A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica Integrada Canto da Maia Professora: Manuela Silveira, professora de HGP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica Integrada Canto da Maia Professora: Manuela Silveira, professora de HGP."— Transcrição da apresentação:

1

2 Escola Básica Integrada Canto da Maia Professora: Manuela Silveira, professora de HGP

3 Vigésimo quinto rei de Portugal. Filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neubourg. Nasceu em Lisboa, em 22 de Outubro de 1689, e morreu no dia 31 de Julho de Foi aclamado rei, com 18 anos, no dia 1 de Janeiro de Nome completo: João Francisco António José Bento Bernardo de Bragança. Biografia

4 D. João IV (Duque de Bragança) D. Luísa de Gusmão D. Afonso VI D. Pedro II D. Maria Sofia de Neubourg D. João V D. Maria Ana de Áustria D. José I

5 Quando iniciou o reinado, D. João V, estava em Guerra da Sucessão de Espanha contra França, teria de impedir que estes se tornassem num só país. A subida ao trono austríaco do imperador Carlos III facilitou o Tratado de Paz, assinado em Utreque (Holanda), em 1714 ou em A paz com a Espanha garantia nos a restituição da colónia do Sacramento.

6 D. João V ajudou no combate contra os turcos, na batalha de Matapão. Graças a essa batalha, o Papa distinguiu Portugal com privilégios, dando aos reis de Portugal o título de Majestade Fidelíssima.

7 D. João V conhecia línguas e obras modernas. Criou uma Escola do Seminário da Patriacal. Exprimia as obras, correctamente, em francês, em italiano, e em espanhol. Apreciava discutir eruditas, tais como a arqueologia. Escreveu uma obra sobre o poder da Coroa, mas que infelizmente está perdida. Teve mestres sacerdotes jesuítas que inculcaram o gosto pelos clássicos. D. João V, tornou-se um protector da música, das artes e das letras. Construiu o convento de Mafra, o aqueduto das águas livres, em Lisboa, e a biblioteca da universidade de Coimbra. Fundou a academia de história. Iniciou a emigração de açorianos para o sul do Brasil. Foi responsável pelo Tratado de Madrid que substituiu o Tratado de Tordesilhas. D. João V desenvolveu a arte barroca em Portugal.

8 Convento de Mafra Aqueduto das Águas Livres, em Lisboa (Este aqueduto resolveu o difícil problema do abastecimento de água em Lisboa). Biblioteca da Universidade de Coimbra

9 É um novo estilo artístico que provocou alterações na arquitectura, pintura, escultura, música, literatura e na mentalidade das pessoas.

10 Gosto pelo movimento; utilizavam curvas e contracurvas na decoração. A riqueza da decoração; usavam materiais ricos como folha de ouro, azulejos e mármore.

11 IGREJA DO COLÉGIO (Ponta Delgada) Museu Carlos Machado (Ponta Delgada) Igreja do Espírito Santo ou Senhor dos Passos (Ribeira Grande)

12 Vivia-se com muito luxo e riqueza. O rei organizava festas, serões, jogos, grandes banquetes e sessões de fogo-de-artifício. A família real, os mais ricos do clero, nobreza e burguesia viviam em palácios. Havia coches revestidos a talha dourada, tinham trajes ricos, usavam jóias e cabeleiras. Bebiam chocolate e café, que eram novidades da época, e rapé que é tabaco moído. Nos bailes dançavam pavana e minuete ao som do violino ou do cravo. Jogavam às cartas, damas e aos dados. Assistiam a sessões de música, poesia e a teatro. Eram apreciadas touradas e ópera.

13 D. João V é conhecido por Magnânimo ou por Rei Sol porque tinha muitas riquezas, muito ouro, como sabes o rei recebia um quinto do ouro que os escravos, no Brasil, trabalhavam. Foi baptizado no dia 19 de Novembro de 1689 na Capela Real, pelo Arcebispo de Lisboa e capelão-mor D. Luís de Sousa, mais os bispos de Coimbra, da Guarda, do Algarve e do Porto. O padrinho foi seu avô materno, Filipe Guilherme de Neuburg, que era um conde. Esta bandeira foi utilizada por D. João V e foi a última Bandeira Monárquica.

14 Livro de História de Portugal. Dicionário de História Portuguesa. Livro do 6ºano de História. Internet. Livro Reis e Rainhas de Portugal. …

15

16 Fim fim


Carregar ppt "Escola Básica Integrada Canto da Maia Professora: Manuela Silveira, professora de HGP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google