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SITE – ESPAÇO + P R O J E C T O F I N A L. ANTÓNIO CARMO- LUCINDA ALMEIDA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE.

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1 SITE – ESPAÇO + P R O J E C T O F I N A L

2 ANTÓNIO CARMO- LUCINDA ALMEIDA PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO J E A N PI A G E T - A L M A D A 2006

3 FICHA TÉCNICA Titulo – Animajoga Sítio – Tema –Animais Género -Lúdico/Pedagógico Objectivos do projecto – Promover o jogo como actividade lúdica e educativa Audiência alvo - Crianças Ferramentas/Tecnologias – Adobe Photoshop Macromedia Dreamweaver/HTML e CSS Macromedia Flash Software de FTP / Internet Explorer Autores – António Carmo & Lucinda Almeida 2006

4 INTRODUÇÃO PÁGINA PRINCIPAL TUCANO ZEBRA TIGRE CARACTERÍSTICAS JOGOS FICHA TÉCNICA

5 FORMULAÇÃO DO TRABALHO OBTER E TRATAR CONTEÚDOS DESIGN GRÁFICO DESENVOLVIMENTO WEB PUBLICAÇÃO RELATÓRIO 15 JULH ENTREGA DO PROJECTO CRONOGRAMA

6 STORYBOARD 2006

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11 STORYBOARD 2006 STORYBOARD 2006

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18 STORYBOARD 2006

19 MEMÓRIA DESCRITIVA 2006 A apresentação da posposta para a criação do site com o tema ANIMAJOGA, tem como objectivo a divulgação/utilização de um espaço, onde a aprendizagem sobre os animais é feita de forma lúdica. Os conteúdos apresentados nas páginas abrangem diferentes áreas, desde as características dos animais aos diferentes jogos, que se encontram hierarquizados, de modo a atingir os objectivos definidos. A identidade visual do site é estabelecida através de uma linha, designada de perfil, que funciona como elemento polarizador, que encerra as áreas que ao longo do site vão ser abordadas. A linha perfil contém três grandes espaços Zebra Tigre e Tucano que ao longo da navegação integram outros espaços. O dinamismo da linha gera o percurso de navegação que se estrutura em seis níveis e estabelecem ligações quer entre os diferentes níveis quer dentro dos mesmos.

20 MEMÓRIA DESCRITIVA Utilização de um perfil com imagens estilizadas (filtros) - layers na generalidade das páginas -Tabelas com as opções de menu e imagens trabalhadas sem fundo na maioria das páginas -Estilos em estilos.css – configuração de cor de textos, títulos e links (body) -Utilização de subclasses para definição de diferentes cores de links na mesma página

21 MEMÓRIA DESCRITIVA Utilização de flash para criar animações na abertura e nas páginas de características -As animações de flash foram previamente preparadas no photoshop, imagens de animais e pegadas -Cores utilizadas - cor laranja #FF8C00 e dois tons de cinza #CCCCCC E #6C6C6C -Tabelas nas páginas de impressão dos puzzles como elemento predominante

22 MEMÓRIA DESCRITIVA 2006 Criação de jogos com utilização intensiva do photoshop – jogo de diferenças duplicação de imagens e utilização de transparências Puzzles – utilização de seleccões, camadas, e estilos de layer (Bebel and emboss) Descobre 6 tigres – seleccções, path, desenho vectorial – Pen tool / selecion tool

23 MEMÓRIA DESCRITIVA No jogo das diferenças utilização de várias páginas e imagens; - No Jogo dos tigres, utilização de image maps, juntamente com layers, do tigre recortado, escondidas e aplicação de Behaviors no DreamWeaver. Camadas, selecções, paths, composição com brush – folhas e ervas em várias camadas com os tigres recortados (sem fundo) no meio.

24 MEMÓRIA DESCRITIVA Behaviors – para além do jogo do tigre, aplicação na página do tucano, mostrando, uma imagem de cada vez, à passagem do rato por parte da própria imagem. - Utilização de imagens Rollover image nas páginas das características. - Optimização frequente das imagens no photoshop

25 MEMÓRIA DESCRITIVA 2006 Na página da zebra utilização de Path (Simulando a pele da zebra) -Fill Path sobre imagem com opacidade de 30% sobre um gradiente. Na página do tigre utilizámos o mesmo processo anterior com diferentes selecções (circulos perspectivados – revelando o olhar do tigre)

26 MEMÓRIA DESCRITIVA 2006 Utilização de uma máscara na página de abertura feita a partir da imagem base da home page, sendo a identificação do trabalho: 1 - Imagem de écran 3 – Colocação de imagem como 1.º layer 2 – Criar título no photoshop – 2.ª layer 4 – Criação da máscara 5 – Correcção da cor

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