A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ivani Azzi Contadora de histórias. Origem das histórias Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ivani Azzi Contadora de histórias. Origem das histórias Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias."— Transcrição da apresentação:

1 Ivani Azzi Contadora de histórias

2 Origem das histórias Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias pertenciam a Nyame, o Deus do Céu, que as guardava numa caixa de ouro ao lado do seu trono. Ananse, o Homem Aranha, não aceitando que tal preciosidade ficasse em poder de uma única pessoa, pagou por ela um preço considerado quase impossível. Levou, então, o baú de histórias à Terra, para o seu vilarejo. Quando ele abriu o baú, todas as histórias se espalharam pelo mundo. E das diferentes partes do mundo, as histórias continuam a se espalhar levando consigo toda a riqueza da cultura de cada lugar.

3 Histórias alimentam a alma e o coração. Histórias nos fazem eternas crianças e velhos sábios. Histórias adoçam a nossa vida.

4 Ouvir histórias é um momento de prazer, divertimento, encantamento, sedução... Um dia, algumas mulheres que ousaram sonhar, abriram os seus corações para o mágico e o poético, buscando o ouvir e o contar histórias. Seus desejos se entrelaçaram e se completaram decidindo então, partilhar com outras pessoas esses momentos especiais. Nascia assim o

5 Abrindo o Baú de histórias Estou sempre contando histórias em apresentações individuais, com o grupo TrançaContos Contadores de histórias, do qual sou co-fundadora e como convidada de outros grupos. Um baú repleto de contos da Tradição oral, encanta gente nova e gente velha, uma delícia! Essas apresentações são feitas em escolas, creches, bibliotecas, casas de idosos, eventos culturais, educacionais e comemorativos.

6 Contos de Tradição oral Os contos tradicionais, oriundos da cultura oral, são mais puros, verdadeiras histórias de ensinamento sobre afetividade. ( Regina Machado ) E tem mais: Os contos de outros países, ao mesmo tempo em que preservam e difundem o conhecimento das culturas tradicionais, mostram que existem formas distintas de ver o mundo.( Tatiana Achcar )

7 Aromas de histórias Histórias entram em nossas vidas trazendo vida simplesmente. Entram com cheiro de mato, de terra molhada, de pingos dágua caindo nas folhas e nas pétalas perfumadas dos quintais e jardins floridos das nossas lembranças e saudades. Chegam com aroma de café e chás, gosto de pão quentinho, broa de fubá e montes de pipocas no calor do fogo do fogão, da fogueira.

8 Era uma vez... Rapunze l Fadas e bruxas A menina dos fósforos Chapeuzinho Vermelho O gato de Botas Nasrudi m A Bela e a Fera Bicho Folharada

9 Na África, cada ancião que morre é uma biblioteca que se queima. (Amadou Hampâté Bâ) Contato: Ivani Azzi (0XX)

10 Ivani Azzi PowerPoint – Infosênior FUMEC Junho/2008 Coordenação: Eunice Maria R. de Morais Professora: Tânia Maria Silva Castro


Carregar ppt "Ivani Azzi Contadora de histórias. Origem das histórias Segundo uma lenda africana, houve um tempo em que não existiam histórias no mundo, pois as histórias."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google