A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

À Descoberta da Quinta do Sardão Hoje foi um dia muito especial. Quando entramos na sala, mesmo ao lado da Lili, estava uma cara nova. Era o Guilherme…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "À Descoberta da Quinta do Sardão Hoje foi um dia muito especial. Quando entramos na sala, mesmo ao lado da Lili, estava uma cara nova. Era o Guilherme…"— Transcrição da apresentação:

1

2 À Descoberta da Quinta do Sardão

3 Hoje foi um dia muito especial. Quando entramos na sala, mesmo ao lado da Lili, estava uma cara nova. Era o Guilherme…

4 Vamos explorar a Quinta do Sardão? Excelente ideia!

5 Sabes, a Quinta do Sardão é uma das quintas mais antigas de Oliveira do Douro. Em 1747, um senhor chamado Bernardo Carneiro de Sousa, que vivia na Rua dos Canos na Sé, tinha vendido a Manuel Reis Souto, um homem de negócios da cidade do Porto, a sua Quinta de Guiais hoje chamada Quinta do Sardão (conforme escritura com data de 1743) por reis, o que, imagina lá, corresponde a mais ou menos 3 euros!! Só 3 euros?

6 Em 1749, José Fernandes Almeida, compra leiras de monte e lavradio nos Fontelos. Depois um senhor chamado José Bento Leitão, Cavaleiro da Ordem de Cristo, que fez grande fortuna no Brasil, compra algumas parcelas desses terrenos e fixa residência na Quinta onde construiu o palacete. Era o avô de Almeida Garrett. Ali criou os seus filhos, entre eles D.Ana Augusta de Almeida Leitão, a mãe deste poeta. E mais te digo, a casa e a Quinta do Sardão, ficaram célebres por Almeida Garrett lá ter vivido na sua infância.

7 É nesta quinta que mais tarde se instalou o nosso Colégio do Sardão,Colégio do Sardão fundado em 1879 pelo Instituto das Irmãs de Santa Doroteia, a cuja Congregação a tia de Almeida Garrett, D. Maria Carolina Leitão, tinha entretanto doado a quinta ( conforme testamento de 15 de Janeiro de 1878).

8 Desde a sua fundação até esta data a Quinta já não é exactamente a mesma, porque uma parcela dos terrenos junto aos Arcos do Sardão foram vendidos para a construção de uma Urbanização. Mesmo assim, a Quinta tem uma mata muito grande, um campo para jogos e muitas árvores antigas que já viram muitos meninos, como nós, brincar. Também existe um monumento a Nª Sr.ª de Lourdes.

9 Aqui está a Nossa Senhora de Lourdes!!!

10 . Sabes, a capela é um local muito especial. É lá que fazemos as nossas orações, as eucaristias e que cantamos músicas muito bonitas. Foi mandada edificar por um senhor chamado José Fernandes de Almeida, morador na freguesia da Vitória, no Porto. O início do processo foi a 3 de Fevereiro de 1753 e foi concedida a licença de construção a 8 de Março do mesmo ano. Foi aqui que casaram os pais de Almeida Garrett no dia 2 de Outubro de 1796: D.Ana Augusta de Almeida Leitão e António Bernardo da Silva, natural da ilha do Faial e zelador da Alfândega do Porto

11 Olha, estás a ver, a placa comemorativa do nascimento de Almeida Garrett. Este grande escritor viveu aqui, parte da sua infância.

12 João Baptista da Silva Leitão nasceu no Porto no dia 4 de Fevereiro de Adoptou mais tarde o nome dos avós maternos (Almeida) e paternos (Garrett) e foi com este nome que se notabilizou como poeta : Almeida Garrett. A sua infância foi passada entre as Quintas do Castelo e do Sardão. A Quinta do Sardão era na altura propriedade das tias maternas.

13 Aqui estão os Arcos do Sardão! Que giro!!

14 Os arcos do aqueduto destinavam-se a conduzir água de uma nascente, em Vilar de Andorinho, para o palacete da Quinta do Sardão. A sua construção deve-se a José Bento Leitão, avô materno de Almeida Garrett. O aqueduto está actualmente classificado pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico) como Imóvel de Interesse Público.

15 Esta quinta é enorme!

16 Olha uma Joaninha! Este lugar é fantástico, tem muitos animais e muitos espaços verdes

17 Guilherme…já viste o tamanho destas árvores? São muito, muito antigas…

18 Tens razão… e dá para fazer brincadeiras extraordinárias !

19 Não me digas que até futebol podemos jogar?

20 Então, agora já ficaste a conhecer melhor a nossa quinta? Sim, tem uma história fantástica!

21 Olha está na hora de irmos embora, amanhã voltamos… Claro que sim!

22 Projecto O Museu vai à Escola Património Histórico de Vila Nova de Gaia À Descoberta da Quinta do Sardão Trabalho realizado pela turma do 3ºA do Colégio do Sardão 2008


Carregar ppt "À Descoberta da Quinta do Sardão Hoje foi um dia muito especial. Quando entramos na sala, mesmo ao lado da Lili, estava uma cara nova. Era o Guilherme…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google