A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta/ Departamento de Enfermagem/UnB OS NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: DESAFIOS PARA SE REPENSAR O PROCESSO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta/ Departamento de Enfermagem/UnB OS NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: DESAFIOS PARA SE REPENSAR O PROCESSO."— Transcrição da apresentação:

1 1 Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta/ Departamento de Enfermagem/UnB OS NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: DESAFIOS PARA SE REPENSAR O PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO BÁSICA

2 O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA E NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE : Do conto ao encontro, caminhos para se repensar a prática nos serviços de saúde

3 Um homem foi a bater à porta do rei e disse-lhe, dá-me um barco.

4 A casa do rei tinha muitas mais portas – das petições, dos obséquios, das decisões -, mas aquela era a das petições.

5 Como o rei passava todo o tempo sentado à porta dos obséquios (que lhe faziam), cada vez que ouvia alguém a chamar à porta das petições fingia-se desentendido, e só quando o ressoar continuo da aldraba de bronze se tornava, mais que notório, é que dava ordem ao primeiro-secretário para ir saber o que queria o impetrante... O primeiro secretário chamava o segundo- secretário, que chamava o terceiro, que mandava o primeiro ajudante, que por sua vez mandava o segundo e por aí até chegar a mulher da limpeza, que não tendo em quem mandar, entreabria a porta...

6 Que é que tu queres? Homem: Quero falar ao rei Mulher: Já sabes que o rei não pode vir. Homem: Pois então vai lá dizer-lhe que não saio daqui até que ele venha, pessoalmente, saber o que quero.

7 Ocupado como sempre estava com os obséquios, o rei demorava a resposta e quando demonstrava grande atenção ao seu povo solicitava um parecer fundamentado por escrito ao primeiro-secretário, o qual encaminhava ao segundo e...sucessivamente até chegar a mulher da limpeza que despachava sim ou não conforme a maré. Contudo, no caso daquele homem, ele avisou que esperaria até que o rei viesse ter com ele...

8 A presença do homem na porta das petições resultava que, enquanto houvesse alguém à espera de resposta, nenhuma outra pessoa se poderia aproximar para expor suas necessidades. Com isto perdia a população e também perdia o rei porque a ausência de respostas implicava em protestos públicos, aumentava o descontentamento social, diminuindo o afluxo de obséquios ao rei.

9 Travado um embate entre o rei e o homem e diante da firmeza das petições do homem, os demais aspirantes, já impacientes com a obstrução representada pela presença daquele homem, começaram a gritar: Dá-lhe o barco, dá-lhe o barco. Após um longo bate-papo o rei decide então doar um de seus barcos, porém sem os tripulantes necessários para fazer a viagem em busca da tal Ilha Desconhecida. Foi a reflexão sobre custos e benefícios que levou o rei em real pessoa a porta das petiçoes, após tres dias. A presença do rei em pessoa estimula outros aspirantes a se aglomerarem em frente a porta das petições, provocando um alvoroço. O Homem explica ao Rei que quer um barco para procurar uma Ilha desconhecida.

10 O homem andando chegou ao porto. A mulher da limpeza o seguiu. Após receber o barco e das tentativas infrutíferas para conseguir tripulação, o homem titubeia. A mulher indaga-lhe sobre sua coragem e determinação: Se não sais de ti, não chegas a saber quem és. As vezes é necessário sair da ilha para ver a ilha e não nos vemos se não nos saímos de nós.

11 Por fim então restam apenas o Homem e a Mulher da Limpeza para a busca da Ilha Os dois estréiam o barco, jantam juntos, e vão dormir. O Homem então tem um sonho, que no final da viagem o barco deles se torna uma Floresta, sendo então a tal da Ilha.

12 ...Resumo. O Homem acorda ao lado da Mulher da Limpeza abraçado a ela. Os dois pintaram na proa do barco, de um lado e do outro, o nome que ainda faltava dar a ele. A Ilha Desconhecida fez-se enfim ao mar, à procura de si mesma.

13 QUESTÕES PARA DISCUSSÃO - Que interpretações se pode fazer sobre o conto e a realidade dos serviços de saúde ? -Quais as características do modelo de atenção à saúde retratado ? - Que novos modelos de atenção propõem modificar as práticas na atenção básica ? - Como a enfermagem se insere nesse contexto ?

14 CRÉDITOS Fotos: Tiago Cupertino Referencia Bibliográfica: Saramago J. O conto da ilha desconhecida. São Paulo: companhia das letras, 1998; Concepção, resumo e adaptação do texto: Maria Raquel GM Pires Visite nosso Blog: Obrigada !


Carregar ppt "1 Maria Raquel Gomes Maia Pires Profa. Adjunta/ Departamento de Enfermagem/UnB OS NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE: DESAFIOS PARA SE REPENSAR O PROCESSO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google