A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Automação e Instrumentação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Automação e Instrumentação"— Transcrição da apresentação:

1 Automação e Instrumentação
A automação recebe algumas classificações, e uma delas é a Regulação de Processos, também conhecida como Controle de Processo.

2 Automação e Instrumentação
No Controle de Processo faz-se necessário o controle permanente de algumas variáveis (pressão, temperatura, nível e vazão) .

3 Automação e Instrumentação

4 Automação e Instrumentação
Como ter um sistema de controle automatizado se alguns dos blocos da imagem anterior não executar sua tarefa corretamente.

5 Automação e Instrumentação
Se os sensores não funcionarem corretamente o que acontece com o sistema

6 Automação e Instrumentação
E em outras situações, como escolher um controle adequado quando não se conhece os instrumentos que compõem o sistema.

7 Automação e Instrumentação
É muito importante dentro da automação: Compreender a função de cada equipamento, bem como seu princípio de funcionamento. Diferenciar cada equipamento através de características específicas relevantes. Reconhecer os termos usuais.

8 Automação e Instrumentação
Quando se trata de controle de processo não existe Automação sem a Instrumentação.

9 Automação e Instrumentação
De uma maneira bem simples, a Instrumentação é responsável pelos instrumentos que executam as medidas em um processo. Bem como identifica os instrumentos através de símbolos gráficos e sistemas alfanumérica.

10 Automação e Instrumentação Definições importantes
Processo – parte que representa a equação matemática, relaciona a PV em função da MV. Elemento primário – sensor responsável pela medição da PV, transforma o sinal físico de processo em sinal elétrico. Transmissor – recebe o sinal do elemento primário e o transmite para a sala de controle (controlador).

11 Automação e Instrumentação Definições importantes
Controlador – neste instrumento o sinal da PV e comparado com o SP gerando um sinal de erro. Transdutor – instrumento que recebe informações do controlador , modifica caso necessário, e fornece um sinal de saída resultante. Elemento final de controle – recebe o sinal de saída do controlador e atua na MV para provocar alterações na PV.

12 Automação e Instrumentação
Vejamos o seguinte exemplo:

13 Automação e Instrumentação
Como identificar cada elemento do processo.

14 Automação e Instrumentação
Existem normas que estabelecem os símbolos gráficos e o sistema alfanumérica. A norma internacional é a ISA S51 e a nacional ABNT NBR 8190 – Simbologia de Instrumentação.

15 Automação e Instrumentação
A identificação são chamadas de Tagname, elas identificam sua função e a localização do instrumento numa malha de controle, através de um conjunto de letras e de algarismos.

16 Automação e Instrumentação
Segundo as normas as tag devem ter o seguinte formato:

17 Automação e Instrumentação
A 1° letra – identifica qual a variável medida, indicada ou iniciadora. As letras subsequentes indicam a função do instrumento na malha de controle, podendo apresentar função ativa, passiva, sinalização e etc.

18 Automação e Instrumentação
As letras subsequentes indicam a função do instrumento: Funções passivas – elementos primário; Funções de informação – indicador, registrador, visor; Funções ativas ou de saída – controlador, transmissor, chave e outros; Funções modificadoras – alarmes ou indicação de instrumento multifunção.

19 Automação e Instrumentação

20 Automação e Instrumentação

21 Automação e Instrumentação
Alguns exemplos: TI = Indicador de Temperatura TT = Transmissão de Temperatura LI = Indicador de Nível LT = Transmissor de Nível SI = Indicador de Velocidade PIC = Indicador controlador de Pressão TIC = Indicador controlador de Temperatura LIC = Indicador controlador de Nível FIC = Indicador controlador de Vazão LV = Válvula de nível

22

23


Carregar ppt "Automação e Instrumentação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google