A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Canal de comunicação: www.acaminhodaluz.wikispaces.com; www.acaminhodaluz.wikispaces.com Atendimento Fraterno; Diário da Reforma Íntima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Canal de comunicação: www.acaminhodaluz.wikispaces.com; www.acaminhodaluz.wikispaces.com Atendimento Fraterno; Diário da Reforma Íntima."— Transcrição da apresentação:

1 Canal de comunicação: Atendimento Fraterno; Diário da Reforma Íntima.

2 1° Módulo Prefácio; Introdução; Capítulos I e II. Núcleo Espírita a Caminho da Luz

3 Pequeno histórico do Espiritismo e do Evangelho: Século XIX -Invasão espiritual organizada com o fim de preparar o ambiente terreno para o advento da Terceira Revelação; -Fenômenos produzidos a partir de 31 de março de 1848 na França, conhecidos como mesas girantes; -Paralelamente, os fenômenos produzidos através das irmãs Fox, no vilarejo de Hydesville, em Rochester, nos Estados Unidos; - Antecessores – Emanuel Swedenborg (sec. XVII/XVIII), Irving, os Shankes, Andrew Jackson Davis (prevê o aparecimento do espiritismo).

4 FAMÍLIA FOX

5 ALLAN KARDEC - Nome: Hippolyte Léon Denizard Rivail; - Pedagogo Francês altamente conceituado; - Sistematizou e Codificou a doutrina Espírita; - O Livro dos Espíritos (1857), O Livro Dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismos (1864), O Céu e o Inferno (1865) e a Gênese (1868).

6 Os Espíritos do Senhor, que são as virtudes dos Céus, qual imenso exército que se movimenta ao receber as ordens do seu comando, espalham-se por toda a superfície da Terra e, semelhantes a estrelas cadentes, vêm iluminar os caminhos e abrir os olhos aos cegos. Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas hão de ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos. As grandes vozes do Céu ressoam como sons de trombetas, e os cânticos dos anjos se lhes associam. Nós vos convidamos, a vós homens, para o divino concerto. Tomai da lira, fazei uníssonas vossas vozes, e que, num hino sagrado, elas se estendam e repercutam de um extremo a outro do Universo. Homens, irmãos a quem amamos, aqui estamos junto de vós. Amai-vos, também, uns aos outros e dizei do fundo do coração, fazendo as vontades do Pai, que está no Céu: Senhor! Senhor!... e podereis entrar no reino dos Céus. O ESPÍRITO DE VERDADE PREFÁCIO

7 O ESPÍRITO DE VERDADE Capítulo VI, do Evangelho Segundo o Espiritismo, O Cristo Consolador, Advendo do Espírito de Verdade. VENHO, COMO ANTIGAMENTE ENTRE OS FILHOS TRANSVIADOS DE ISRAEL, TRAZER A VERDADE E DISSIPAR AS TREVAS. ESCUTAI-ME. O ESPIRITISMO, COMO ANTIGAMENTE MINHA PALAVRA, DEVE LEMBRAR AOS INCRÉDULOS QUE ACIMA...

8 - Novo Testamento – atos comuns da vida de Cristo, os milagres, as profecias, as palavras que originaram os Dogmas, O ENSINAMENTO MORAL. Objetivo do Evangelho Segundo o Espiritismo – a parte MORAL do Evangelho; O CAMINHO INFALÍVEL DA FELICIDADE ESPERADA - Dificuldade de entendimento do Evangelho; - Código de Moral Universal; - Classificação pela natureza; -Instruções ditadas por diversos Espíritos e através de diversos médiuns no mundo inteiro (garantia das revelações); -Os médiuns não são nomeados; -O Espiritismo não tem nacionalidade – UNIVERSALIDADE – opinião universal; - Controle da razão; - As grandes questões são abordadas de forma gradual.

9 DEFINIÇÕES UTILIZADAS NO EVANGELHO : SAMARITANOS: Observam as Leis de Moisés com mais rigor e representavam uma dissidência dentro do povo Judeu; NAZARENOS: Judeus que faziam voto de pureza. Primeiros cristão, por alusão a cidade de Nazaré, onde Jesus nasceu. Seita cristã desaparecida que misturava os ensinamentos de Moisés e Jesus; PUBLICANOS: Arrecadadores de impostos romanos. Nome ligado a atividade financeira inescrupulosa; PORTAGEIROS: Arrecadadores de baixa categoria, geralmente fiscais de barreiras, cobravam taxas nas entradas das cidades; FARISEUS: estudiosos das escrituras eram poderosos e influentes entre o povo Judeu. Utilizavam-se da religião como forma de poder. Orgulhosos e contrários a inovação, foram inimigos obstinados de Jesus ; ESCRIBAS: Doutores que ensinavam a Lei de Moisés, nutriam a mesma antipatia por Jesus;

10 SINAGOGA: Templos onde o povo Judeu se reúne; SADUCEUS: Seita judia que não acreditava na imortalidade da alma e se apegava aos prazeres e a materialidade. Acreditavam no sentido literal das Escrituras. Faziam oposição aos Fariseus; ESSÊNIOS/ESSEUS: seita judia de costumes brandos, virtudes austeras, e que ensinava, além da imortalidade da alma, o amor ao próximo e a Deus. Por seus preceitos morais, alguns acreditavam que Jesus fazia parte desta seita, porém este fato nunca foi demonstrado; TERAPEUTAS: Outro traço de ligação entre os Cristãos e os Judeus.Seita cujos integrantes tinham hábitos simples, entregando-se ao celibato, a alimentação simples, e à prática da virtude.

11 A FILOSOFIA GREGA E O EVANGELHO Sócrates e Platão – principais percursores da doutrina cristã: - O Homem é uma alma encarnada; - Sabedoria – ligação da alma a sua essência; - A alma só conhecve a verdade após a morte; - A alma impura precisa renascer; - Os espíritos (demônios) enchem o espaço e se comunicam com o alma, na vigília ou no sono; - O sábio vive com os olhos na eternidade; - A alma impura fica retida nos lugares de sua morada terrestre; - Somente o Homem virtuoso pode esperar tranquilidade na outra vida;

12 -Vale mais receber do que cometer uma injustiça, o Homem após a morte leva os traços de seu caráter; - Os Homens se encotram após a morte; - Nunca fazer o mau a alguém; - É pelo fruto que se conhece a árvore; - O Homem que ama a riqueza não ama a si; - As mais belas orações e os mais belos sacrifícios agradam menos a Divindade que uma alma virtuosa que se esforça por assemelhar-se a ela; - O amor dá paz aos Homens, calma ao mar, o silêncio aos ventos e o sono a dor. O amor universal como lei natural; - É uma disposição natural ver os defeitos dos outros e não os prórpios; - Os médicos fracassam porque tratam o corpo sem a alma.

13 ESPIRITISMO -Existência de Deus único sem qualquer divisão; -Possibilidade de Comunicação entre os espíritos desencarnados e os encarnados; - Pluralidade das existências; - Imortalidade da alma; - Justiça natural; - Progresso infinito do espírito; - Não adoração de imagens, não existência de cerimônias, celebrações ou cultos;


Carregar ppt "Canal de comunicação: www.acaminhodaluz.wikispaces.com; www.acaminhodaluz.wikispaces.com Atendimento Fraterno; Diário da Reforma Íntima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google