveis, mas consistentes. caule tenro caule lenhoso

4 Dependendo de seu local de desenvolvimento no meio ambiente eles podem ser: aéreos, subterrâneos ou aquáticos. Vamos conhecer cada um deles. Haste Caules herbáceos, verdes, típicos de vegetais de pequeno porte.

5 Tronco Lenhoso e ramificado característico de vegetais de médio e grande porte.

6 Estipe Cilíndrico e não ramificado com entrenós curtos onde as folhas são localizadas no cume da planta.

7 Cladódios Suculentos e ricos em reservas nutritivas, clorofilados com folhas transformadas em espinhos.

8 Rasteiros Crescem paralelos ao solo, como a abóbora, a melancia e outros. abóbora

9 Aéreos trepadores Podem apresentar uma adaptação de fixação chamadas de gavinhas, como no maracujá e na uva, ou apenas se enrolam no substrato, emaranhando-se a ele como os cipós.

10 Subterrâneos Estes podem se apresentar de três formas diferentes: Rizoma Desenvolvem-se paralelos a superfície, emitindo várias raízes adventícias como a bananeira e a samambaia. samambaia

11 Tubérculo Possui grande reserva nutritiva, como a batata- inglesa.

12 Bulbo Formado por folhas modificadas que se fixam a um receptáculo no qual está a gema de desenvolvimento.

13 Os caules são de grande utilização pois fornecem alimentos, remédios, energia, madeira.

14 Referência AGAREZ, Fernando Vieira. Botânica Angiospermae. Rio de Janeiro: Ed. Rio de Janeiro, LOPES, Sônia e ROSSO Sérgio. Biologia – volume único. São Paulo, Saraiva: Fotos: Peraçoli, Lucilene T., 2008.


Carregar ppt "O caule é uma parte da planta que tem como função básica a sustentação das partes aéreas, como folhas e flores, e a condução da seiva. O CAULE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google