A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISFAL Sistema de Faltas Diogo de Paula Ferreira Felipe Fernandes de Oliveira Felippe Pires Ferreira Jadson Antonio Almeida dos Santos Orientador: Prof.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISFAL Sistema de Faltas Diogo de Paula Ferreira Felipe Fernandes de Oliveira Felippe Pires Ferreira Jadson Antonio Almeida dos Santos Orientador: Prof."— Transcrição da apresentação:

1 SISFAL Sistema de Faltas Diogo de Paula Ferreira Felipe Fernandes de Oliveira Felippe Pires Ferreira Jadson Antonio Almeida dos Santos Orientador: Prof. MSc. Sandro Moretti Correia de Almeida Taguatinga - DF 2009 Faculdade Santa Terezinha / Anhanguera Educacional Bacharelado em Sistemas de Informação

2 Agenda IntroduçãoIntrodução –Tema –Problema –Proposta de Solução (Hipótese) –Objetivos –Justificativa Referencial TeóricoReferencial Teórico –UML –Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas –SGBD & SQL –Orientação a Objetos Desenvolvimento do ProjetoDesenvolvimento do Projeto –Principais Requisitos –Ferramentas Utilizadas Apresentação do Protótipo do SistemaApresentação do Protótipo do Sistema –Roteiro do Sistema ConclusãoConclusão

3 Tema Instituições de EnsinoInstituições de Ensino –Procedimentos administrativos Diários on-lineDiários on-line

4 Problema Registros de faltas de forma manual e sua contabilização de forma não detalhada;Registros de faltas de forma manual e sua contabilização de forma não detalhada; Documentos de plano de curso e programa da disciplina criados manualmente por cada professor;Documentos de plano de curso e programa da disciplina criados manualmente por cada professor; Reserva de material que demanda tempo por parte dos professores;Reserva de material que demanda tempo por parte dos professores; Como tornar esses processos, mais eficientes e eficazes?

5 Hipótese Utilizar um sistema que unificasse todos esses procedimentos em um único ambiente, além de utilizá-lo de qualquer lugar com acesso à Internet, facilitando e agilizando os processos da instituição.Utilizar um sistema que unificasse todos esses procedimentos em um único ambiente, além de utilizá-lo de qualquer lugar com acesso à Internet, facilitando e agilizando os processos da instituição.

6 Objetivos Este trabalho pretende oferecer ao professor um sistema que permita acelerar a criação de documentos e reduzir erros na produção dos mesmos, tornando alguns dos processos, onde os professores são os principais envolvidos, mais ágeis e eficientes.Este trabalho pretende oferecer ao professor um sistema que permita acelerar a criação de documentos e reduzir erros na produção dos mesmos, tornando alguns dos processos, onde os professores são os principais envolvidos, mais ágeis e eficientes. Entre os objetivos específicos podemos citar:Entre os objetivos específicos podemos citar: –Permitir que os professores atualizem notas e faltas de forma rápida e acompanhem a freqüência dos alunos; –Gerar relatórios de faltas, notas e plano de curso; –Reservar materiais disponíveis na instituição; –Acessar o sistema de qualquer local que possua acesso à Internet.

7 Justificativa Insatisfação com os processos internos da instituição;Insatisfação com os processos internos da instituição; O sistema atualmente utilizado na instituição não realiza essas operações;O sistema atualmente utilizado na instituição não realiza essas operações; Popularização de sistemas web.Popularização de sistemas web. Tempo e recursos para desenvolver um sistema são pequenos em relação aos benefícios obtidos pelos docentes e pela instituição.Tempo e recursos para desenvolver um sistema são pequenos em relação aos benefícios obtidos pelos docentes e pela instituição.

8 Justificativa InvestimentoHorasCusto (R$) Análise do sistema ,00 Programação ,00 Upgrade do equipamento ,00 Total ,00

9 Referencial Teórico UML Finalidade;Finalidade; Diagramas:Diagramas: –Diagrama de Casos de Uso; –Diagramas de Classes; –Diagramas de Seqüência.

10 Referencial Teórico Metodologia de Desenvolvimento de Sistemas Finalidade;Finalidade; Tipos de Metodologia;Tipos de Metodologia; Metodologia Utilizada.Metodologia Utilizada.

11 Referencial Teórico SGBD & SQL O que é?O que é? Características;Características;

12 Referencial Teórico Orientação a Objetos ParadigmaParadigma Classes, Objetos e Herança;Classes, Objetos e Herança; Características.Características.

13 Projeto Principais Requisitos Diários on-line de faltas e notas; Diários on-line de faltas e notas; Geração de relatórios; Geração de relatórios; Utilização do sistema de qualquer lugar com acesso à Internet; Utilização do sistema de qualquer lugar com acesso à Internet; Tempo de resposta baixo para as operações. Tempo de resposta baixo para as operações.

14 Projeto Ferramentas Utilizadas SVN; SVN; Linguagem Java; Linguagem Java; MySQL; MySQL; Eclipse; Eclipse; IReport e iText; IReport e iText; Framework Framework –Hibernate; –Spring; –JSF.

15 Apresentação do Protótipo Roteiro do Sistema

16 Conclusão O sistema apresenta um interface de fácil utilização;O sistema apresenta um interface de fácil utilização; Os requisitos levantados foram implementados;Os requisitos levantados foram implementados; As simulações mostram um bom tempo de resposta:As simulações mostram um bom tempo de resposta: –Ex: Um turma de 40 alunos, onde cada aluno tem 10 faltas (400 faltas), o sistema executou a tarefa em 6,2 segundos. Os objetivos propostos foram alcançados.Os objetivos propostos foram alcançados.

17 SISFAL Diogo de Paula Ferreira Felipe Fernandes de Oliveira Felippe Pires Ferreira Jadson Antonio Almeida dos Santos Orientador Prof. MSc. Sandro Moretti Correia de Almeida


Carregar ppt "SISFAL Sistema de Faltas Diogo de Paula Ferreira Felipe Fernandes de Oliveira Felippe Pires Ferreira Jadson Antonio Almeida dos Santos Orientador: Prof."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google