A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luis Vaz de Camões Língua Portuguesa Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luis Vaz de Camões Língua Portuguesa Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4."— Transcrição da apresentação:

1 Luis Vaz de Camões Língua Portuguesa Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4

2 Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa no ano de 1524 numa família de pequena nobreza. Pensa-se que frequentou a Universidade de Coimbra onde dominou latim e aprendeu literatura e história antigas e modernas Alguns anos depois, juntou-se à corte de D. João III onde iniciou a sua carreira como poeta lírico.

3 Embora não tenha sido confirmado, diz-se que devido a frustração de amor, se alistou para combater em África, onde perdeu o seu olho em batalha. Quando regressou a Portugal, foi preso por ferir um guarda do Paço. Mais tarde foi perdoado e partiu para o oriente. Camões na prisão de Goa, em pintura anónima de 1556.

4 Os Lusíadas A 24 Março 1553, embarcou na nau São Bento, na frota de Fernão Álvares Cabral e passou pelos locais em que Vasco da Gama navegou. Durante a viagem terminou a obra que o tornou famoso: Os Lusíadas. No fim da viagem permaneceu ena Índia durante alguns anos. Precurso feito por Vasco da Gama na sua ida à India

5 Na Índia enfrentou muitas adversidades e chegou a combater ao lado das tropas portuguesas. Os Lusíadas Quando regressou a Portugal, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pensão do Rei D. Sebastião pelos serviços que prestou à coroa, durante a sua estadia na India. Camões na gruta de Macau, numa gravura de Desenne, 1817.

6 Contexto da sua obra Camões viveu os seus últimos anos numa casa perto da Igreja de Santa Ana e morreu a 10 de Junho de 1580, de peste.

7 Contexto da sua obra Camões viveu num século (XVI) em que o renascimento italiano se espalhou pela europa, por isso as suas obras foram influenciadas pela mentalidade dessa época refletindo assim um ideal humanista e naturalista.

8 Visão Geral As obras de Camões dividem-se em 3 tipos: Lírico Épico Dramático Os Lusiadas. Mas de todas as suas obras, a mais conheida é Os Lusiadas.

9 Os Lusíadas

10 Os Lusíadas Os Lusíadas foram considerados uma das maiores obras da literatura portuguesa. Pensa-se que a obra foi terminada em 1556 mas só foi publicada em 1572, 3 anos após Camões regressar do Oriente.

11 Os Lusiadas são compostos por: 10 cantos 1115 estrofes (todas decassílabas cujo esquema rimático é AB AB AB CC) Esta obra descreve o caminho marítimo para a Índia feito por Vasco da Gama, contando-se, ao mesmo tempo, a história de Portugal

12 Críticas Lusiadas Embora muito apreciadas as obras de Camões não passaram sem críticas, pois alguns criticaram-nas vigorosamente e consideraram os Lusiadas uma peça de propaganda ao colonialismo português.

13 Hoje em dia passados tantos anos, Camões ainda é considerado um dos maiores poetas portugueses e as suas obras são símbolos icónicos da história de Portugal na época dos descobrimentos. Camões na Atualidade


Carregar ppt "Luis Vaz de Camões Língua Portuguesa Trabalho realizado por: Alice Almeida 9ºE Nº4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google