A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa Orientador: Juarez Ambires Orientando: Gabriela Raizaro Tosi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa Orientador: Juarez Ambires Orientando: Gabriela Raizaro Tosi."— Transcrição da apresentação:

1 Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa Orientador: Juarez Ambires Orientando: Gabriela Raizaro Tosi

2 Luís Vaz de Camões Fatos marcantes para o entendimento de Os Lusíadas: 1546: Vasco da Gama parte de Lisboa para a viagem de descobrimentos. 1546: Vasco da Gama parte de Lisboa para a viagem de descobrimentos. 1552: conflito com um nobre chamado Gaspar Borges; vai preso por conta disso, mas é solto após mandar uma carta com as suas desculpas ao nobre. 1552: conflito com um nobre chamado Gaspar Borges; vai preso por conta disso, mas é solto após mandar uma carta com as suas desculpas ao nobre. Vai para o oriente à serviço do rei de Portugal. Vai para o oriente à serviço do rei de Portugal. Visitou Goa (15550 e Macau (1558) sendo nomeado Provedor- Mor de Defuntos e Ausentes. Visitou Goa (15550 e Macau (1558) sendo nomeado Provedor- Mor de Defuntos e Ausentes. Acusado de irregularidades volta, preso, para Goa a fim de justificar-se. Acusado de irregularidades volta, preso, para Goa a fim de justificar-se. Posteriormente esteve em Málaca (sem data precisa) e em Moçambique ( ) Posteriormente esteve em Málaca (sem data precisa) e em Moçambique ( )

3 Os Lusíadas Publicado em 1572, com auxílio de D. Sebastião. Publicado em 1572, com auxílio de D. Sebastião. Por essa publicação foi recebeu uma tença anual. Por essa publicação foi recebeu uma tença anual. Essa obra literária pertence ao movimento Classicismo. Essa obra literária pertence ao movimento Classicismo. Foi a obra literária que marcou o início da Era Moderna da Língua Portuguesa. Foi a obra literária que marcou o início da Era Moderna da Língua Portuguesa. Trata sobre os descobrimentos portugueses e exalta tanto a realeza quanto os feitos do país. Trata sobre os descobrimentos portugueses e exalta tanto a realeza quanto os feitos do país.

4 Fernando António Nogueira Pessoa Fatos marcantes para o entendimento de Mensagem: Em 9 de julho de 1926 ocorre segundo golpe militar em Portugal. Em 9 de julho de 1926 ocorre segundo golpe militar em Portugal. 1896: Parte para a África; frequenta o convento de West Street, em Durban. 1896: Parte para a África; frequenta o convento de West Street, em Durban. 1899: Matricula-se na High School, Form II-B. 1899: Matricula-se na High School, Form II-B. 1903: Faz exame de admissão na Universidade do Cabo da Boa Esperança. 1903: Faz exame de admissão na Universidade do Cabo da Boa Esperança. 1905: Parte para Lisboa. 1905: Parte para Lisboa. 1906: Matricula-se no curso superior de Letras. 1906: Matricula-se no curso superior de Letras.

5 Mensagem Obra publicada em dezembro de Obra publicada em dezembro de No mesmo mês ganha o prêmio Antero de Quental pela publicação dessa obra. No mesmo mês ganha o prêmio Antero de Quental pela publicação dessa obra. Obra poética com leve tessitura narrativa, segundo Cleonice Berardinelli. Obra poética com leve tessitura narrativa, segundo Cleonice Berardinelli. Pertence ao movimento literário Modernismo. Pertence ao movimento literário Modernismo.

6 Os Lusíadas e : Encontros... Os Lusíadas e Mensagem: Encontros... Uso da mitologia grega; Uso da mitologia grega; Preparação dos portugueses para a viagem de descobrimento tanto em Brasão, de Mensagem, como no Canto I dOs Lusíadas; Preparação dos portugueses para a viagem de descobrimento tanto em Brasão, de Mensagem, como no Canto I dOs Lusíadas; Ambas as obras lusas discorrem sobre a história de Portugal; Ambas as obras lusas discorrem sobre a história de Portugal; Ambas falam de D. Dinis; Ambas falam de D. Dinis; Ambas falam do monstro marítimo que atrapalha a viagem dos portugueses, mas é vencido pelos espertos tripulantes; Ambas falam do monstro marítimo que atrapalha a viagem dos portugueses, mas é vencido pelos espertos tripulantes; Ambas as citam Paulo e Vasco da Gama como gananciosos; Ambas as citam Paulo e Vasco da Gama como gananciosos; Ambas trazem a possibilidade e o desejo de que Portugal se torne o Quinto Império; Ambas trazem a possibilidade e o desejo de que Portugal se torne o Quinto Império;

7 Os Lusíadas e Mensagem: Desencontros... A primeira obra é totalmente otimista e representa o contentamento com a nação, a segunda apresenta, no final, uma desolação em relação à situação atual do país. A primeira obra é totalmente otimista e representa o contentamento com a nação, a segunda apresenta, no final, uma desolação em relação à situação atual do país. Camões apresenta os mouros como vilões invejosos, mas Pessoa não o faz. Camões apresenta os mouros como vilões invejosos, mas Pessoa não o faz. Notamos na obra pessoana o uso de símbolos que nos remetem aos Cavaleiros Templários, o Santo Graal e a Maçonaria Rosacruz. Camões não o faz. Notamos na obra pessoana o uso de símbolos que nos remetem aos Cavaleiros Templários, o Santo Graal e a Maçonaria Rosacruz. Camões não o faz.


Carregar ppt "Estudo comparado entre Camões e Fernando Pessoa Orientador: Juarez Ambires Orientando: Gabriela Raizaro Tosi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google