A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009."— Transcrição da apresentação:

1 ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009

2 4O que se pretende? 4Como vai funcionar? Objecto de ensino As reuniões O trabalho articulado Os resultados ESAP - 2009/1O TURMAMAIS

3 O que se pretende? Um trabalho de aprofundamento de conhecimentos, de desenvolvimento de competências, de aprofundamento de técnicas de aprendizagem específicas para determinado grupo de alunos com as mesmas características. ESAP - 2009/1O TURMAMAIS

4 Como vai funcionar? 1- Os grupos 1º grupo: de 21 Set a 30 de Out - melhores alunos 2º grupo: de 2 Nov a 18 de Dez - alunos com mais dificuldades. 3º grupo: de 4 Jan a 12 de Fev - alunos médio + 4º grupo: de 18 Fev a 26 de Mar - alunos médios 5º grupo: 3º Período - alunos em risco de retenção ESAP - 2009/1O TURMAMAIS

5 Como vai funcionar? 1- Objecto de ensino Os mesmos conteúdos, as mesmas competências. O objectivo não é ensinar outras coisas para além do previsto no que foi planificado. A diferenciação dá-se na metodologia... ESAP - 2009/1O TURMAMAIS

6 Como vai funcionar? ESAP - 2009/1O TURMAMAIS 2- As reuniões De avaliação: só estão os professores da turma de origem (TO). Intercalares: estão os professores da TO e os da TM. Muito importante: aquando das reuniões intercalares, terá que haver obrigatoriamente pelo menos uma avaliação formalizada de todas as competências.

7 ESAP - 2009/1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... De planificação do programa: os conteúdos a leccionar são os mesmos (não há adaptações curriculares) De planificação dos momentos de avaliação: os testes e/ou outros instrumentos de avaliação são iguais, isto é, o grau de dificuldade/facilidade e as matérias a avaliar são os mesmos da TO e da TM.

8 ESAP - 2009/1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... Os momentos de avaliação Os instrumentos de avaliação a aplicar na TM serão iguais aos da TO. a cada mudança de turno avaliação realizada A frequência da avaliação formalizada da TM e da TO é a mesma, sendo que a cada mudança de turno terá que haver uma avaliação realizada em todas as competências. preferência na marcação Têm preferência na marcação dos testes e/ou outros momentos de avaliação as disciplinas da TM. novo cenário Este novo cenário pode alterar o estabelecido em grupo sobre a frequência dos momentos de avaliação formalizada. Considera-se que o 7ºano se desvincula desse estabelecido.

9 ESAP - 2009/1O TURMAMAIS Como vai funcionar? 3- O trabalho articulado... Os momentos de avaliação Trabalhos de Grupo Muita atenção aos Trabalhos de Grupo a realizar pelos alunos fora da sala de aula. O professor tem que prever bem a data de entrega e/ou defesa do trabalho. A TM integra alunos de todas as turmas...

10 2007-20082008-2009 Nº de alunosRetenções%Nº de alunosRetenções% 7º1071816,8133118,3 8º1151412,210077,0 9º115119,6120108,3 ESAP - 2009/1O TURMAMAIS 4- Os resultados Todo este processo vai ser acompanhado, monitorizado e avaliado (GAVE e uma Instituição de Ensino Superior). Vai-nos ser pedido a redução do insucesso em pelo menos 1/3.


Carregar ppt "ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google