A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obtenção de IP TCP UDP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obtenção de IP TCP UDP."— Transcrição da apresentação:

1 Obtenção de IP TCP UDP

2 Obtenção de IP Estático : configurado manualmente, nas propriedades do adaptador de rede; Dinâmico: obtido pela estação através de um servidor DHCP ou através de APIPA (Automatic Private IP Adressing). Endereços IP públicos são obtidos através do ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) e no Brasil através da FAPESP.

3 Obtenção de IP

4 TCP - Transmission Control Protocol
Atualmente o conjunto de protocolos TCP/IP é o mais utilizado no mundo TCP  Camada de Transporte IP  Camada de Rede TCP: Não transita sozinho pela rede – vai encapsulado no IP; Não abrange endereço de máquina; Orientado à conexão (conexão lógica entre dois computadores); Garante a entrega de pacotes.

5 Visão TCP O TCP vê o IP como um mecanismo que permite ao software de TCP de um host trocar mensagens com o software de TCP em um host remoto

6 Estrutura básica do pacote TCP
Porta Origem Porta Destino Número da Seqüência Número da Seqüência ACK 4 Tamanho Header 6 Reservado Flags Tamanho da Janela Checksum Urgência Opções (se existirem) DADOS

7 Handshanking Three-way-Handshake (apresentação de 3 vias)
Estabelecimento de uma conexão antes da transmissão dos dados; Ao final da transmissão, a conexão é encerrada através de processo semelhante; Objetivo: sincronizar a transmissão e o recebimento de segmentos, configurar parâmetros de comunicação e criar uma conexão virtual.

8 Handshanking 1.Host que inicia conexão envia um segmento com o flag SYN ativado 2. Host de destino responde com outro segmento com os flags SYN e ACK ativados, contendo um nº de sequencia que identificará o próximo segmento que o host enviará e o próximo nº de sequência que espera receber 3. O Host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segmento com o flag ACK ativado e com o número de sequência que o destino espera. Nesse segmento ele informa também o próximo número de sequencia que ele espera receber.

9 TCP – encerramento da conexão Ex.: cliente encerrando.
servidor tempo close FIN ACK closed espera temporizada

10 TCP – fragmentação O IP não garante que os dados sejam enviados e ou recebidos na ordem certa, apenas controla o endereçamento. TCP: responsável por particionar / unir dados dentro do protocolo IP; Responsável pelo controle da fragmentação dos pacotes (nº da sequência).

11 UDP User Datagram Protocol (RFC 768)
Protocolo mínimo de transporte na Internet Pacotes podem ser perdidos e entregues ofra de ordem; Não orientado à conexão, ou seja, não há fase de setup e o tratamento independe de cada segmento UDP

12 UDP UDP 32 bits Comprimento de todo o segmento
Formato do segmento UDP: 32 bits Comprimento de todo o segmento

13 UDP O que justifica o uso do UDP:
Elimina handshaking (que pode demorar); Simples (não se mantém status da conexão); Header do pacote é reduzido; Sem controle de fluxo: maior velocidade. Usos: Aplicações tolerantes à falhas e que exigem uma maior taxa de transmissão Exemplos: Voz (telefone sob IP), Video (videoconferência, Real Audio & video). Para que haja transferência confiável no UDP, a checagem de erros deverá ser implementada na camada de aplicação.


Carregar ppt "Obtenção de IP TCP UDP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google