A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento Econômico Aprender Economia Paul Singer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento Econômico Aprender Economia Paul Singer."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento Econômico Aprender Economia Paul Singer

2 Introdução Objetivo : analisar teorias econômicas sobre problemas de desenvolvimento. Itens : Por que? Origem ? Aceleração ? Agravamento? Teoria : como os países que chegaram mais tarde à industrialização podem recuperar esse atraso histórico. Revolução Industrial Grã-Bretanha Europa EUA Japão Não participantes, atrasados demais países

3 Economia Colonial Economia colonial colônias, ex-colônias e semi-colônias dependência da Metrópole, da sua expansão e das suas crises. Articulação dos Setores : Setor Mercado Externo : produção primária agropecuária exportadora e extrativista ; Setor Mercado Interno : complemento para a exportação sombra; Setor de Subsistência : economia de aldeia, pequena troca a maior parte da população.

4 Processo de Desenvolvimento Economia Colonial : só se reproduz, não tem impulso interno necessário mudar a estrutura pré-existente. Brasil fator de mudança crise de 1930 necessita : proteção, suporte financeiro e criação de infraestrutura pelo Estado obstáculos : tamanho do mercado interno, cujo limite=tamanho da população mudança na dependência do Setor Mercado Externo.

5 Teoria de fundo marginalista Explicações : falta de capital e de poupança; falta de espírito empresarial ; problema populacional; irracionalidade da política econômica. Em suma, as causas do atraso se devem a : diferenças comportamentais; ausência de motivação psicológica; alta fecundidade com diminuição de mortalidade; Estado protetor.

6 Teoria de fundo marxista Críticas aos países ricos : transferência de riquezas desde a época colonial crise de 1930 ruptura parcial com a D.I.T. substituição dos produtos importados Problema alimentar as cidades futuro economia de subsistência precisa gerar excedente produzir para o futuro pessoas mudam de setor não produz mais sua alimentação e o antigo excedente. Recomendação : substituir importações com apoio do Estado reorganizar a agricultura.

7 Teoria da Dependência Idéias : de fundo marxista e origens na AL. Argumento : imperialismo como simples expressão das relações de exploração é muito simplista; a dependência não acaba, muda de forma capital estrangeiro, multinacionais, subsidiárias. dependência tecnológica, financeira e política ruptura com a burguesia e com a vanguarda tecnológica dos países centrais, nunca é completa.


Carregar ppt "Desenvolvimento Econômico Aprender Economia Paul Singer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google